14 dicas de como atrair clientes na área de alimentação!

Em um mercado bastante concorrido, saber como atrair clientes é um dos principais desafios enfrentados pelas empresas no ramo de alimentação.

Se você tem um restaurante, pastelaria, lanchonete, cafeteria, pizzaria, bar, entre outros, não deixe de conferir esse artigo! Todos estão à procura de dicas para atrair novos clientes para seu negócio, mas o que tem visto não anima muito.

O fluxo de pessoas anda baixo? Pode ser que esteja deixando de colocar em prática medidas simples e baratas. Felizmente, as soluções disponíveis podem ser facilmente implementadas e, o melhor, surtirão efeito mais rápido do que imagina.

Acompanhe o artigo até o final. Temos várias dicas especialmente preparadas para você dar uma turbinada no seu negócio.

Ofereça diferentes modalidades do seu serviço

diferencial é um fator decisivo para o sucesso de qualquer negócio e, para isso, você pode oferecer variações dos seus serviços. Por exemplo, em um restaurante, disponibilizar as opções de pesagem e de valor fixo, pode ser um diferencial na modalidade do serviço, ou até mesmo adotar um perfil de delivery para o seu negócio.

Dessa maneira, o cliente poderá escolher a modalidade que mais atende ao bolso e a fome naquele momento e você conseguirá ampliar o seu atendimento.

Permita variadas formas de pagamento

Há pessoas que preferem usar somente cartões de crédito por questões de praticidade na hora de administrar os gastos e segurança. Já outras levam somente dinheiro ou vale alimentação. É uma situação muita chata quando queremos frequentar um local que aceita apenas uma dessas opções, não é mesmo?

A prática de limitar demais a forma de pagamento é o caminho mais fácil para perder clientes. Então, ofereça variedade aos consumidores, seja por cartões de crédito, de débito ou de vales que são disponibilizados pelas empresas.

Aposte na variedade de alimentos

Comer sempre as mesmas coisas é muito enjoativo e sem novidades, não é mesmo? Partindo disso, é possível perceber a necessidade de apostar na variedade de alimentos diferenciados com o intuito de atrair mais clientes, consequentemente, aumentar o seu lucro.

Sendo assim, procure sempre oferecer novos alimentos, outros formatos, combinações, e novidades no modo de preparo. Outro a fator a se considerar é que tem aumentado consideravelmente o número de veganos e vegetarianos. Quando você se adequa a esses novos padrões de consumo, as chances de aumentar as vendas se elevam, pois, o seu público fica cada vez mais abrangente.

DESPERDÍCIO NO RESTAURANTE

Faça promoções

Essa é uma maneira de atrair e fidelizar mais pessoas, pois poucos resistem a um combo, uma promoção ou um desconto. Adote o hábito de promover condições especiais por tempo limitado. Algumas dicas podem ser:

  • combos do tipo: compre este produto e ganhe a bebida;
  • cartões ou carimbos de fidelidade (a cada X carimbos, ganhe uma sobremesa);
  • distribuição de panfletos nas ruas próximas ao seu restaurante (quem apresentá-los ganha um desconto);
  • valor diferenciado em algum produto em um dia e intervalo de horário pré-estipulado;
  • bebida em dobro na sua hora de menor movimento (isso pode lhe ajudar a aumentar o fluxo nos horários mais ociosos do dia);
  • sorteio em redes sociais de um produto que é bem vendido e é o queridinho da galera (isso pode também te auxiliar a conseguir que te sigam e te acompanhe nas redes sociais).

Após definir uma estratégia de promoções, é preciso focar em divulgá-la de maneira atrativa. Isso pode ser feito por meio das redes sociais, cartazes chamativos ou, até mesmo, o famoso método boca a boca.

Faça parte de clubes de descontos online

Para atrair clientes que parte da internet a solução é integrar a cadeia de estabelecimentos conveniada a clubes de descontos e sites de compras. Entre os mais conhecidos temos Peixe Urbano, Groupon e Grubster.

Há também o Chefs Club, uma alternativa igualmente interessante, na qual os clientes baixam um aplicativo, garantindo descontos de até 50% nos estabelecimentos cadastrados. Portanto, se seu negócio ainda não faz parte da rede dos restaurantes que oferecem condições especiais nos sites e aplicativos de descontos, não perca tempo e faça já sua inscrição.

Por outro lado, é importante estar sempre atento aos períodos promocionais, como a Black Friday. Onde os preços são reduzidos, potencializando o fluxo para atrair novos clientes. Precifique observando sua margem de lucro e aumente a frequência em seu negócio.

Automatize o seu estabelecimento

Quando falamos em automação, nos referimos à aplicação de métodos e ferramentas que permitam a substituição do trabalho manual por processos automatizados, alcançando eficiência máxima nos processos comerciais.

Ou seja, automação nada mais é que a modernização das estruturas e dos processos da empresa, substituindo, sempre que possível, o trabalho manual pelos processos informatizados.

Ao automatizar seus processos, as empresas ganham em eficiência e em tempo de resposta, além de economizarem recursos e poderem alocar seus ativos humanos em posições mais estratégicas, onde possam desempenhar atividades que requeiram maior criatividade e sensibilidade, traços que as máquinas são incapazes de emular.

AUTOMAÇÃO COMERCIAL NO VAREJO

Faça do seu estabelecimento uma atração

No competitivo ramo da alimentação, nem sempre estar bem localizado, servir um cardápio variado ou ser especialista em algum tipo de culinária é o bastante. As pessoas que vão a lugares para almoçar, jantar, se divertir com a galera ou até mesmo comemorar uma data importante, também buscam experiências que tornem a visita marcante e especial. Uma maneira de fazer isso é investir no visual do seu estabelecimento.

Pense no perfil das pessoas que o frequentam e busque um tema apropriado. Se a maioria dos seus clientes são jovens estudantes, por exemplo, pode ser que uma decoração mais despojada e moderna seja atraente. Use a criatividade e certamente os resultados aparecerão.

Esteja presente na internet

Você já ouviu falar do consumidor omnichannel? Pois é esse o perfil de cliente que mais gasta nos locais onde costuma comprar. Isso inclui bares, restaurantes e redes de fast food.

Sua principal característica é buscar pelos produtos e serviços de sua preferência por múltiplas mídias e plataformas de comunicação. Sem dispensar o bom e velho telefone e a visita presencial na hora de dar seu feedback.

Um estudo da consultoria Criteo, chamado “The Shopper Story 2017”, apurou que o omnishopper, como também é chamado, gasta 44% mais do que o cliente comum, que só se comunica por um tipo de dispositivo. Portanto, para atrair esse público, é fundamental sua loja contar com um site ou, pelo menos, uma página no Facebook e perfil no Instagram.

Busque encantar os clientes

Falamos do cliente omnichannel e uma de suas características é ser bastante exigente. Seu negócio deve estar preparado não apenas para atender bem mas para encantar e proporcionar uma experiência única. Nesse aspecto, vale investir em treinamento para garçons, recepcionistas entre outros funcionários. Para que as pessoas sejam sempre recebidas com “tapete vermelho” em seu estabelecimento.

Assim como o visual atraente, um atendimento personalizado e que faça as pessoas se sentirem especiais é uma das dicas para atrair novos clientes. Coloque em prática e veja como seu faturamento aumentará de forma substancial!

Focar no cliente, acima de tudo

Por último temos a figura principal. Para trazer mais clientes para o seu estabelecimento é preciso compreendê-los. Isso significa saber para quem todos os seus esforços estão voltados, seja a partir de pesquisas para descobrir quem são essas pessoas, quais os seus hábitos.

É a partir dessas informações que sua empresa poderá focar em oferecer não apenas o que ele precisa pelo valor que elas consideram justo, mas inclusive apresentar as tendências, ou seja, algo que ele vai, no futuro, desejar.

Ofereça um atendimento de qualidade

O atendimento há muito tempo é um importante diferencial para as diversas empresas. Atendentes mal-humorados, mal-educados e despreparados são verdadeiros repelentes de consumidores. E pior: pessoas que têm experiências ruins deixam de frequentar o comércio, além de fazer propaganda negativa.

Para atrair clientes e alavancar vendas, é muito importante manter um bom relacionamento com o seu cliente. Portanto, tenha profissionais dispostos a interagir com seus clientes de maneira rápida, eficiente e que atenda às expectativas deles. Assim, conseguirá uma boa imagem junto ao mercado.

AUMENTE AS VENDAS MELHORANDO O ATENDIMENTO

Conheça bem o seu público

Não adianta sonhar: você não conseguirá vender para todas as pessoas. Empresários precisam saber que o seu negócio conta com um público-alvo específico e a melhor alternativa para alavancar as vendas é investir nessas pessoas. Para isso, é necessário conhecer muito bem quem é essa clientela.

Procure entender os hábitos de consumo deles, os canais de comunicação que utilizam, ondem buscam informações, quais suas demandas e desejos. Com isso, saberá como trabalhar a divulgação dos seus produtos e qual a melhor maneira de levar a sua marca até o seu público-alvo.

Invista em marketing digital

Sem um trabalho de divulgação consistente, dificilmente o seu negócio alcançará um grande volume de pessoas. É como diz o ditado: quem não é visto não é lembrado. Dentre as opções de marketing atual, o digital é o que representa a melhor opção para as empresas, pois tem alto poder de alcance e engajamento a um custo relativamente baixo.

Nesse sentido, é importante apostar nas redes sociais, criar seu próprio website, onde conseguirá apresentar sua empresa e, ainda, desenvolver um blog que vai te auxiliar na hora de atrair clientes por meio de conteúdos relevantes no ramo da alimentação. Um exemplo bem interessante é divulgar receitas com modos de preparo próprios > Isso não fará eles pararem de consumir no seu estabelecimento, muito pelo contrário isso fará eles desenvolverem uma maior empatia pelo fato de você estar compartilhando algo tão “íntimo” da sua empresa com o público.

Elabore um plano de ação

Para que todas as dicas listadas neste artigo deem resultados é preciso construir um plano de ação. Nele devem constar quais são os seus objetivos de divulgação, marketing e vendas e um cronograma de ações que permita alcançar essas metas. Isso orientará o seu trabalho e o fará ainda mais eficiente.

Esse planejamento se torna ainda mais poderoso quando se conhece bem o seu público-alvo e, também, o mercado em que está inserido. Assim, você conseguirá direcionar melhor as suas ações e aumentar suas possibilidades de vendas. Saiba como planejar e definir metas no nosso guia definitivo: ACESSE!

Não há como atrair clientes sem contar com um serviço único — que não só envolve o atendimento, mas também o ambiente, tudo isso voltado à boa experiência do cliente — aliado a uma cartela de produtos de qualidade e ações de marketing bem elaboradas. Então, mãos à obra!

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