Confira 5 ações de marketing de baixo custo para restaurantes

O ramo alimentício segue em alta, apesar da instabilidade econômica do país. Com tantas opções, você precisa se diferenciar da concorrência para aumentar as suas vendas e ter sucesso no segmento. Uma boa forma de fazer isso é investir em ações de marketing, afinal, quem não é visto não é lembrado.

Se o orçamento está apertado, não se preocupe. É perfeitamente possível implementar algumas estratégias e ações de baixo custo. O importante é não deixar de fazê-las, pois, a comunicação, a publicidade e o marketing são algumas das melhores maneiras de conseguir mais clientes e aumentar as suas vendas. Quer saber mais? Continue acompanhando o artigo!

1. Conheça os seus clientes

Conhecer bem os seus clientes é uma excelente maneira de vender mais. Isso porque, entendendo melhor o comportamento das pessoas que já frequentam o seu estabelecimento, você saberá exatamente de que forma se comunicar com quem ainda não é cliente, mas tem o mesmo perfil.

Você pode fazer isso por meio de pesquisas no site do estabelecimento, premiando aqueles clientes que participarem. É também possível convidar a pessoa para responder algumas questões enquanto espera a conta. Outra forma de conseguir esses dados, que podem ajudar a aumentar o ticket médio do restaurante, é tendo conversas informais com a clientela.

2. Invista em redes sociais

Quase todo mundo têm uma conta em alguma rede social. Por isso, para se comunicar com o seu público, esta é uma das ações de marketing que você não pode deixar de colocar em prática. Como o cadastro é grátis, só é necessário gastar ao fazer anúncios pagos, importantes para melhorar ainda mais os seus resultados.

Caso não tenha verba para pagar alguém para gerenciar as redes para você, lembre-se de que é muito importante interagir com os seus seguidores e que a melhor estratégia é investir em fotos de produtos. Elas chamam atenção das pessoas!

3. Participe de um clube de compras coletivas

Embora esses sites já não estejam mais tão em alta como antigamente, eles ainda contam com um público grande. Muitas pessoas utilizam clubes de compras coletivas para conhecer novos lugares e economizar.

Trata-se de uma das ações de marketing que você pode fazer sem gastar muito. Contudo, lembre-se de que é muito importante oferecer comida e atendimento de qualidade, da mesma forma que oferta para os clientes que não vem por meio dos cupons.

Afinal de contas, é uma oportunidade de conquistá-los e fazer com que voltem. Caso contrário, seu restaurante ainda corre risco de ser mal falado.

4. Ofereça atendimento e cardápio personalizados

Uma tendência que está muito em alta é a personalização. As pessoas querem cada vez mais se sentir únicas e especiais. Sendo assim, criar um atendimento personalizado e a possibilidade de customização dos pratos pode servir como uma ação de marketing que impulsionará as suas vendas.

Para isso, você deve tratar a pessoa pelo nome, lembrar das suas preferências — no caso dos clientes frequentes — e fazer de tudo para que a experiência dela seja incrível no seu restaurante. Sempre que possível, permita que algum ingrediente do prato seja modificado, caso este seja o gosto do cliente.

5. Crie um programa de fidelidade

Programas de fidelidade parecem uma estratégia antiga, mas a verdade é que eles ainda são muito eficazes. Manter um cliente custa muito menos do que adquirir um novo, então, que tal premiar aqueles que estão sempre com você?

Você pode definir os termos conforme preferir. Vale oferecer adicionais gratuitos, alguma promoção especial ou até mesmo uma refeição inteira como cortesia. O que importa é valorizar o seu cliente fiel.

Percebeu como é possível investir em ações de marketing sem precisar comprometer uma parte tão grande do seu orçamento? Se forem bem planejadas e executadas, elas trarão e fidelizarão mais clientes, contribuindo para que você tenha um restaurante de sucesso.

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