5 dicas de como movimentar o estoque parado em sua loja de roupas

Apesar do controle, muitas vezes algo sai errado. Então, precisamos saber como agir nestes momentos para quê o estoque parado não prejudique o desenvolvimento da empresa.

Veja algumas de nossas dicas de como movimentar seu estoque parado e livrar-se das peças encalhadas:

1- Faça uma liquidação do estoque parado

Os tradicionais descontos na antiga coleção são válidos para desovar peças paradas. Além disso, irá gerar movimento na loja e servirá como chamariz para venda de outros produtos que estão com lucro.
Invista em promoções atraentes e descontos em peças que sejam interessantes para atrair clientes e clientes potenciais e fazer girar o estoque parado.

2- Contrapartida: Cuidado com os preços da liquidação

Analise quais produtos permitem uma redução grande nos valores para que não comprometa a rentabilidade da empresa. Nestes casos, podem ser realizadas promoções progressivas (3 peças 30% de desconto, 4 peças 40% de desconto…) ou promoção de peças combinadas (“compre x e leve y com desconto”). Induza o cliente a levar mais de uma peça.

Mulheres Compras

3- Divulgue as peças em promoção

Use redes sociais, faixas, sites de compras coletivas, adesivos na vitrine, aplicativos, e-mail marketing para divulgar as promoções para trazer os clientes a loja ou ao site. Lembre-se: não surtirá efeito se os clientes não souberem da promoção. Além disso, a estratégia é atrair os clientes com preços atrativos da coleção anterior e, consequentemente, fazê-los com que conheçam e comprem também peças da nova coleção. Então, invista.

4- Ofereça incentivos na forma de pagamento

Para ter um retorno rápido muitas empresas apostam na promoção com preço de à vista nas peças. Desta forma o volume em dinheiro das vendas é recebido no ato ou de uma vez pela operadora do cartão, sem aguardar prazos. Esta é uma estratégia interessante para empresas que precisam movimentar o caixa. Com o dinheiro em mãos o lojista pode efetuar novas compras, revendê-las e fazer o caixa girar.

5- Use o estoque como publicidade

Na era das redes sociais esta é uma estratégia interessantíssima para empresas. Faça parceria com sites de moda ou blogueiras em troca de divulgação. O dinheiro tá parado em forma de produto, pague uma blogueira com a mercadoria para ter a propaganda. As blogueiras usam seus blogs e redes sociais para divulgar looks da sua loja – ou teste de produto, caso não sejam roupas- e atraem um grande movimento para sua empresa que podem acarretar em vendas.

O encalhamento de peças em estoque é mais comum do que se imagina e deve ser evitado a todo custo. Mas, inevitavelmente acontecerá em algum momento com toda empresa e o diferencial estará em saber como agir quando isto for a realidade da sua. Para que o estoque parado se transforme em dinheiro é preciso movimentá-lo. Então, tenha sempre estas dicas em mente e mãos à obra!

Fonte: Defabi

Gostou? Assine aqui nosso newsletter e garanta o recebimento de novidades em gestão

 

Baixe grátis nosso [E-book] Guia definitivo para uma gestão de estoque eficiente

Comentários

comentários