4 dicas infalíveis para promover seu restaurante

Escolher um bom ponto comercial, caprichar no ambiente, selecionar o melhor cardápio e trabalhar com preços acessíveis pode ser atrativo para atrair clientes, mas não é o suficiente para sustentar uma clientela, ou seja, para fidelizar o cliente.

A campanha inicial – ou até mesmo a marca – tem um ciclo de vida e precisa ser renovada sempre. Buscar por novidades que cativem os clientes pode ser um poderoso chamariz para promover seu restaurante.

Veja 4 dicas infalíveis para promover seu restaurante:

 

1 – Conheça seu cliente

Conhecer seu cliente é a chave para se diferenciar da concorrência. Conheça o perfil de cada um, o que ele gosta de fazer, os desejos, onde trabalha e, principalmente, descubra o que ele busca no seu restaurante.

 

2 – Atendimento personalizado

A partir do momento que você já conhece o perfil do seu cliente fica mais fácil se aproximar dele. Esqueça os tratamentos impessoais, trate-o individualmente.

O tratamento personalizado é algo importante para cativar seus clientes. Demonstre que você se lembra dele. Aproximar-se do cliente é uma ótima maneira de fidelizá-lo e cliente bem atendido sempre volta. Por isso é muito importante também investir no treinamento da equipe. Garçons educados e solícitos passam sempre uma boa impressão.

Lembrando que o atendimento é o cartão de visitas da casa. De nada adianta manter um ambiente lindo, se o atendimento não superar as expectativas do cliente.

Se quiser saber mais sobre atendimento, faça download gratuito do nosso guia:

 

3 – Carro chefe

Escolha um prato para ser referência em seu restaurante. Faça com que seus clientes sintam vontade de saboreá-lo e tragam novos clientes para prová-lo. Instrua o garçom a oferecê-lo como a melhor opção para o cliente, e aos poucos seu prato vai se tornando conhecido.

Isso é muito comum acontecer, e muito satisfatório também. Tanto para o cliente antigo, que se sente parte da casa por ser conhecedor do prato, e o indica para um familiar, ou amigo. Quanto para o novo cliente, que vem seguro de sua decisão pela indicação de um conhecido. Ele sabe que veio comer o melhor prato.

Aproveite esse momento para transformar a experiência do cliente na mais positiva possível, e fideliza-lo.

 

4 – Divulgação

Uma boa comunicação ajuda muito a destacar seu restaurante perante a concorrência. Hoje em dia existem inúmeros recursos para atingirmos a clientela, basta saber o qual mais se adapta ao seu público alvo: redes sociais, e-mails, telefonemas, panfletos, cartazes.

Seja qual for o recurso escolhido, lembre-se sempre do perfil do seu cliente. O que ele vê? Quais meios de comunicação ele acessa?

Muitas vezes também é possível utilizar os recursos já existentes no restaurante sem ter que investir rios de dinheiro. Veja alguns exemplos:

 

Promoções

Escolher um prato do cardápio e comercializá-lo com preço menor do que o praticado normalmente atrai o cliente, primeiro pelo preço, depois pela possibilidade que ele tem de conhecer todo seu cardápio com preço acessível.

A promoção pode ser semanal ou diária, mas independente da promoção que escolher, ela deve ser muito bem “divulgada”, seja nos canais de comunicação que escolher ou até mesmo internamente. Inclusive a equipe deve estar muito bem alinhada e informada sobre as promoções vigentes (não só o atendimento, todos!), evitando que o cliente fique confuso ou que sua equipe entre numa saia justa.

 

Cardápio

O cardápio deve ser sempre bem elaborado, sem erros de grafia e muito bem organizado. As promoções devem ganhar destaque para que o cliente realmente consiga visualizar, tanto preço quanto ingredientes da receita.

Para os restaurantes que optam por uma promoção diferente a cada dia, o ideal, seria manter várias vias de cardápio, que se adaptam aos dias, conforme sugere a promoção.

Uma opção mais moderna e bem eficiente, são os cardápios digitais.  Eles têm menu interativo, o que permite incluir ou remover produtos de acordo com a necessidade, seja por conta de promoção ou falta de algum ingrediente que impeça de servir determinada receita. É muito frustrante para o cliente, após alguns minutos decidindo pelo prato, ouvir um: “está em falta”.

O sistema de pedidos é interligado com a cozinha e também com o fechamento da conta. O cliente e o restaurante ganham na agilidade do atendimento. Uma opção interessante do cardápio digital: sugerir combinações para o cliente, ajudando muito clientes indecisos e elevando também o tíquete de consumo médio.

 

Materiais de uso interno

Aqui podemos falar inicialmente dos guardanapos de papel e dos jogos americano nas mesas. Se é um material que já vai ser utilizado, já estará disponível para o cliente, então por que não utilizá-lo para reforçar sua marca ou passar uma informação nova para o cliente? Invista em impressões que chamem a atenção. Acaba sendo um recurso eficaz e não requer grandes investimentos.

 

Estar sempre atento aos desejos do cliente e atualizado dos acontecimentos do mercado pode ser a chave para promover seu restaurante e manter a sua marca sempre em destaque.

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