Como inovar no seu negócio de alimentação e lucrar com isso

No contexto atual, quem for capaz de analisar o mercado e identificar oportunidades de inovação sairá na frente. Se você tem um negócio de alimentação, é preciso verificar o que mudou por conta da pandemia, o que se pode oferecer de novidade e lucrar com inovação no seu restaurante.

A partir de agora, a conexão digital entre as empresas e os clientes é um requisito básico para assegurar a fidelização. Além disso, outro ponto que passa a ter peso são as medidas de higiene e segurança que o estabelecimento toma para proteger os consumidores.

Desta forma, as novas formas de trabalho e consumo pedem uma sinergia entre as realidades física e digital. O mundo não é só físico, porque o consumidor escolhe o próprio pedido dentro de casa, mas também não pode ser só digital, pois ele continua consumindo.

Como lucrar com inovação no seu restaurante?

Primeiramente, antes lucrar com inovação no seu restaurante, vem o processo de análise dos hábitos dos clientes para saber o que tem mais demanda. Por isso, há estabelecimentos que introduziram opções mais saudáveis nos cardápios, combos para famílias e até adaptaram toda a operação para atender apenas por delivery e retirada.

Por outro lado, é importante ir além do básico – fazer uma refeição e entregar, pois você também pode criar materiais ensinando uma receita que combina com o seu prato ou como aquecer o seu produto em casa, de forma com que as pessoas vivenciem uma experiência gastronômica em casa.

Aliás, restaurantes e bares que já voltaram a receber pessoas para comer dentro do estabelecimento tiveram que repensar na disposição das mesas. Lembrando que deve ser de forma atrativa e ao mesmo tempo respeitando o distanciamento social.

Ainda sobre o layout, não utilize aquela forma de disposição que faz com que o cliente passe por todas as mesas e ande até o fundo para pedir alguma coisa. Aposte em cardápios virtuais e com pouco contato com garçons.

Como inovar no longo prazo?

Ao pensar no longo prazo, quando a pandemia tiver sido superada, aposte em ambientes que façam o consumidor passar mais tempo no local, Consequentemente, ele vai consumir mais.

Na verdade, a inovação se trata de que o cliente sinta que  “algo a mais” está sendo feito para atraí-lo ao seu estabelecimento. 

Por fim, será desafiador neste primeiro momento, por conta do aperto financeiro, altas taxas de desemprego e maior competição entre os estabelecimentos. 

Mas, ao mesmo tempo, tudo isso serve como um estímulo para os negócios se reinventarem. Quando esse momento passar, quem estiver adaptado às novas formas de consumo terá oportunidades de crescimento e lucratividade.

Sistema KCMS

Ter controle sobre as operações do seu negócio é um dos primeiros passos para lucrar com inovações. O sistema em nuvem da KCMS traz todos os dados do seu foodservice, desde vendas, estoque, ticket médio e até o fechamento do caixa.

Há também uma inteligência artificial que aprende com os dados e ajuda na gestão do seu negócio, onde você pode visualizar a previsão das vendas nos próximos dias e entender o comportamento de compra do seu consumidor.

A KCMS também tem o lançamento recente do Pedemais Menu, o cardápio virtual do futuro! Basta o cliente sentar à mesa e ler um código QR pelo próprio smartphone. A seguir, ele tem acesso ao cardápio do estabelecimento e faz o seu pedido, que é diretamente enviado para a produção e lançado na mesa para cobrança posterior.

Clique aqui e saiba mais sobre os planos do sistema da KCMS.

Além disso, o delivery do Pedemais continua livre de cobrança de custos e taxas. Ative agora mesmo esse aplicativo já tem mais de 210 mil consumidores no Brasil.

Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Fale com um especialista!

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O planejamento da sua empresa está na sua mão

O planejamento fornece metas e objetivos para o seu trabalho, funcionando como um norte para o que você precisa executar, evitando o desperdício de tempo, a ociosidade e a improdutividade. Por isso, reflita um pouco: o planejamento da sua empresa está na sua mão?

Um planejamento empresarial bem estruturado é tão importante quanto uma equipe esforçada. Se você tem um bom time, ele pode transformar uma plano ruim em um bom plano. Mas, se o time for ruim, pode também transformar um plano bom em algo muito ruim.

O planejamento deve estar presente em todos os setores da organização, de forma com que se antecipe qualquer risco que possa vir a ocorrer.

Assim, o planejamento possibilita que a empresa:

  • Perceba a realidade;
  • Avalie os caminhos a serem seguidos;
  • Construa um referencial para o futuro;
  • Estruture passo a passo das metas dentro de parâmetros adequados;
  • Reavalie o processo quando os caminhos estiverem fora do que foi planejado.

5 desafios diários no planejamento

Vender com eficácia

Há quem pense que vender é apenas atender o cliente e tirar o pedido por dinheiro, mas é bem mais do que isso: é resolver problemas, oferecer benefícios e atender interesses. 

Muitas vezes, essa função é descuidada, sendo delegada a pessoas despreparadas. Contudo, sem vendas não há empresa, por isso é importante ter um olhar especial para a forma da venda.

Estrutura que não dependa do empresário para resolver todos os problemas

As organizações têm vivenciado mudanças profundas e complexas, de forma com que seja importante recrutar os profissionais certos para posições adequadas. 

Desta forma, treine e repita o treinamento quantas vezes for necessário nas seguintes áreas:

  • Empresa: como ela funciona, quem responde por quais departamentos e níveis de autonomia para resolver problemas de cada área;
  • Comunicação: relação da empresa com fornecedores e clientes e como lidar com reclamações;
  • Produtos/serviços: o que a empresa faz e quais são as vantagens;
  • Clientes: perfil completo de quem compra.

Desperdício zero

É importante identificar os tipos de desperdícios para contribuir com o aumento da lucratividade da empresa. Assim, as atividades que não agregam valor devem ser reduzidas, pois não é possível admitir desperdícios dentro da empresa.

Monitore frequentemente a sua empresa a fim de evitar:

  • Custos excedendo o orçamento;
  • Mudanças nos preços de fornecedor;
  • Baixo fluxo de caixa;
  • Excessivas horas extras;
  • Mudanças no escopo de projetos;
  • Desempenho técnico insatisfatório;
  • Falhas;
  • Atrasos dos fornecedores;
  • Atividades não iniciadas ou terminadas conforme o combinado.

Sistema KCMS

Planejamento no sistema KCMS
Planejamento no sistema KCMS

Uma das formas de cumprir o planejamento empresarial é fazendo o controle dos indicadores do negócio. O sistema em nuvem da KCMS traz todos os dados do seu foodservice, desde vendas, estoque, ticket médio e até o fechamento do caixa.

Há também uma inteligência artificial que aprende com os dados e ajuda na gestão do seu negócio, onde você pode visualizar a previsão das vendas nos próximos dias e entender o comportamento de compra do seu consumidor.

A KCMS também tem o lançamento recente do Pedemais Menu, o cardápio virtual do futuro! Basta o cliente sentar à mesa e ler um código QR pelo próprio smartphone. A seguir, ele tem acesso ao cardápio do estabelecimento e faz o seu pedido, que é diretamente enviado para a produção e lançado na mesa para cobrança posterior.

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Saiba como aumentar o ticket médio do seu restaurante

O ticket médio é uma importante métrica para todos os estabelecimentos comerciais. Para o food service, por exemplo, é determinante para detalhar e melhorar as estratégias de atendimento, vendas e promoções que vão ajudar na sustentabilidade do negócio. Saiba como aumentar o ticket médio do seu restaurante.

De maneira geral, o ticket médio apresenta o valor médio que cada cliente consome durante um período. Então, considere:

  • Um período (dia, semana ou mês);
  • Quantos clientes foram atendidos dentro desse período;
  • Qual o valor registrado em vendas dentro desse período.

Assim que tiver essas informações, divida o valor registrado em vendas pelo número de clientes atendidos. O número final dessa conta será o seu ticket médio no período analisado.

Desta forma, recomenda-se que o cálculo seja feito mensalmente, para conseguir comparar os valores e determinar o que precisa de reajuste. 

Agora saiba como aumentar o ticket médio do seu restaurante

Variedade nos produtos

Nem sempre a estratégia é oferecer mais produtos, mas às vezes pode ser apenas oferecer mais combinações. 

Por exemplo, você tem uma hamburgueria e oferece porções de batata frita e anéis de cebola. Ofereça esses acompanhamentos (em porção menor) diretamente em um combo com o hambúrguer por um preço agradável.

Contudo, caso você opte por oferecer produtos que ainda não são vendidos, faça o cálculo de custo e retorno desejado para saber se valerá a pena.

Promoções 

Quem não ama uma boa promoção? Mas, lembre-se de que é preciso ter uma margem de lucro para realizar promoções eficientes. 

Você pode implantar uma fixa, como:

  • A partir de X reais em compras, ganhe Y por cento de desconto;
  • Compre 2, pague 1;
  • Descontos e brindes para aniversariantes.

Ou pode ainda fazer promoções sazonais, como:

  • Descontos para dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais e outras datas comemorativas;
  • Descontos especiais para dias com menor movimento;
  • No mês tal, traga um amigo e ganhe X de desconto.

O objetivo das promoções sempre será estimular que os clientes consumam um valor maior em produtos nos dias que você quiser aumentar as vendas.

Fidelize o seu consumidor

Melhorar a satisfação do seu cliente é muito importante para que ele continue comprando de você. Para isso, tenha informações para identificar quem são eles, o que compram regularmente e quais os períodos em que mais consome. Assim, será possível fazer promoções baseadas no perfil de consumo.

O conhecido cartão fidelidade é muito útil para que o consumidor volte a comprar no seu restaurante e até experimente mais produtos, aumentando o ticket médio. A partir dele, as pessoas vão querer preencher as cartelas e garantir o brinde disponibilizado após a quantidade X de compras.

Analisando o ticket médio

É tudo uma questão de contas! É possível que o ticket médio da segunda-feira tenha um resultado mais baixo, comparado ao do final da semana. Por isso, você pode fazer uma promoção exclusiva para este dia da semana para impulsionar as vendas.

Ou ainda analise quais produtos contribuem mais com os resultados financeiros e promova-o nas redes sociais do restaurante.

Concluindo, o aumento do ticket médio é uma meta para todos os estabelecimentos de foodservice, afinal, ele indica se os clientes estão consumindo mais. E é isso que todos querem, não é mesmo?

Sistema KCMS

O sistema em nuvem da KCMS traz todos os indicadores do seu foodservice, inclusive o ticket médio.
O sistema em nuvem da KCMS traz todos os indicadores do seu foodservice, inclusive o ticket médio.

O sistema em nuvem da KCMS traz todos os indicadores do seu foodservice, desde vendas, estoque, ticket médio e até o fechamento do caixa.

Há também uma inteligência artificial que aprende com os dados e ajuda na gestão do seu negócio, onde você pode visualizar a previsão das vendas nos próximos dias e entender o comportamento de compra do seu consumidor.

A KCMS também tem o lançamento recente do Pedemais Menu, o cardápio virtual do futuro! Basta o cliente sentar à mesa e ler um código QR pelo próprio smartphone. A seguir, ele tem acesso ao cardápio do estabelecimento e faz o seu pedido, que é diretamente enviado para a produção e lançado na mesa para cobrança posterior.

Clique aqui e saiba mais sobre os planos do sistema da KCMS.

Além disso, o delivery do Pedemais continua livre de cobrança de custos e taxas. Ative agora mesmo esse aplicativo já tem mais de 210 mil consumidores no Brasil.

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Como será o futuro dos restaurantes?

Uma das perguntas mais feitas por donos de food service é, sem dúvidas: “Como será o futuro dos restaurantes?”.

A certeza é que os estabelecimentos que trabalham com alimentos nunca mais serão os mesmos após a pandemia do novo coronavírus. Ou seja, para o seu negócio sobreviver, será necessária a inovação.

O que se sabe atualmente é que a higiene será a prioridade para todos os food services. Além disso, máscaras, cardápio online e ambientes abertos ganharão destaque no cenário pós-coronavírus.

Mesmo assim, as pessoas terão certos receios para comer fora de casa e caberá aos restaurantes encontrar formas de atrair clientes de forma segura e responsável.

Como reabrir restaurantes de forma segura?

Com o avanço da fase amarela para muitas cidades do Estado de São Paulo, bares, restaurantes e similares têm autorização para funcionar em ambientes arejados ou ao ar livre.

O Plano São Paulo prevê que os estabelecimentos funcionem no máximo seis horas diárias, consecutivas ou não, devendo manter dois metros de distância entre as mesas, com atendimento limitado a 40% da capacidade máxima do local.

A recomendação é que sejam servidos apenas prato feito ou à la carte em mesas de até seis lugares. Contudo, não é permitido que os clientes fiquem em pé. 

Além disso, restaurantes poderão funcionar até às 22h somente em regiões que estejam há pelo menos 14 dias consecutivos na fase amarela do Plano São Paulo.

A orientação ainda é que os estabelecimentos atendam os clientes conforme horário agendado previamente, para evitar aglomerações.

Em caso de dúvidas, consulte as regras de abertura impostas pela prefeitura do seu município, pois alguns termos podem variar conforme a localidade.

Sistema KCMS

Os times da KCMS estão constantemente criando novas soluções para atender às necessidades do mercado. 

O lançamento mais recente é o Pedemais Menu, disponível para os planos pagos do sistema. Sem contato com garçons e com papéis que passam nas mãos de todos!

Basta o cliente sentar à mesa e ler um código QR pelo próprio smartphone. A seguir, ele tem acesso ao cardápio do estabelecimento e faz o seu pedido, que é diretamente enviado para a produção e lançado na mesa para cobrança posterior.

Além disso, o delivery do Pedemais continua livre de cobrança de custos e taxas. Ative agora mesmo esse aplicativo já tem mais de 210 mil consumidores no Brasil.

Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Fale com um especialista!

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Presente em todo o Brasil, Pedemais é o app de delivery que vem ajudando os negócios.

Mais de 8 mil negócios em mais de 700 cidades brasileiras já estão sendo beneficiados pelo Pedemais, o app de delivery gratuito da KCMS. Você é um destes milhares de empreendedores que elevaram a capacidade de entregar refeições sem nenhuma taxa e com muita agilidade?

Primordialmente, a principal vantagem desse aplicativo é que não há cobrança de custos e taxas altíssimas, como acontece em outros aplicativos disponíveis, que cobram até 30% sobre o valor da compra. 

Além disso, o Pedemais já tem mais de 210 mil consumidores no Brasil fazendo pedidos para os seus restaurantes favoritos de forma prática.

Operação do Pedemais

O estabelecimento ativa o Pedemais no site da KCMS, monta seu cardápio e compartilha o link do aplicativo nas redes sociais, sem precisar instalar nada. Dessa forma e com o acesso, o consumidor faz o pedido, que é enviado automaticamente para o WhatsApp da empresa. 

Também é possível escolher entre as opções de retirada no local ou entrega, o sistema calcula o frete conforme a distância, além disso, todas as empresas cadastradas no aplicativo têm acesso a uma comunidade virtual, onde ainda é possível compartilhar informações úteis com outros empreendedores.

Vantagens de ter o próprio delivery

Exclusividade

Seu restaurante terá um espaço exclusivo para divulgar seus produtos, sem se preocupar com os concorrentes. 

Assim, você poderá publicar um cardápio online mais completo, elaborado, com combos e promoções que conquistem a atenção do consumidor.

Economia

A sua margem de lucro aumenta por não ter que gastar com custos e taxas sobre a venda de outros aplicativos de delivery.

Proximidade com o cliente

É muito mais provável que os clientes lembrem-se do seu negócio se o aplicativo de delivery for próprio, aumentando a recorrência de compras e consequentemente o faturamento.

Aliás, o contato direto com o cliente é fundamental para estabelecer fidelidade, credibilidade e resolver rapidamente eventuais problemas.

Lançamento Pedemais Menu

Os times de desenvolvimento da KCMS estão constantemente trazendo novas soluções para empresas de food service. O mais novo lançamento é o Pedemais Menu, disponível para os planos pagos do sistema.

Ele traz segurança para a reabertura dos restaurantes, pois basta o cliente sentar à mesa (devidamente higienizada) e ler um código QR pelo próprio smartphone. 

A seguir, ele tem acesso ao cardápio do estabelecimento e faz o próprio pedido,  que é diretamente enviado para a produção e lançado na mesa para cobrança posterior.

Quer saber como a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Fale com um especialista!

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A importância da sua empresa se conectar de verdade com o cliente

O universo dos negócios é marcado pela diversidade das relações pessoais, em que as empresas precisam se comunicar com os clientes para os resultados aparecerem de forma eficiente. Por isso, conheça 3 estratégias para se conectar com o seu cliente!

Na realidade de muitas micro e pequenas empresas se mostra necessário que o fundador seja responsável por tudo. Por exemplo, na área de food service, o dono abre o estabelecimento, faz o pedido dos clientes, sai para comprar ingredientes, cozinha, serve, lava as louças e ainda recebe o pagamento.

Desta forma, pode acontecer que a empresa deixe de se conectar com o seu cliente tendo em vista a correria do dia a dia. No entanto, o elo emocional impacta diretamente na decisão de compra e gera vínculos positivos.

Outros benefícios de se conectar com o seu cliente:

  • O cliente se torna consumidor fidelizado, recorrente e promove a sua empresa para amigos
  • Abre possibilidade para aumentar o ticket médio
  • O cliente vê valor no preço estabelecido e fica menos sensível a ele
  • Diminui as chances de atrito e conflitos

Notou a importância de se conectar com o seu cliente, mas sente dificuldade em começar ou alimentar essa relação? 

Conheça 3 estratégias para se conectar com o seu cliente

Conheça 3 estratégias para se conectar com o seu cliente
Conheça 3 estratégias para se conectar com o seu cliente

Empatia

O que leva o cliente adquirir o seu produto ao invés da concorrência? Ao se conectar com empatia, você consegue enxergar as necessidades e dores. Desta forma, reflita sobre: o que é importante para ele? Qual é a expectativa dele? As respostas ajudarão a definir o que o agrada.

Nutra seu cliente com conteúdo

O processo de venda vai além da compra em si, pois envolve a fidelização constante para que o cliente volte a escolher o seu produto. Portanto, é uma maneira de manter o relacionamento vivo.

O marketing de conteúdo entra nesse meio para nutrir o seu cliente com assuntos do seu interesse. Mantenha as redes sociais da empresa atualizadas, com informações relevantes e de qualidade, de forma com que agregue valor e autoridade à marca.

Feedbacks

O feedback é uma das maneiras mais certeiras de se conectar com o seu cliente. Mesmo que você esteja sempre preocupado em atingir a satisfação do consumidor, por diversos motivos podem ocorrer falhas e erros na execução do produto.

Portanto, o feedback entra para pedir um retorno ao cliente sobre o que é possível ser feito para melhorar a qualidade do que é oferecido. Quanto mais próxima a relação, melhor será o feedback, pois ele se sentirá confortável para ser verdadeiro. Por isso, esteja disposto para ouvir críticas, elogios e sugestões.

Sistema ERP KCMS

O sistema ERP é uma forma para se conectar com o seu cliente
O sistema ERP é uma forma para se conectar com o seu cliente

Como se conectar com clientes se você não tem um sistema que te ajuda a guardar e analisar informações sobre eles? Não confie na memória!

O sistema ERP em nuvem da KCMS é um software que reúne ferramentas de gestão, dados e processos em uma única plataforma.

Assim, ele conta com relatórios em tempo real do inventário de estoque, emissão de notas fiscais, entre outras informações financeiras. 

É um sistema tão completo que também conta com inteligência artificial que te ajuda a prever o faturamento da sua empresa em um determinado período de tempo.

Outra funcionalidade do ERP é o Pedemais, um aplicativo de delivery livre de cobrança de custos e taxas, desenvolvido para ajudar nas vendas do seu negócio de uma maneira prática e digital.

Aliás, esse aplicativo já tem mais de 210 mil consumidores no Brasil fazendo pedidos. Ative o seu Pedemais agora mesmo!

Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Fale com um especialista!

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10 lições que a pandemia nos ensinou

O coronavírus trouxe instabilidade econômica e nos lembrou que é preciso encarar o desafio de frente para poder vencê-lo. A sua empresa também foi obrigada a mudar de direção repentinamente? Continue a leitura e descubra 10 lições que a pandemia nos ensinou.

10 lições que a pandemia nos ensinou

Reinvenção do capitalismo

A economia focada no consumo excessivo e o lucro centralizado revelou-se frágil em tempos de pandemia. Certamente os consumidores estão questionadores, cobram cuidados que vão além das paredes físicas e cabe às empresas descobrirem como vão se reinventar nesse contexto.

Consumo

Com a recessão econômica, a tendência é que a aquisição de produtos e serviços não essenciais seja revista. Assim, as empresas terão que encontrar soluções para sobreviverem a esse novo comportamento.

Rede de apoio

Surpreendentemente, os empresários estão compartilhando seus conhecimentos de forma gratuita através das lives durante a pandemia. 

Esse movimento trouxe à tona o prazer de aprender sobre novas áreas de conhecimento.

Responsabilidade social

Profissionais do mundo todo olharam para seus gestores em busca de esperança e as respostas estão separando as empresas de sucesso. Desta forma, características como a capacidade de adaptação, inclusive a ambientes físicos ou digitais, está sendo um requisito essencial quando o assunto é gestão de pessoas.

Entretanto, os colaboradores também estão sendo cobrados na busca por soluções efetivas, ao invés de ficarem esperando por ordens dos gestores.

Saúde física e mental

As pessoas continuam alertas sobre o medo de contaminação pelo vírus e também temem por perderem seus empregos, fazendo com que toda essa instabilidade agrave casos de saúde mental.

Além disso, as empresas terão que adaptar seus espaços físicos, benefícios aos consumidores e modelos de gestão.

Home office

Home office é uma das lições da pandemia
Home office é uma das lições da pandemia

A tendência é que o trabalho presencial se torne necessário apenas em momentos específicos. Contudo, é um desafio encontrar conexão entre as equipes à distância. Aliás, a tecnologia entra nesse contexto como uma importante aliada e excelente oportunidade para as empresas.

Concorrência

Grandes e pequenas empresas concorrentes se uniram em prol de movimentos sociais que ajudam famílias vulneráveis e impactadas pela crise econômica ou hospitais que combatem o vírus na linha de frente. De certa forma, esse diferencial será lembrado pelos consumidores.

Comunicação

As notícias falsas têm sido um grande obstáculo para que o Brasil lide com a pandemia. Por isso, os consumidores percebem o valor da comunicação clara e honesta. Então, não tente enganar o seu cliente!

Ciência

A importância da ciência e das novas tecnologias é o assunto do momento, justamente porque todos contam com elas para frear a pandemia. Assim, as empresas que investirem em novos projetos nesse momento irão redesenhar a forma como o mundo viverá daqui para frente.

Digital

Não tem mais como fugir do digital! 

Empresas do mundo todo estão revendo seus modelos de negócio e incluindo softwares e aplicativos no investimento para poderem se manter vivas.

Sistema ERP KCMS

O sistema ERP em nuvem da KCMS é um software que reúne ferramentas de gestão, dados e processos em uma única plataforma.

Assim, ele conta com relatórios em tempo real do inventário de estoque, emissão de notas fiscais, entre outras informações financeiras. 

É um sistema tão completo que também conta com inteligência artificial que te ajuda a prever o faturamento da sua empresa em um determinado período de tempo.

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Como controlar o capital de giro durante a crise

Das maiores até as menores, todas as empresas precisam de uma reserva financeira para operar as atividades. Principalmente no cenário de pandemia do novo coronavírus, o controle do capital de giro é essencial para enfrentar a crise econômica.

Durante o período de instabilidade econômica, os recursos em caixa funcionam como uma reserva para cobrir as despesas. É por isso que a preservação do capital de giro é fundamental sobretudo para micro, pequenas e médias empresas, que não têm muito fôlego financeiro.

Primeiramente é preciso diferenciar as empresas que faturam antecipado ou que possuem receita recorrente das que recebem meses depois ou de forma parcelada. Normalmente, o primeiro caso tem necessidade menor de capital de giro, enquanto o segundo precisa de valores maiores em caixa para cobrir as despesas.

Desta forma, calcular e controlar o capital de giro é uma das tarefas mais importantes na gestão financeira empresarial. Afinal, para não perder dinheiro, é preciso gerir bem esses valores.

O que é capital de giro

Toda empresa tem gastos mensais fixos: aluguel, água, energia elétrica, pagamento de funcionários, entre outros. O capital de giro serve justamente para arcar com tudo isso, independente de quando irá receber a receita.

No cenário de crise, ele garante que a empresa se mantenha sem a necessidade de recorrer a empréstimos.

Como controlar o capital de giro

Para enfrentar a crise financeira, você precisa se atentar ao planejamento financeiro da sua empresa.

Inicialmente, esteja atento às contas a pagar e receber. Isso significa controlar rigidamente o fluxo de caixa. Por isso, é essencial saber quanto a empresa tem disponível para arcar com os custos, considerando a redução nas vendas.

Custos

Você já revisou de forma criteriosa os custos do seu negócio?

De nada adianta você comprar muito e ficar com o estoque parado. A redução do faturamento exige uma redução dos gastos para não comprometer a saúde financeira da empresa.

Planejamento a longo prazo para definir o capital de giro

Durante uma crise, medidas emergenciais devem ser tomadas diariamente, mas não se esqueça de planejar o longo prazo. 

Sendo assim, já esteja atento às medidas necessárias para a retomada financeira do seu negócio e defina o capital de giro para colocar tudo nos eixos novamente.

Inadimplência

Provavelmente você deve ter notado que aumentou o número de clientes inadimplentes, além da redução nas vendas. Isso é esperado porque a crise afeta a população geral.

Desta forma, projete seu financeiro de uma forma mais realista para os próximos meses. Também estime quanto será necessário para cobrir a inadimplência.

Linhas de crédito

Avalie a possibilidade de obter linhas de créditos oferecidas pelo governo e bancos durante a crise. No entanto, tenha cautela em relação ao empréstimo, por conta das altas taxas de juros. Só o faça em último caso.

Aliás, antes de solicitar crédito, faça um planejamento sólido para evitar a sua própria inadimplência.

Você ainda pode renegociar dívidas, fortalecer a política de cobrança e negociar preços com parceiros e fornecedores.

Sistema ERP KCMS

O sistema ERP em nuvem da KCMS é um software que reúne ferramentas de gestão, dados e processos em uma única plataforma.

Assim, ele conta com relatórios em tempo real do inventário de estoque, emissão de notas fiscais, entre outras informações financeiras. 

É um sistema tão completo que também conta com inteligência artificial que te ajuda a prever o faturamento da sua empresa em um determinado período de tempo.

Outra funcionalidade do ERP é o Pede+, um aplicativo de delivery livre de cobrança de custos e taxas, desenvolvido para ajudar nas vendas do seu negócio de uma maneira prática e digital.

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Saiba quais são as funções administrativas essenciais para implantar na sua empresa

Planejamento, organização, direção e o controle são necessários para garantir a longevidade e a estabilidade de um negócio. Mas você sabe como aplicar as funções administrativas essenciais para uma empresa?

Primeiramente, ter administração de qualidade é investimento no crescimento da empresa. Caso as funções administrativas não sejam aplicadas de maneira eficaz, a organização pode sofrer com as consequências, como não ter recursos financeiros para sustentar o funcionamento do negócio.

Independentemente do tamanho da empresa, as principais funções administrativas são: planejar, organizar, dirigir e controlar. Contudo, em cada uma delas encontram-se outras tarefas a serem realizadas no dia a dia.

Funções administrativas essenciais: Planejar

É o momento em que o administrador define quais são os objetivos da empresa e estabelece os meios para alcançá-los. Dentro de um negócio, as ações não devem ser tomadas por improviso, tudo tem que ter um motivo.

Nesta etapa, deve ser levada em consideração uma análise do cenário futuro do mercado em que a empresa se encontra. A seguir, os objetivos são comunicados aos funcionários.

Desta forma, o planejamento traça um caminho seguro para conseguir atingir os resultados desejados.

Organizar

Organização é uma das funções administrativas

Posteriormente, é hora de organizar as metas para torná-las reais. Analise os recursos materiais e humanos disponíveis na empresa, assim, você os utilizará de maneira estratégica.

Este é o momento de delegar tarefas aos departamentos e profissionais adequados. Então, a realização dos objetivos será possível. Nesta etapa, o bom conhecimento sobre os processos produtivos da empresa é uma característica importante.

Funções administrativas essenciais: Dirigir

Você já ouviu que nem todo administrador é um líder?

Neste ponto da administração entra a capacidade do líder em mobilizar os recursos humanos para que os resultados sejam alcançados. Entretanto, não se trata apenas de distribuir tarefas, mas sim de motivar os funcionários de maneira positiva.

Um líder precisa de muita inteligência emocional para perceber as emoções dos funcionários e também comunicar de forma assertiva as suas próprias.

Assim, você vai supervisionar o trabalho dos funcionários para que tudo saia como planejado. Para o trabalho render, eles precisam estar satisfeitos e a sua missão é fazer isso sem prejudicar as finanças da empresa.

Controlar

Por fim, entra a função de controlar. É hora de ver o que deu certo, solucionar rapidamente o que não saiu como esperado do plano estabelecido e então reduzir os danos.

Esta etapa envolve a criação de padrões de desempenho, medição de resultados, comparação entre o esperado e o realizado, possíveis ações corretivas, entre outras tarefas. Além disso, a vigilância do líder é fundamental para ajustar, comunicar, reparar e alocar as tarefas previstas.

Aliás, não esqueça de que não é possível focar em somente uma função administrativa, pois elas devem andar juntas para proporcionar o sucesso da empresa.

Sobretudo, um ponto de apoio do empresário é contar com um bom software de gestão que o ajude a ter uma avaliação fidedigna do que está acontecendo na empresa. Desta forma, a boa capacidade de análise e observação é essencial para interpretar os relatórios de desempenho.

Sistema ERP KCMS

O sistema ERP da KCMS é um software que reúne ferramentas de gestão, dados e processos em uma única plataforma.

Assim, ele conta com relatórios em tempo real do inventário de estoque, emissão de notas fiscais, entre outras informações financeiras. 

É um sistema tão completo que também conta com inteligência artificial que te ajuda a prever o faturamento da sua empresa em um determinado período de tempo.

Outra funcionalidade do ERP é o Pede+, um aplicativo de delivery livre de cobrança de custos e taxas, desenvolvido para ajudar nas vendas do seu negócio de uma maneira prática e digital.

Aliás, esse aplicativo já tem mais de 210 mil consumidores no Brasil fazendo pedidos. Ative o seu Pede+ agora mesmo!

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Por que utilizar um software de gestão em nuvem?

O cenário de pandemia mudou a estratégia de grande parte dos negócios mundialmente, de forma com que a transformação digital se tornou essencial para reduzir as interações físicas entre as pessoas. É nesse contexto que o software de gestão em nuvem (cloud) entra como uma excelente alternativa para agilizar e organizar as empresas.

Primeiramente, a computação em nuvem é o fornecimento de serviços de computação pela internet, seja por servidores, sistemas de gestão, armazenamento, banco de dados, entre outras opções. 

Assim, as empresas têm acesso às informações mais rapidamente e de qualquer lugar, sem precisar investir muito em infraestrutura e outros gastos operacionais. Basta ter conexão com internet para acessar os dados da sua empresa.

Tipos de nuvem

Existem três tipos diferentes de nuvem para computação, sendo que cada um tem as suas vantagens. Por isso, é preciso entender quais são as necessidades da sua empresa antes de escolher o seu.

Nuvem pública

Pertence a um provedor público, ou seja, toda a infraestrutura de suporte é de um provedor terceirizado de nuvem, que também gerencia ele.

Nuvem privada

Normalmente é usada por empresas que têm informações confidenciais, isso porque é uma mais segura e toda a infraestrutura é hospedada dentro da própria companhia.

Nuvem híbrida

É a mistura das duas anteriores, desta forma, possui provedores públicos e privados. É recomendada para quem precisa de acessibilidade, mas que também tem que armazenar dados confidenciais.

Vantagens do armazenamento por nuvem

Quando você contrata um sistema em nuvem, a preocupação com esse setor da empresa é passada para quem tem a obrigação de cuidar disso. Se houver alguma dificuldade, basta entrar em contato com o SAC da fornecedora para resolver. Além disso, há outros benefícios:

Flexibilidade

Ao contratar um serviço que não funciona em nuvem, é necessário instalar o sistema nos dispositivos. No entanto, o software on-line é muito mais prático, pois pode ser acessado em qualquer local e em qualquer horário, por meio do acesso ao site com login e senha.

Com um sistema em nuvem, todas as informações da sua empresa poderão ser acessadas, ainda com extração de relatórios e facilidade nas tomadas de decisões.

Redução de custos

Investir em um software de gestão em nuvem não gera necessidade de gastar com um servidor interno, porque o serviço estará terceirizado. Além do mais, ao escolher uma empresa com expertise na área, os riscos de uma falha impedir o funcionamento do seu negócio serão mínimos.

Aliás, os computadores da sua empresa poderão ter uma configuração mais simples, porque tudo será executado on-line. Portanto, não é preciso de nada muito robusto, já que o operacional será feito pela terceirizada.

Sem custos altíssimos de um data center interno, você ainda economiza com energia elétrica e manutenção de computadores. 

Segurança

O armazenamento em nuvem coleta os dados sem a preocupação das máquinas quebrarem ou de queda de energia. Embora os backups sejam automáticos, não é necessária a substituição dos dispositivos de armazenamento.

Pensando nisso, a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) trouxe à tona a questão da proteção dos dados e essa é a maior preocupação das empresas que oferecem serviços em nuvem. 

Desta forma, a fornecedora de serviços em nuvem é obrigada a ter práticas de segurança com hierarquia robusta, criptografia, permissões corretas, entre outros protocolos internacionais para proteger os dados dos clientes. 

Sistema ERP KCMS

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O sistema ERP em nuvem da KCMS é um software que reúne ferramentas de gestão, dados e processos em uma única plataforma.

Assim, ele aumenta a produtividade ao simplificar o acesso às informações, tais como inventário de estoque, emissão de notas fiscais entre outras informações financeiras. 

É um sistema tão completo que também conta com inteligência artificial que te ajuda a prever o faturamento da sua empresa em um determinado período de tempo.

Essa tecnologia ainda permite usufruir das inovações e das funcionalidades com segurança, melhoradas constantemente pela KCMS.

Pede+

O Pede+ é um uma das atualizações da KCMS e está disponível para todos os usuários do sistema. É um aplicativo de delivery livre de cobrança de custos e taxas, desenvolvido para ajudar nas vendas do seu negócio de uma maneira prática e digital.

Aliás, esse aplicativo já tem mais de 210 mil consumidores no Brasil fazendo pedidos. Ative o seu Pede+ agora mesmo!

Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Fale com um especialista!

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