Comutadora Paralela Wilbor funciona em sistema operacional 64 bits?

Fórum voltado para os microterminais Wilbor, Jaia e outros.
lucasarantes
Mensagens:14
Registrado em:10 Set 2015, 11:25
Comutadora Paralela Wilbor funciona em sistema operacional 64 bits?

Mensagem por lucasarantes » 19 Nov 2015, 10:13

Segue abaixo informações sobre a Comutadora Paralela.


- A Comutadora Paralela funciona sim com a versão 64 bits, desde o Windows XP 64 até o Windows 8.1 64 bits. A inviabilidade deste modelo de comutadora é mais operacional do que um problema de incompatibilidade com a versão 64 bits do Windows.
- A Comutadora Paralela faz acesso direto ao intervalo de I/O no endereçamento da porta LPT. O acesso em baixo nível para as versões 64 bits do Windows são protegidos pela Micorsoft.
Sendo assim ao iniciar o Windows deve acessar o menu de inicialização do sistema operacional e "Desabilitar imposição de assinatura de driver". Este processo não é gravado, ou seja, toda vez que levantar o sistema operacional tem que fazer este procedimento.
- Até o Windows 7 64 bits o acesso a este modo de inicialização era pressionando a tecla F8 ao ligar o PC. A partir do Windows 8 deve acessar o painel de controle, configuração, atualização e segurança, recuperação, reiniciar agora, avançado.... selecionar a opção para iniciar em modo avançado, após a inicialização será exibida as opções. O caminho ficou tão longo que inviabiliza o uso.

- Os computadores novos estão sendo fabricados sem porta Serial e sem a porta LPT. Uso de conversor USB para LPT não oferece o endereçamento de I/O. A comunicação passa por controladores USB, driver e que são gerenciados pelo Windows. Isto torna impossível o funcionamento da comutadora paralela.
- Placa mãe com slots PCI também estão sendo substituído por outros modelos. Equipamentos como balanças e impressoras que usavam este tipo de comunicação estão migrado para USB ou para rede Ethernet. Isto obrigou a Gradual descontinuar a produção deste equipamento, hoje apenas prestando manutenção com os componentes que ainda estão no mercado.


Opções:

- Usar a versão 32 bits do Windows. Até o Windows 8.1 na versão 32 bits não é necessário este procedimento. A versão Windows 10, uma vez que o produto foi descontinuado não foi testado.

- Adotar como prática acessar o menu de inicialização toda vez que iniciar o Windows 64 bits.

- Passar a usar os terminais da linha TCP-IP. Como o sistema usa a nossa biblioteca para efetuar acesso ao hardware, substituindo a versão de DLL, o mesmo sistema pode ser usado com os terminais Ethernet ou até mesmo mesclar modelos.

- Para manter os terminais RS485 existente, assim como a versão 64 bits do Windows, sem ter que acessar o menu de inicialização toda vez que ligar o Windows, somente substituindo o modelo de comutadora. A melhor opção é a Comutadora USB.

IMPORTANTE:

Estamos tratando aqui a Comutadora Paralela, mas o mesmo se aplica ao Terminal RS485. O componente ADM485 está cada vez mais escasso no mercado, quem tem para fornecer eleva o preço.