10 lições que a pandemia nos ensinou

10 lições que a pandemia nos ensinou

O coronavírus trouxe instabilidade econômica e nos lembrou que é preciso encarar o desafio de frente para poder vencê-lo. A sua empresa também foi obrigada a mudar de direção repentinamente? Continue a leitura e descubra 10 lições que a pandemia nos ensinou.

10 lições que a pandemia nos ensinou

Reinvenção do capitalismo

A economia focada no consumo excessivo e o lucro centralizado revelou-se frágil em tempos de pandemia. Certamente os consumidores estão questionadores, cobram cuidados que vão além das paredes físicas e cabe às empresas descobrirem como vão se reinventar nesse contexto.

Consumo

Com a recessão econômica, a tendência é que a aquisição de produtos e serviços não essenciais seja revista. Assim, as empresas terão que encontrar soluções para sobreviverem a esse novo comportamento.

Rede de apoio

Surpreendentemente, os empresários estão compartilhando seus conhecimentos de forma gratuita através das lives durante a pandemia. 

Esse movimento trouxe à tona o prazer de aprender sobre novas áreas de conhecimento.

Responsabilidade social

Profissionais do mundo todo olharam para seus gestores em busca de esperança e as respostas estão separando as empresas de sucesso. Desta forma, características como a capacidade de adaptação, inclusive a ambientes físicos ou digitais, está sendo um requisito essencial quando o assunto é gestão de pessoas.

Entretanto, os colaboradores também estão sendo cobrados na busca por soluções efetivas, ao invés de ficarem esperando por ordens dos gestores.

Saúde física e mental

As pessoas continuam alertas sobre o medo de contaminação pelo vírus e também temem por perderem seus empregos, fazendo com que toda essa instabilidade agrave casos de saúde mental.

Além disso, as empresas terão que adaptar seus espaços físicos, benefícios aos consumidores e modelos de gestão.

Home office

Home office é uma das lições da pandemia
Home office é uma das lições da pandemia

A tendência é que o trabalho presencial se torne necessário apenas em momentos específicos. Contudo, é um desafio encontrar conexão entre as equipes à distância. Aliás, a tecnologia entra nesse contexto como uma importante aliada e excelente oportunidade para as empresas.

Concorrência

Grandes e pequenas empresas concorrentes se uniram em prol de movimentos sociais que ajudam famílias vulneráveis e impactadas pela crise econômica ou hospitais que combatem o vírus na linha de frente. De certa forma, esse diferencial será lembrado pelos consumidores.

Comunicação

As notícias falsas têm sido um grande obstáculo para que o Brasil lide com a pandemia. Por isso, os consumidores percebem o valor da comunicação clara e honesta. Então, não tente enganar o seu cliente!

Ciência

A importância da ciência e das novas tecnologias é o assunto do momento, justamente porque todos contam com elas para frear a pandemia. Assim, as empresas que investirem em novos projetos nesse momento irão redesenhar a forma como o mundo viverá daqui para frente.

Digital

Não tem mais como fugir do digital! 

Empresas do mundo todo estão revendo seus modelos de negócio e incluindo softwares e aplicativos no investimento para poderem se manter vivas.

Sistema ERP KCMS

O sistema ERP em nuvem da KCMS é um software que reúne ferramentas de gestão, dados e processos em uma única plataforma.

Assim, ele conta com relatórios em tempo real do inventário de estoque, emissão de notas fiscais, entre outras informações financeiras. 

É um sistema tão completo que também conta com inteligência artificial que te ajuda a prever o faturamento da sua empresa em um determinado período de tempo.

Outra funcionalidade do ERP é o Pedemais, um aplicativo de delivery livre de cobrança de custos e taxas, desenvolvido para ajudar nas vendas do seu negócio de uma maneira prática e digital.

Aliás, esse aplicativo já tem mais de 210 mil consumidores no Brasil fazendo pedidos. Ative o seu Pedemais agora mesmo!

Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Fale com um especialista!

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!