9 dicas para aumentar as vendas em uma lanchonete

O setor de alimentação é um dos mais competitivos do mercado, pois não faltam opções para o consumidor. E para se destacar neste ramo, o empreendedor precisa ter atenção a alguns pontos importantes que farão com que seu estabelecimento aumente as vendas e alcance bons resultados. 

Em todo empreendimento, um bom planejamento faz toda a diferença e ajuda a simplificar alguns processos. Pensando nisso, listamos algumas dicas para lanchonete, que com certeza aumentarão as suas vendas. Ficou curioso? Continue acompanhando este artigo!

Aproveite também para assistir ao vídeo acima e conhecer a história da pastelaria Tammy e veja como essa empresa conseguiu aprimorar a gestão do negócio e controlar e escalar a produção.

1. Conheça o seu público

O empreendedor deve identificar e conhecer o seu público alvo. A partir disso, consegue mapear e identificar em quais produtos e segmentos deverá investir, e até mesmo, montar o cardápio do seu estabelecimento.

Para isso, é preciso conhecer bem o perfil do seu cliente: preferências, modo de vida, poder aquisitivo e outras questões importantes na hora de definir a identidade do seu negócio. Como um bom estudo sobre a região na qual a sua lanchonete está.

A área é comercial ou residencial? A resposta dessa pergunta influencia principalmente no cardápio. Se for um local muito frequentado por famílias, pode ser interessante ofertar um menu kids.

Então, não economize em pesquisas. Elas são o pontapé inicial para o seu planejamento. Se você não souber onde está e quem é o seu cliente, as chances do seu negócio darem errado são muito grandes.

2. Ofereça um bom atendimento

Fato: se o cliente for mal atendido, não voltará. Para evitar problemas desse tipo, uma equipe treinada e bem equipada faz toda a diferença. Em conjunto com o ambiente limpo e adequado, o atendimento é a primeira impressão que o cliente terá do seu estabelecimento.

Invista em treinamentos específicos para que a sua equipe esteja sempre segura na hora de atender ou resolver qualquer problema que o cliente apresente. A agilidade no atendimento também conta como ponto positivo.

Para apoiar esse processo, você poderá investir em softwares de gestão disponíveis no mercado, integrando os pedidos e o fechamento da conta, com o detalhamento tributário e fiscal. Eles ainda te ajudarão no controle de estoque. Uma mão na roda tanto para o atendente quanto para o dono do estabelecimento. E quem sai ganhando é o cliente, que é mais bem atendido.

3. Invista em promoções

Sabemos que há dias mais e menos movimentados nas lanchonetes, influenciados por inúmeros fatores externos. Para atrair clientes nos dias de menor movimento, invista em promoções pontuais.

Ofereça produtos diferenciados para cada dia da semana, com preço inferior ao que costuma praticar. Além de atrair o cliente pelo valor mais baixo, isso possibilita que ele conheça o seu cardápio diário. Os combos também são ótimas dicas para lanchonetes: “peça esse e leve também aquele”.

Independente da opção que escolher, é importante manter a equipe sempre informada das promoções do dia, assim como o cliente. Você pode manter um cardápio diferenciado para os dias de promoções, ou ainda, investir em cardápios digitais, que possibilitam alterações diárias, destacando ou sugerindo determinado produto para o cliente. É uma comodidade para quem escolhe.

4. Pesquise a concorrência

No ramo gastronômico a concorrência é muito grande, seja direta ou indireta. Afinal, além daqueles estabelecimentos que servem o mesmo tipo de comida que o seu, ainda existem aqueles que oferecem outras opções, mas que também são lanchonetes. Ou seja, indiretamente concorrem com você.

Para se diferenciar e encontrar o seu espaço nesse meio, você precisa primeiro conhecer os outros estabelecimentos e saber o que eles estão fazendo. Qual o cardápio desses locais? Como é o ambiente? Qual a faixa de preço praticada nas outras lanchonetes? Elas apresentam algum diferencial?

As respostas desses questionamentos vão te ajudar a definir o seu posicionamento e o seu planejamento. A ideia não é copiar o que eles estão fazendo, mas conseguir fazer melhor e assim se diferenciar deles.

5. Fidelize seu cliente

Cativar seu cliente encurta, e muito, o caminho para que ele se torne fiel. E um consumidor satisfeito atrai mais facilmente outros clientes, especialmente em uma época que o marketing boca a boca e as redes sociais estão tão em alta. Com isso, você acaba até economizando com investimento em publicidade, pois a indicação de um conhecido conta muito na hora de escolher um estabelecimento.

Então, você deve estar se perguntando: como fidelizar meu cliente? Alguns fatores são imprescindíveis, como o bom atendimento, a limpeza do local, um ambiente agradável, um produto de qualidade elevada. Tudo isso faz com que as pessoas queiram voltar e ainda indiquem sua lanchonete para amigos e familiares.

Além disso, você pode investir em um “programa de fidelidade” distribuindo cortesias para seus clientes (através de pontos ou número de pedidos, por exemplo). Mas não deixe de treinar e comunicar todos os colaboradores para que estejam informados sobre o programa em vigor no período.

Todo zelo é necessário, pois também há o outro lado da moeda: nos dias de hoje qualquer reclamação ou insatisfação por parte do cliente vai para a internet e pode tomar dimensões enormes para sua marca. Você não quer isso, não é?

6. Atenda em dias e horários diferenciados

Um bom recurso para aumentar as vendas na sua lanchonete é abrir em dias ou em horários em que a maioria está de portas fechadas. Essa estratégia visa atrair novos clientes que consumiriam na concorrência.

Talvez nas segundas-feiras o movimento seja fraco e por isso nenhuma lanchonete da cidade esteja aberta. Que tal passar a atender nesse dia? Se você for a única opção acabará conquistando muitos clientes. Por isso, é preciso pensar fora da caixa e entender que nem sempre o que funciona para os outros funcionará para você.

Se o seu estabelecimento serve apenas o jantar, estenda o atendimento para que passe a servir também opções para o almoço, por exemplo. Essa é uma das dicas para lanchonete que aumentará muito as suas vendas!

7. Monte um cardápio de qualidade

Cada vez mais as pessoas querem ter experiências diferenciadas, e isso serve também para o ramo gastronômico. A tendência de gourmetização atingiu em cheio esse setor.

Por isso, preocupe-se em montar um cardápio de qualidade e que tenha opções para todos os gostos. Hoje o público vegetariano e vegano, por exemplo, é bem grande. Que tal ter lanches para essas pessoas?

Mas, além de ter um cardápio bem variado, com uma grande quantidade de opções, tenha foco total na qualidade dos produtos. Faça tudo com ingredientes de primeira linha e bons fornecedores, pois isso é o que te diferenciará de verdade da concorrência. Atendimento e ambiente são importantes, mas o sabor do lanche ainda vem em primeiro lugar.

8. Tenha um carro chefe

Escolha um produto que será a especialidade do seu estabelecimento e certifique-se de que ele realmente é um ótimo produto. Pode ser uma receita de família, por exemplo.

Ao escolher o item que fará este papel, coloque-o em destaque no cardápio e instrua sua equipe a oferecê-lo como a “melhor opção da região”. Aos poucos ele vai se tornando uma referência servida com exclusividade em seu estabelecimento. Certamente novos clientes virão, indicados por antigos clientes, para provar o tão falado prato.

Tente pensar nas vezes que fez isso por conta de determinado produto. Quantas vezes frequentou determinado restaurante porque servia o “melhor empanado” da região, e pense também na sua satisfação em saborear aquele alimento. É isso que deve ser feito aqui. Os clientes devem sentir vontade de consumir o seu “produto referência”.

9. Invista em marketing

Se você já fez tudo isso, precisa comunicar. Encare o marketing e a publicidade como investimento, não como gasto. Tenha uma identidade visual bonita, uma fachada atraente e invista também em estratégias de comunicação diferenciadas.

Hoje é fundamental estar presente nas redes sociais, como Facebook e Instagram. Nesses canais, uma boa dica para lanchonetes é apostar em fotos bonitas dos seus produtos. Elas têm ótimo resultado, já que costumam engajar os consumidores, deixando-os com fome e vontade de consumir o seu lanche.

Certamente aumentar as vendas do seu estabelecimento requer muita dedicação e paciência de todos os envolvidos. Mas o cliente deve ser o foco, sempre. Colocando em prática as dicas para lanchonete que apresentamos aqui, com certeza você começará a sentir os resultados positivos mais rápido do que imaginava.

Gostou de aprender essas dicas para lanchonete? Então compartilhe o texto em suas redes sociais e ajude outras pessoas a aumentarem as vendas do seu estabelecimento também!

Aproveite para baixar gratuitamente o nosso e-book sobre atendimento e fique por dentro de dicas e estratégias para aumentar as vendas em sua lanchonete. Boas vendas!

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