6 dicas para ter sucesso com um software de gestão em seu negócio

sucesso com um software de gestão

Um bom software de gestão é uma ferramenta de trabalho preciosa em toda a organização que quer crescer de forma estruturada e consistente. Ele assegura a coleta e tratamento dos dados em uma base unificada e a plena integração de processos.

O software de gestão é extremamente útil para o gerenciamento da rotina diária, assim como para o planejamento de ações futuras. Com ele é possível profissionalizar a gestão na sua empresa e acompanhar diversos indicadores de desempenho do negócio.

Para ter sucesso com essa ferramenta em seu negócio, é necessário tomar certos cuidados que pouparão tempo e dinheiro e evitarão frustração de expectativas. Fique atento que te daremos dicas valiosas para escolher o software de gestão sob medida para o seu empreendimento!

1. Mapeie as necessidades da sua empresa

Cada empresa tem suas particularidades, portanto, é indispensável que a sua equipe liste todas as funcionalidades e informações que precisa que o software de gestão disponibilize. Assim, você terá um parâmetro para seleção do software mais adequado às suas necessidades.

2. Foque no seu nicho de negócio

Pesquise no mercado os softwares de gestão que sejam específicos para o seu nicho de negócio, eles conterão os recursos e as soluções que você precisa para a sua organização.

3. Levante os custos

A implantação de um software de gestão pode envolver custos tais como: aquisição de licenças para usuários, equipamentos para infraestrutura, licença de sistemas operacionais, taxa de treinamento, configuração, atualização e manutenção do software, dentre outros. A análise de custo-benefício de cada software fica justa quando podemos comparar todos os custos decorrentes.

4. Escolha bem o software de gestão antes de instalá-lo

Contate cada fornecedor dos softwares de gestão selecionados e peça uma demonstração, assim, dá para sua equipe identificar quais softwares mais correspondem às suas expectativas.

Tente selecionar, idealmente, três softwares e solicite um período de teste prático (experimentação), para que sua equipe sinta se realmente a ferramenta atende às necessidades do seu dia a dia. Uma vez testados os softwares, adquira o que melhor atendeu à sua empresa.

5. Documente tudo

Solicite ao fornecedor que discrimine no contrato todos os recursos do software, todos os custos envolvidos, informe os níveis de serviço pactuados, que inclua uma cláusula de confidencialidade das informações, enfim, documente tudo que foi acordado com o fornecedor.

6. Envolva toda a equipe no treinamento

Envolva toda a sua equipe no treinamento para reduzir o tempo necessário para a implantação do software de gestão e otimizar o domínio dos recursos do aplicativo. Certifique-se de que o fornecedor do software disponibilizará material didático e/ou tutoriais de uso e suporte técnico para sanar dúvidas e solucionar problemas do aplicativo.

Ter sucesso na escolha de um software de gestão depende de alguns cuidados básicos que são muito simples de realizar. Com estas medidas, sua empresa terá a segurança de investir certo e saberá que poderá contar com suporte operacional e informacional adequado que será provido pelo software de gestão adquirido. Coloque estas dicas em prática e sucesso!

Ficou alguma dúvida ou quer conhecer boas opções de softwares de gestão e automação comercial? Então entre em contato com a KCMS!

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!