Análise de dados nos restaurantes: como entender os clientes?

Hoje podemos considerar que, em qualquer negócio, uma boa análise de dados é imprescindível para conquistar novos clientes e fidelizar aqueles que já compram da nossa marca. Nos restaurantes não é diferente. Afinal, por meio dessas informações é possível entender o seu público, analisar a concorrência e até mesmo o seu mercado.

Mas, sabendo da importância dessa prática, o grande desafio é entender de que forma realizar a análise de dados nos restaurantes, com foco em resultados, especialmente no impulsionamento das vendas. Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando este artigo!

Dados do mercado

O primeiro passo da análise de dados para restaurantes, se você quer entender o seu cliente, é buscar informações a respeito do mercado de alimentação como um todo. Talvez você não consiga, em um primeiro momento, fazer uma relação entre as duas coisas, mas elas estão totalmente interligadas.

É muito importante entender, por exemplo, que o delivery online é uma tendência que está crescendo bastante e que a alimentação saudável está super em alta. Você tem acesso a dados como esses quando faz uma análise de mercado, não se atendo somente aos seus concorrentes ou aos clientes que você já tem. Ter esse tipo de informação é importante para lançar um novo produto ou adotar um novo canal de venda, por exemplo.

Dados da concorrência

Você sabe quem são os seus concorrentes diretos e indiretos? Se você sabe, já é um bom começo. Se ainda não sabe, já passou da hora de fazer essa pesquisa. É muito importante entender também que, se você tem uma pizzaria, não são apenas os outros estabelecimentos que vendem pizza que se enquadram nessa categoria. Qualquer outro restaurante que possa tirar os seus clientes pode ser considerado dessa forma.

Depois de entender e mapear seus concorrentes, é hora de fazer uma boa análise de dados para entender melhor o que eles estão fazendo, seja para usar de inspiração seja para evitar de ficar parecido. Analise as promoções, gestão de estoque, preços, campanhas de marketing, atendimento, matérias-primas, qualidade dos produtos, embalagem e quaisquer outros aspectos que possam influenciar na decisão do público que vocês disputam.

Dados da localização

O local no qual o seu estabelecimento está diz muito sobre a sua forma de comunicar e conduzir o negócio. Um restaurante localizado em um bairro residencial terá um público muito diferente de outro que se localiza em um bairro empresarial, por exemplo. Portanto, saber as principais características desse local é fundamental e ajuda a entender os seus clientes.

Outra informação importante para se ter acesso é sobre o perfil econômico do bairro. É um local mais rico ou mais pobre? Quanto os seus clientes podem pagar para comer? Quanto podem gastar com alimentação por mês? Faça uma boa pesquisa e, de posse desses dados, faça uma boa análise para construir um planejamento ainda mais assertivo para o seu restaurante.

Dados do público

Por fim, chegamos aos dados do seu público-alvo. Para descobrir quem é ele, a melhor maneira é fazer pesquisas com os clientes que já frequentam o seu restaurante. Afinal, as pessoas que você precisa impactar possivelmente têm um perfil semelhante.

Você deve saber o seu gênero, idade média, padrão de comportamento e até mesmo informações mais específicas, como os veículos e canais de comunicação que essas pessoas utilizam no seu dia a dia. Assim, fica mais fácil ser assertivo no momento de impactá-los com as suas ações de marketing.

Portanto, elabore pesquisas focadas na descoberta de todas essas informações. Depois, faça a análise de dados nos restaurantes e crie o planejamento estratégico do seu negócio a partir das respostas que você conseguiu. Com certeza os seus resultados se tornarão muito melhores.

GUIA PARA ENCANTAR CLIENTES NO ATENDIMENTO

Gostou de saber mais sobre análise de dados nos restaurantes? Então compartilhe este texto em suas redes sociais para que seus amigos possam entender mais sobre o assunto!

Comentários

comentários

TECNOLOGIAS PARA RESTAURANTEAutomação Comercial