O que não pode faltar em um restaurante de sucesso

Restaurante de sucesso

Um restaurante de sucesso não é aquele que conta apenas com um atrativo, como um prato principal ou instalações modernas. É preciso levar em conta diversos fatores para que o restaurante deslanche e caia no gosto dos clientes. Confira nesse post o que é essencial para um restaurante de sucesso!

Planeje os custos operacionais

O primeiro passo para o sucesso é gastar apenas o necessário e não perder o controle financeiro sobre as operações. É fundamental que os administradores do restaurante tomem cuidado com as finanças, principalmente em tempos de economia enfraquecida, como agora.

Um rígido controle das finanças e um planejamento dos custos fará com que o processo de precificação dos serviços seja muito mais preciso. Com um controle bem feito os gestores conseguem estipular reservas estratégicas e gastos com itens como decoração.

Treine os funcionários

Garçons, maitres, hostess e baristas bem treinados são mais eficientes. Produzem mais e por terem passado por treinamentos são mais propensos a saber lidar com o público de forma mais satisfatória. Não são os garçons piadistas e extrovertidos, mas sim uma equipe preparada para atender o público e interpretar as diversas situações, já que nem todos os clientes estão em busca de conversa com os garçons.

É preciso também saber como motivar os seus funcionários para que eles mantenham o desempenho essencial enquanto exercem sua função.

Equipe da cozinha

Não há nada mais desestimulante para um chef criativo do que ter que abandonar uma ideia por falta de equipamento. Utensílios de cozinha não são artigos baratos, mas é importante fazer um investimento para que o material oferecido aos cozinheiros seja suficiente para que eles elaborem as receitas do cardápio e até mesmo façam alguma novidade.

Tenha o cardápio certo

Um cardápio com milhões de páginas de opções para os clientes não é sinônimo de restaurante de sucesso. Existem aquelas casas que são especializadas e mantêm um cardápio mais simples com poucos pratos. Independente de qual for seu estilo, é importante que o cardápio atenda às expectativas do público alvo e que esteja alinhado com o estilo do restaurante.

Mantenha o local limpo

Muitas pessoas desistem de ir a um bar ou restaurante por pensarem na possibilidade de não encontrar padrões mínimos de higiene. Isso significa que é preciso tomar muito cuidado com a limpeza do local para que os clientes não fiquem com má impressão.

Mantenha uma equipe de limpeza sempre a postos para resolver os imprevistos do dia de trabalho e para realizar manutenções periódicas, principalmente nos banheiros e cozinha.

Dê ouvidos aos clientes

Um restaurante que planeja alcançar o sucesso precisa ouvir seus clientes, principalmente aqueles que não se sentiram 100% satisfeitos. Esteja aberto para todas as críticas e sugestões e as entenda, sem fazer pouco caso das opiniões. Afinal, toda crítica é uma lição a ser aprendida, e os clientes mais exigentes podem transmitir uma dica importante que resultará em em melhorias.

Essas são algumas dicas para que todo restaurante mantenha o seu nível e consiga agradar a sua clientela. Acompanhe nosso blog para ficar por dentro de mais dicas de como gerir o seu negócio, como a precificação exata dos seus produtos e serviços e como informatizar o seu restaurante, para que seu negócio continue a crescer.

ENCANTAR CLIENTES NO ATENDIMENTO

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!