4 dicas para criar um atendimento espetacular e fidelizar clientes

Um atendimento espetacular, capaz de fidelizar clientes, só é possível quando pensado de forma organizada, com muito planejamento e investimento na área de consultoria ao consumidor. Nesse sentido, algumas estratégias podem ajudar a melhorar o seu trabalho e o de sua equipe.

Com as medidas certas, além de conseguir fidelizar os clientes antigos, você vai também conquistar novos. Dessa forma, o sucesso do relacionamento com seu público se refletirá na vida financeira da sua empresa.

Confira abaixo algumas dicas para fazer um atendimento de excelência, que terá como consequência a fidelização de clientes.

 

1. Valorize a sua equipe de trabalho

Para atender clientes de forma eficaz, os funcionários precisam se sentir bem em trabalhar na sua empresa. Por isso, valorize-os de diversas formas.

Por exemplo, faça um plano de cargos e salários, ofereça brindes, festas, eventos, encontros. Promova treinamentos e capacitações periódicas. Além disso, estimule a integração com outros setores, como marketing e compras, além do departamento de logística e entregas, por exemplo.

Essas medidas trarão um trabalho mais coeso, em que as premiações podem ser divididas por todos, instaurando um clima de cooperação entre setores e os membros do time.

 

2. Invista em tecnologia para atendimento ao cliente

Você vai melhorar o seu atendimento ao cliente ao investir em ferramentas que ajudem nesse processo. Por exemplo, o uso de um software de gestão auxiliará no controle de todas as informações do estabelecimento, passando do estoque ao fechamento e proporcionando mais agilidade e eficiência no atendimento ao cliente. Também é possível integrar outras informações importantes como ticket médio e preferências de compra, entre muitos outros dados.

A partir disso, haverá maior disponibilidade para a equipe sobre o que realmente interessa ao seu público: um bom atendimento. Não é mais necessário perder tempo com retrabalhos, já que a tecnologia apoia o dia a dia do time de salão e cozinha. Entra nesse cenário também o pós-venda, oferecendo soluções que, de fato, agregarão valor e trarão melhores resultados.

Outras formas de interação também são válidas, como redes sociais, e-mail e chat online. Tais medidas otimizam o tempo da equipe e aumentam as chances de fidelizar clientes.

 

3. Ofereça soluções ágeis para fidelizar clientes

Na hora do atendimento, busque a objetividade para resolver problemas. Afinal, trazer soluções rápidas e de alto valor agregado transforma uma simples venda em uma tarefa de consultoria que conquistará a confiança do seu público.

Por isso, mantenha todas as informações sempre à mão na hora de atender cada cliente e desempenhe bem o papel de ouvir as necessidades do seu consumidor. Quanto melhor escutar e mais ágil for a sua solução, mais facilmente será conquistada a fidelidade.

 

4. Dê feedback à sua equipe

Para aumentar o engajamento da sua equipe, forneça feedbacks periódicos, informando para os seus funcionários como eles estão trabalhando, o que está bom e o que precisa ser melhorado. Nesse momento, ressalte os resultados positivos, oferecendo as premiações de que já falamos, sempre que possível.

Nada melhor para fidelizar clientes do que um time de atendimento motivado com o trabalho. Isso se reflete em produtividade, o que aumenta o envolvimento dos colaboradores e, como consequência, traz um clima organizacional que contagiará os contatos diários com o público.

As medidas para um atendimento espetacular aumentam o número de vendas em sua base de contatos, trazendo-os cada vez mais para perto. Dessa forma, sua companhia terá muito sucesso para manter os clientes atuais e também conquistar novos, principalmente pela boa e velha propaganda boca a boca.

 

O que você vem fazendo em sua empresa para fidelizar clientes? Tem alguma dúvida sobre como promover o melhor atendimento ou uma experiência interessante? Deixe o seu comentário e conte para nós!

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