4 ferramentas gratuitas para ajudar negócios de alimentação

A crise do coronavírus trouxe transformações nas prioridades dos consumidores e das empresas. A inovação entra nesse contexto como uma oportunidade para os empresários reforçarem seus diferenciais competitivos e saírem ainda mais fortes. Pensando nisso, reunimos 4 ferramentas gratuitas para ajudar os negócios de alimentação. 

Assim, a lista a seguir pode te ajudar no processo de inovação e na avaliação de novas oportunidades de negócios nesse cenário que pede por diversificação e transformação digital.

Veja 4 ferramentas gratuitas para ajudar negócios de alimentação

Canva

Já que a presença nas redes sociais é fundamental, o Canva surge como uma ferramenta para te ajudar a fazer as artes para as postagens. Ele é intuitivo e serve até para quem não tem habilidades em design gráfico. 

Além disso, ele permite a criação de posts de mídias sociais, apresentações, pôsteres e outros conteúdos visuais, além de integrar milhões de imagens, fontes e ilustrações. Cadastre-se agora mesmo para utilizar o Canva.

EmConta

Esta nova plataforma do Sebrae permite que o empresário conheça, compare e encontre as melhores soluções em serviços financeiros, de forma com que tenha orientação sobre o que é mais adequado para cada negócio. A ferramenta compara de acordo com o perfil e  as necessidades da empresa. Conheça o EmConta!

Sebrae Canvas

O Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, é uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. Desta forma, a ferramenta gratuita do Sebrae permite a criação do seu modelo de negócio, deixa o projeto mais visual e tira as suas ideias do papel. Veja como o Sebrae Canvas funciona!

Pede+

O Pede+ é um aplicativo de delivery livre de cobrança de custos e taxas, desenvolvido pela KCMS justamente para ajudar nas vendas do seu negócio de uma maneira prática e digital.

Aliás, esse aplicativo já tem mais de 3 mil empresas cadastradas no Brasil. Ative o seu Pede+ agora mesmo!

Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Fale com um especialista!

0 Read More

KCMS ajuda: Tudo sobre marketing para delivery de restaurantes

O delivery vem sendo a única forma de vendas para estabelecimentos comerciais do Brasil há três meses e enquanto a pandemia não passar as pessoas vão continuar receosas para sair de casa. Desta forma, pensando em ajudar as pequenas empresas, o CEO da KCMS, Kerler Chaves, deu uma aula com tudo sobre marketing para delivery de restaurantes.

Por isso, reunimos aqui um resumo para você ficar por dentro do que rolou nesse encontro. Confira agora mesmo!

Tudo sobre marketing para delivery de restaurantes

Quem já atuava no delivery acabou até aumentando as vendas, mas os comerciantes que não estavam nessa área sofreram até conseguir estabelecer as contas.

O mercado de food service está cheio de opções, de forma com que não basta apenas ser bom, assim, é preciso ser diferente para sobreviver à concorrência e à crise.

O seu restaurante possui algum diferencial? Comunique-o e seja uma referência para os seus clientes! Para isso, é preciso ter marca e imagem bem construídas, aliás, isso já começa na fachada, porque quando você passa em frente de um comércio cria-se memória.

Principalmente neste momento, o grande desafio das empresas é transformar os clientes em fãs, ou seja, pessoas que defendam a marca. Então, é preciso se conectar! Por exemplo, conte a história do seu restaurante e faça com que o seu público sinta-se bem-vindo.

Caso de marketing para restaurantes

O CEO da KCMS percebeu que os restaurantes que só atuavam em venda presencial, mas tinham uma marca muito bem fortalecida, conseguiram aumentar o volume de vendas depois que passaram pela transição para o delivery. 

Como isso é possível? Quando essas empresas falaram para os clientes que já conheciam a marca que as vendas seriam por delivery, as compras continuaram normalmente e ainda conquistaram novos consumidores pelas plataformas digitais.

Mas como fazer o marketing para restaurantes na prática?

Experiência

Primeiramente, foque na satisfação do cliente, superando sempre as suas expectativas. A experiência positiva fará com que ele se lembre sempre da sua marca, seja para si mesmo ou para indicá-la para um amigo. 

A experiência do consumidor foca muito nossos 5 sentidos. Mesmo que por delivery seja mais difícil, não é impossível. O atendimento já começa no telefone ou no aplicativo que faz o pedido, tenha cuidado com esses canais e também estabeleça um padrão de excelência. 

Além disso, a embalagem com o produto pode demonstrar cuidado e o atendimento do motoboy também pode ser padronizado. No entanto, não adianta você demonstrar uma empresa perfeita se a qualidade do produto não acompanhar.

Offline

Marketing offline

O Marketing Offline abrange todas ações de divulgação que não envolvem o universo digital, tais como:

  • Ponto de venda;
  • Cardápio impresso ou digital: preste atenção na descrição do produto, nas fotos e na qualidade do material;
  • Embalagem: foque em opções que valorizam o seu produto;
  • Box dos entregadores: coloque etiquetas para divulgar a marca nas ruas;
  • Folder: muito utilizado para divulgar promoções;
  • Outdoor: se bem elaborado, causa impacto positivo.

Online

Marketing online

A comunicação no ambiente digital amplifica os formatos das mensagens, que podem ser trabalhadas como imagens, artigos, vídeos, áudios ou até mesmo como uma mistura entre eles. 

Com isso, a empresa encontra um público interessado maior. Há um ditado na comunicação que diz que estar em quatro vitrines é melhor do que estar em uma, desde que o seu consumidor esteja no lugar onde você está sendo exibido.

Para se conectar com o seu público, é importante você estar nas principais redes sociais do Brasil, que são: Instagram, Facebook e WhatsApp, além de utilizar recursos do Google e do TripAdvisor. Explicamos a seguir:

Google Meu Negócio

É uma ferramenta gratuita que facilita que uma empresa seja encontrada na rede de pesquisa do Google e do Google Maps. Desta forma, ficam disponíveis para o usuário informações como localização, horário de funcionamento, produtos, serviços, fotos e promoções.

Vá até a página inicial do Google Meu Negócio e coloque já a sua empresa no mapa!

Instagram

É uma das redes sociais que mais cresce entre o público ativo na internet. Fique atento às fotos chamativas, paletas de cores organizadas, textos assertivos curtos e também utilize hashtags.

Principais recursos:

  • Feed: local em que os conteúdos postados ficam armazenados.
  • Stories: seus conteúdos são visualizados por 24h, mas podem ser guardados nos destaques do seu perfil. Dentre seus recursos estão: lembrete, enquete, quiz, chat e figurinhas.
  • IGTV: é o canal de armazenamento de vídeos que ultrapassam 1 minuto.

Crie a sua conta comercial no Instagram agora mesmo!

Facebook

É a rede social mais presente entre os brasileiros e possui ferramentas para contas jurídicas. Através das páginas, as contas ainda podem fazer anúncios por uma plataforma específica e de acesso gratuito.

Os recursos mais famosos do Facebook são:

  • Possibilidade de compartilhar conteúdo;
  • Opção de chat: pode ser usado com automação;
  • Venda direta pelo Facebook através do Marketplace;
  • Botão “Comprar” que direciona para o seu app de delivery.

Além disso,  não esqueça de inserir informações na página “Sobre”: horário de funcionamento,  categoria, número de telefone, história, etc. E, assim como no Instagram, capriche nas imagens e nas legendas!

Saiba mais sobre o Facebook para empresas já!

WhatsApp Business

Em todo o mundo, o WhatsApp já ultrapassou a marca de 2 bilhões de usuários ativos. Ele ainda conta com a ferramenta Business para pequenas e médias empresas, onde é possível:

  • Criar um catálogo para exibir seus produtos e serviços;
  • Se conectar com seus clientes facilmente;
  • Recursos que automatizam, classificam e agilizam suas respostas a mensagens.

Ative o seu WhatsApp Business agora mesmo!

TripAdvisor

Viajantes do mundo todo usam o site TripAdvisor para tomar decisões relacionadas aos restaurantes que vão visitar em seus passeios. É possível cadastrar o seu estabelecimento gratuitamente e também utilizar as ferramentas disponíveis para chamar a atenção dos internautas.

Crie o perfil da sua empresa no TripAdvisor!

Tem mais coisas sobre marketing que eu preciso saber?

SIM! O universo das vendas está se ampliando cada vez mais e é necessário se manter atualizado. Além de tudo isso, você pode turbinar as suas publicações nas redes sociais com anúncios e segmentar de acordo com o público que você pretende atingir!

Pede+ é o seu delivery sem taxas!

O Pede+ é um aplicativo de delivery livre de cobrança de custos e taxas, desenvolvido pela KCMS justamente para ajudar nas vendas do seu negócio de uma maneira prática e digital.

Quando você tem o seu próprio aplicativo, como o Pede+, tudo está sob o seu controle, inclusive a divulgação. Com isso, o estabelecimento passa a fazer um relacionamento com o cliente mais verdadeiro, facilitando a fidelização e a divulgação de novos produtos e promoções.

Esse aplicativo já tem mais de 3 mil empresas cadastradas no Brasil. Ative o seu Pede+ agora mesmo!

Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Fale com um especialista!

0 Read More

Como liderar a sua empresa durante a crise econômica?

É inevitável olhar a crise econômica pelo lado ruim, ainda mais quando ela abrange a saúde, assim como o coronavírus. É neste cenário que o papel do líder é essencial para conduzir a equipe e reduzir os impactos no negócio. E então, você sabe como liderar durante a crise?

De acordo com Gene Klann, autor do livro “Crisis Leadership”,  o objetivo do líder é reduzir as perdas e manter o funcionamento da empresa durante a crise. Ele também acredita que o caráter mais profundo do líder é revelado durante eventos traumáticos.

“Uma crise pode expor rapidamente os pontos fortes e fracos ocultos de um líder”, aponta o autor.

No cenário atual de pandemia, os empresários estão vendo o faturamento caindo e têm vários desafios para gerenciar os recursos humanos. Saiba agora como liderar a sua empresa durante a crise econômica!

3 ações para liderar com eficiência

Comunique-se

Todos sabem que está acontecendo uma pandemia global e têm algum conhecimento sobre os impactos na economia. Não minimize a crise!

Seja proativo e tome a iniciativa para resolver os problemas da sua empresa. Comunique aos seus funcionários quais medidas está tomando, com honestidade, humildade e confiança.

Neste momento, não dá para ignorar a comunicação interna. Repita o envio dos comunicados para fixar na mente de todos, por exemplo, questões relacionadas ao trabalho remoto, novas definições de prioridades comerciais, cortes orçamentários e também o estímulo dos hábitos de higiene.

Procure informações em meios confiáveis

É responsabilidade do líder trabalhar com informações de fontes seguras. Se conecte a instituições oficiais para buscar conselhos sobre como se preparar e tomar ações para a sua empresa.

Depois disso, compartilhe com os seus colaboradores pelos meios usuais de comunicação da empresa para que todos se mantenham atualizados.

Esta atitude ajuda a reduzir o estresse causado pelo desconhecido, pois as pessoas gostam de saber que podem contar com um líder responsável, atento e confiável.

“Quando as informações sobre o que está acontecendo são escassas ou inexistentes, as pessoas voltam a fofocar e a espalhar boatos e também tendem inventar coisas”, destaca Klann.

Mas, como se comunicar? Se não for possível por meio presencial, faça reuniões virtuais com todos da equipe ou membros específicos. No entanto, tome cuidado para não exagerar no número de encontros virtuais e não se estenda sem necessidade.

Esteja presente e dê o exemplo

Como liderar durante a crise

Se você não tem uma postura responsável como líder, não espere que os seus colaboradores tenham também.

Além disso, como nem sempre é possível conversar com todos os funcionários, informe a todos como eles podem acessá-lo. Eles precisam ouvir o líder com frequência de forma com que se sintam incentivados e confiantes de que a empresa está sob controle.

Por fim, no meio de uma crise, o líder deve ter um papel ativo em tranquilizar os colaboradores, criar soluções e conduzir a empresa. Assuma o comando do seu negócio!

Venda por delivery sem custos!

O lançamento mais recente da KCMS é o Pede+, um aplicativo de delivery livre de cobrança de custos e taxas, desenvolvido justamente para ajudar nas vendas do seu negócio de uma maneira prática e digital.

Esse aplicativo já tem mais de 3 mil empresas cadastradas no Brasil. Ative o seu Pede+ agora mesmo!

Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Fale com um especialista!

0 Read More

Como preparar o seu restaurante para a abertura pós-covid

Higiene sempre foi o ponto de atenção para quem trabalha no setor de food service. Mesmo com as operações focadas em delivery e retirada, você já sabe como preparar o seu restaurante para a abertura pós-covid? Desta forma, vai atrair consumidores com segurança.

É necessário redobrar os cuidados na operação de cozinha, salão e demais ambientes, além de evitar as relações entre as pessoas. Ainda deve estabelecer novas regras de convivência entre funcionários e clientes.

Veja como preparar o seu restaurante para a abertura pós-covid:

Instalações

Primeiramente, repense a capacidade de público do seu estabelecimento de food service, respeitando as recomendações de saúde do seu município. 

  • A separação mínima entre as cadeiras ocupadas deve ser de um metro ou de dois metros entre as mesas;
  • Marque um X nas mesas que não devem ser ocupadas para garantir a separação ou remova as mesas.

Com o fim de evitar aglomerações, realize o controle de entrada e saída dos clientes. Enquanto isso, estabeleça o distanciamento de um metro entre as pessoas nas filas.

Também promova o distanciamento para o pessoal da cozinha dividido em turnos. Para facilitar, faça marcações no chão com a distância.

Já é comum nos estabelecimentos, mas não esqueça de disponibilizar álcool em gel 70% para os clientes, na entrada e em pontos estratégicos do estabelecimento.

Higienização

Preparar o restaurante para a higienização

Certamente, reforce a higienização do piso e de superfícies de contato com detergente e sanitizantes adequados. Assim, mesas e cadeiras dos clientes devem ser higienizadas após cada refeição.

Além disso, as lixeiras devem ter tampa e pedal e também precisam ser mantidas higienizadas.

Os banheiros devem ser limpos de hora em hora a fim de que as saboneteiras dos lavatórios dos clientes e colaboradores sempre estejam abastecidos de sabonete líquido e os toalheiros com papel toalha descartável.

Não só reforce boas práticas na cozinha como também reserve um espaço especial para higienização prévia dos alimentos crus. 

Utilize produtos específicos ou use  água sanitária na proporção de 10 ml para 1 litro de água. No entanto, veja no rótulo se pode ser usada para alimentos. Deixe os alimentos na solução por 10 minutos e depois enxágue em água corrente.

Tente manter a ventilação natural do ambiente. Contudo, se o uso de ar-condicionado for necessário, limpe os filtros diariamente.

Pagamento

  • Organize a fila de pagamento respeitando a distância de um metro entre as pessoas. 
  • Dê preferência ao pagamento com cartões de crédito ou débito, ou por aproximação. 
  • Evite pagamentos em dinheiro, em razão do maior risco de contaminação. 
  • Cubra a máquina de cartão com filme plástico, assim facilita a higienização após o uso. 
  • Instale uma barreira de acrílico no caixa. 
  • Coloque um recipiente com álcool em gel 70% no caixa para clientes.

Orientações para os funcionários

Preparar os funcionários do restaurante

Uma vez que o uso de máscaras pelos colaboradores é um bom hábito, instrua os seus colaboradores sobre a correta utilização, realizando a troca a cada 4h ou sempre que for necessário.

Também incentive que o funcionários vistam uniforme somente no local de trabalho. Para isso, faça reuniões de alinhamento todos os dias e designe um colaborador para repassar as informações principais aos colegas. Além disso, equipamentos de proteção não devem ser compartilhados.

Desse modo, o colaborador deve ser afastado em caso de suspeita de que tenha contraído um problema de saúde. 

Acima de tudo, as pessoas devem ser o centro do seu cuidado. Cuide da saúde física e mental dos funcionários. Esteja próximo para dar confiança e segurança e lembre-se sempre que trabalho em equipe é fundamental. 

Comunique-se com os seus clientes

Não basta somente preparar o seu restaurante e adotar as medidas de segurança, pois os seus consumidores precisam saber o que a empresa está fazendo. Informe-os que o estabelecimento é comprometido com as boas práticas, para que eles se sintam seguros.

Treine a equipe para falar sobre as medidas de segurança, utilize cartazes no salão e nos banheiros. Da mesma maneira, coloque um cartaz alertando que clientes com sintomas não devem permanecer no local. Também faça a comunicação no site e nas redes sociais.

Sistemas para o futuro pós-covid

Os times da KCMS estão constantemente criando novas soluções para atender às necessidades do mercado. O lançamento mais recente é o Pede+, um aplicativo de delivery livre de cobrança de custos e taxas, justamente para ajudar nas vendas do seu negócio de uma maneira prática e digital.

Esse aplicativo já tem mais de milhares empresas cadastradas no Brasil utilizando. Ative seu Pede+ agora mesmo!

Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Fale com um especialista!

0 Read More

Como preparar o seu negócio para o consumidor da era pós-covid

Depois que o governo do Estado de São Paulo iniciou o Plano SP, as empresas ficaram com esperanças e ao mesmo tempo receosas sobre o que será do futuro da economia no Brasil. Mas você sabe quem é o novo consumidor na era pós-covid? Acompanhe a leitura para descobrir!

Primeiramente, o empresário precisa entender e aceitar que aqueles consumidores de antes da pandemia praticamente não existem mais. O isolamento social modificou completamente o comportamento de compra. É preciso se adaptar.

Uma pesquisa da empresa de consultoria empresarial americana McKinsey & Company, publicada em maio, apontou que 80% dos brasileiros estão pessimistas ou inseguros com a economia e 70% estão cortando gastos. 

Isso significa que mudanças nas mentalidades das pessoas ainda estão definindo novos comportamentos para a era pós-covid

Digital onipresente

Digital onipresente na era pós-covid

A pandemia acelerou o processo de digitalização do Brasil e o consumidor começou a realizar atividades online que não imaginava antes. A mesma pesquisa descobriu que 40% das pessoas estão fazendo mais compras online, apesar do corte de gastos. Além disso, 40% pretendem fazer mais compras online, enquanto 35% quer diminuir idas a lojas físicas depois que a pandemia passar.

Com isso, é o momento de questionar sobre a necessidade de lojas físicas e pensar em novas oportunidades de negócios para atender às novas exigências do consumidor.

Consumo repensado

Os cortes de gastos motivados pela insegurança financeira acompanham uma reflexão que já se faz há algum tempo sobre a real necessidade de consumo. A partir disso, a pesquisa da consultora americana revelou que 50% das pessoas das gerações Z e Millenials da Europa estão comprando produtos mais baratos do que antes da pandemia.

Isso releva a necessidade de pensar modelos de negócio acessíveis e a importância da comunicação sobre o valor do produto. Não se esqueça ainda de ficar atento ao que está acontecendo no Ponto de Venda (PDV) da sua empresa!

Infidelidade

Um dos grandes esforços de marketing é sobre a fidelização do consumidor. No entanto, os pesquisadores descobriram que 25% dos brasileiros estão frequentando novas lojas e 30% estão comprando de novas marcas.

Aí está a urgente necessidade das empresas explorarem conexões afetivas com os consumidores e, principalmente, focar naqueles que são leais. Afinal, a sobrevivência do seu negócio depende das compras deles.

Consumo seguro

Espera-se a redução de aglomeração na era pós-covid

Se você tem uma empresa que gera circulação de pessoas, cuidado com a segurança, pois a preocupação com a saúde vai se estender por muito tempo! A limpeza da loja e dos funcionários é extremamente importante. 

Os consumidores também esperam redução de aglomerações e manutenção de políticas de distanciamento social.

Por isso, repense o layout e a rotina do seu estabelecimento para passar a sensação de segurança aos consumidores. Também crie formas de venda e experimentação “sem toque”.

Sistemas para o futuro pós-covid

Os times da KCMS estão constantemente criando novas soluções para atender às necessidades do mercado. O lançamento mais recente é o Pede+, um aplicativo de delivery livre de cobrança de custos e taxas, justamente para ajudar nas vendas do seu negócio de uma maneira prática e digital.

Esse aplicativo já tem mais de milhares empresas cadastradas no Brasil utilizando e a principal vantagem dele é o estreitamento da relação com o cliente, além de fácil divulgação nas redes sociais. Ative seu Pede+ agora mesmo!

Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Fale com um especialista!

2 Read More

Como manter saúde mental nas empresas em um momento de crise?

O sentimento geral de incerteza, pânico e estresse em relação ao futuro afeta empresários e funcionários, fazendo com que a saúde mental seja mais uma preocupação, além da saúde física e financeira.

A pandemia do novo coronavírus também é uma ameaça à saúde mental nas empresas. Por conta do vírus, os países se fecharam em isolamento social, o que afeta diretamente o bem-estar psicológico, levando as pessoas a um estado de solidão.

Um exemplo sobre essa preocupação é uma pesquisa da revista East Asian Arch Psychiatry, que revelou que a última epidemia de coronavírus deixou 42% dos sobreviventes com transtornos mentais. Lembrando que aconteceu entre 2002 e 2003 e causou quase 800 mortes pela Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave). 

No entanto, agora estamos lidando com uma pandemia que já passou de 5 milhões de casos no mundo e causou mais de 340 mil mortes (considerando dados da OMS de 26 de abril de 2020). Por isso essas proporções elevam a preocupação com a saúde mental.

Desafio dos empreendedores para encontrar saúde mental

Manter a empresa fechada, isolar os funcionários e continuar gerenciando o negócio é o estresse dos empreendedores. Isso tudo em um contexto de paralisação da economia.

São despesas se acumulando e receitas diminuindo. Então, como manter o equilíbrio para planejar em longo prazo, em nome da movimentação do mercado?

Em entrevista para a Forbes, a psicóloga clínica Kelly Vincent explicou que pandemias são acionadoras de medo, ansiedade e comportamentos impulsivos. As desordens mentais podem desencadear sintomas físicos como insônia, palpitação, problemas digestivos e fadiga. Por isso é importante cuidar da mente antes que a pessoa chegue a um quadro pior.

Pensando nisso, reunimos dicas de especialistas para te ajudar a cuidar da saúde mental:

Você não está sozinho

Mesmo que você se sinta sozinho neste momento de crise, entenda que todos estão em um cenário de pandemia e a cooperação entre empresários é essencial. Diversas campanhas nas redes sociais foram criadas para buscar apoio ao comércio local.

Ao compartilhar as dificuldades do momento com outros empresários, você pode encontrar soluções criativas para sustentar o seu negócio.

Evite excesso de notícias

Quando você tem acesso a um turbilhão de informações alarmantes e negativas, a mente pode entrar em pânico. É por isso que uma das recomendações da OMS, publicada no guia de saúde mental da Covid-19, é justamente evitar notícias que geram ansiedade e estresse.

Determine horários específicos para checar as notícias mais importantes do dia em fontes confiáveis. Até porque a promoção de fake news tem gerado confusão nas pessoas.

Mantenha uma rotina para a sua saúde mental

Seguir uma rotina organizada, mesmo que trabalhando em casa, é extremamente importante para cuidar da saúde mental. Portanto, mantenha horários de trabalho, de refeições, de contato com a família e um sono regulado. Além disso, você só intensifica a pressão se trabalhar por horas sem descanso.

Por fim, se você estiver apresentando sintomas psicológicos ou até físicos de exaustão mental, não hesite em buscar ajuda especializada com psicólogos.

Se preocupe com os seus funcionários

Preocupe-se com os funcionários

O seu time também precisa de apoio mental, porque eles entendem que tanto as empresas quando os trabalhadores estão passando por dificuldades financeiras. Por isso, não exagere nas cobranças por resultados. Segundo a CLT, toda empresa é obrigada a manter o ambiente de trabalho seguro e o bem-estar de todos.

Nosso compromisso é com você!

É preciso ter equilíbrio emocional para ter controle sobre o seu negócio. E a KCMS está com você neste momento de crise.

Nosso time desenvolveu o Pede+, um aplicativo de delivery livre de cobrança de custos e taxas, justamente para ajudar nas vendas do seu negócio. A principal vantagem dele é o estreitamento da relação com o cliente, além da de fácil divulgação nas redes sociais. Ative seu Pede+ agora mesmo!

Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Fale com um especialista!

2 Read More

Presença digital: como divulgar restaurantes nas redes sociais

A comunicação no ambiente digital amplifica os formatos das mensagens, que podem ser trabalhadas com vídeos, imagens, artigos ou até mesmo uma combinação entre os formatos. É comum que as empresas do food service queiram utilizar as redes sociais para divulgarem os pratos. Pensando nisso, a KCMS reuniu dicas de como divulgar restaurantes nas redes sociais!

Mas por que divulgar meu restaurante nas redes sociais?

Primeiramente, as redes sociais são os maiores canais de produção e distribuição de conteúdo na atualidade e a presença das empresas nesses ambientes é indiscutível. Aliás, quem não aproveita as mídias digitais com certeza está perdendo espaço para os concorrentes e jogando fora a oportunidade de atingir novos públicos.

Embora o marketing digital tenha ganhado cada vez mais espaço, ele também é uma alternativa efetiva de gerar vendas. Uma pesquisa da Tomoson revelou que a cada U$1 investido em marketing de influência, as empresas ganham U$6,50. Os pesquisadores também descobriram que esse é o canal de aquisição de clientes que mais cresce no mundo.

Quais redes sociais eu devo priorizar?

Redes sociais

Você precisa estar onde o seu público estiver: certamente, esse é o lema da propaganda!

O Facebook é a rede social mais presente entre os brasileiros, tendo alcançado um público de mais de 120 milhões de usuários no país, segundo um relatório do instituto de pesquisa Statista.

Já o Instagram é a rede social que mais cresce entre o público ativo nas mídias sociais. O engajamento é de 4 a 12 vezes maior do que o engajamento de outras redes sociais, assim como o Facebook, de acordo com dados da Business Insider.

Através das páginas, as contas também podem fazer anúncios por uma plataforma específica e de acesso gratuito.

E agora: como divulgar meu restaurante?

Publique todos os dias nas redes sociais

Obviamente, foque na qualidade dos seus conteúdos, mas também mantenha uma periodicidade nas publicações. Crie um calendário de posts, informando o que vai entrar em qual dia.

Você pode falar sobre os pratos, as promoções, plataformas de delivery disponíveis e como é feita a preparação dos alimentos. Também poste fotos dos clientes e funcionários (com autorização) e da decoração do estabelecimento.

Capriche nas fotos

Capriche nas fotos

Jamais use fotos de bancos de imagens! Por isso, faça as suas próprias fotos! Ainda que os seus pratos sejam saborosos, eles precisam parecer visualmente atraentes e suculentos! A comida precisa ser atrativa para o cliente ter vontade de consumi-la. 

Sendo assim, invista em um local adequado, uma composição bonita e ângulos atrativos para fazer as fotos. O importante é deixar as pessoas com água na boca! No entanto, não exagere nos filtros!

Use os Stories das redes sociais

As pessoas vêem os Stories o tempo todo e gostam de interagir com eles! Use recursos de enquetes, gifs, locais, sticks e tudo que for possível para deixar a imagem atrativa. Novamente, cuidado com excessos!

Ou também: está com dúvidas sobre qual é o prato preferido do seu público para você fazer uma promoção? Peça para eles votarem por enquete! Envolva os seus consumidores para fidelizá-los!

Crie uma conta no Google Meu Negócio

Google Meu Negócio

Quando você está com fome, qual é o 1º lugar que busca? O Google é a plataforma de busca mais acessada no mundo e o seu negócio precisa estar lá também! Coloque informações de funcionamento, botão para entrar em contato, peça para os seus clientes avaliarem e veja o resultado! Além disso, a ferramenta é gratuita!

Faça seus seguidores acharem que são especiais

Publique ofertas exclusivas para os seguidores por meio de cupons de desconto, faça sorteios de pratos especiais e estimule o compartilhamento e indicações dos posts. Isso porque essas publicações adicionam entusiasmo e motivam as pessoas a participarem da vida da marca.

Seja consistente online e offline

A imagem que está sendo vendida sobre o seu negócio nas redes sociais corresponde ao que os clientes esperam encontrar, então, cumpra! Caso contrário, eles se sentirão enganados e falarão mal da sua empresa nas redes sociais. Além disso, cuidado para não exagerar nas propagandas. As pessoas gostam de curiosidades e dicas.

Não se esqueça das informações principais

Inclua informações como endereço, horário de funcionamento, telefone, formas de pagamento, opções de delivery. Inclusive, mantenha o seu cardápio atualizado e de fácil acesso nas redes sociais!

Divulgue o seu delivery nas redes sociais

Divulge nas redes sociais

A KCMS desenvolveu o Pede+, um aplicativo de delivery livre de cobrança de custos e taxas, justamente para ajudar nas vendas do seu negócio. A principal vantagem dele é o estreitamento da relação com o cliente, além da de fácil divulgação nas redes sociais. Ative seu Pede+ agora mesmo!

Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar no seu negócio? Fale com um especialista!

0 Read More

Promoção de vendas: como oferecer descontos sem perder dinheiro

Em tempos de crise, é interessante para o consumidor encontrar uma loja com promoção. Este tipo de venda pode ser um aliado para o seu negócio, basta oferecer de uma forma atrativa e sem diminuir o seu lucro. Mas, afinal, como fazer promoção sem perder dinheiro?

As promoções são estratégias comerciais que podem ajudar para atrair novos clientes e fidelizá-los, girar ou zerar o estoque e também para reforçar o caixa. Além disso, os consumidores gostam quando percebem alguma vantagem no preço.

Mas é necessário que a empresa adote uma promoção eficiente. Caso contrário, o negócio terá prejuízo, gerando um efeito oposto do que se pretendia. 

Então, como fazer promoção e garantir o lucro?

Se você trabalha com produtos sazonais, se atente a colocá-los dentro de um planejamento de vendas para evitar o encalhe no estoque. Por isso, é interessante abaixar um pouco o preço dos alimentos do que perder a validade.

Há ainda a possibilidade de promocionar produtos combinados, como combos de itens relacionados. É uma boa estratégia para liberar estoque para encomendas novas ou para a produção de novos produtos. Ou então podem ser feitos brindes, sorteios, entrega de dois itens pelo valor de um e abertura para frete grátis.

Posso fazer promoção com descontos?

Lucro

O cupom de desconto para usar na próxima compra é uma ótima saída, porque aumenta a possibilidade de que o cliente volte a consumir na sua empresa e constrói uma relação entre as partes. 

Considere ainda o desconto progressivo, de forma com que ele será maior com mais produtos comprados. Contudo, antes de abaixar os preços, analise alguns pontos:

Conheça o seu produto

Conheça o seu produto

Ele tem validade? É um dos mais vendidos? Conheça o seu produto para entender se ele deve ser promocionado. Também considere os itens parados no estoque, principalmente para liberar espaço.

Avalie a margem de lucro

Analise seus custos e rendimentos para não sair no prejuízo e acabar vendendo o produto abaixo do preço. Além disso, avalie os pagamentos e se programe para garantir um saldo positivo.

Como planejar a promoção?

Depois da análise financeira, defina quais produtos serão promocionados e qual o valor. É melhor lucrar alguma coisa do que não lucrar nada!

Converse antecipadamente com os fornecedores e funcionários e veja se eles conseguirão dar suporte para um possível aumento no volume de vendas.

Além disso, estabeleça uma data de término da promoção e deixe claro para os clientes. Uma mensagem como “enquanto durarem os estoques” já vale. 

Faça um planejamento

Por fim, reforce a comunicação da promoção nas redes sociais, com posts no Facebook, stories no Instagram, banners no site, listas de transmissão no WhatsApp e, se possível, com links patrocinados na internet.

Outro ponto que não pode ser esquecido pelos comerciantes é medir os resultados. Infelizmente, nada adianta criar uma promoção eficiente se você não analisar se atingiu o objetivo. A mensuração aponta os acertos e os erros para você aprimorar em uma nova promoção.

Precisa de ajuda para vender por delivery?

A KCMS desenvolveu o Pede+, um aplicativo de delivery livre de cobrança de custos e taxas. Cadastre-se no Pede+ agora mesmo!

Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar no seu negócio? Fale com um especialista!

0 Read More

10 dicas sobre cultura da inovação para implantar na sua empresa

Empresas inovadoras não são, necessariamente, aquelas gigantes tecnológicas do Vale do Silício, nos Estados Unidos. O seu negócio de pequeno e médio porte pode ter cultura da inovação e obter sucesso com isso! Afinal, como instalá-la em nas organizações? Aqui você confere 10 dicas sobre cultura da inovação para implantar na sua empresa.

A cultura da inovação é o ambiente de trabalho cultivado para que os colaboradores acreditem que oportunidades de inovação não vem apenas das lideranças e, inclusive, podem ser propostas por qualquer pessoa. É característica de mercados com mudanças rápidas, onde manter “mais do mesmo” é insuficiente para competir, tornando as inovações essenciais para o sucesso.

Cultura da inovação

O mercado do food service tem passado por grandes mudanças ultimamente. Bares fechados, milhares de demissões, restaurantes, lanchonetes e pizzarias tentando sobreviver com as vendas por delivery e retirada. Isso sem contar com a concorrência e a constante necessidade de melhorar o cardápio para oferecer opções para os diferentes gostos.

Então, como desenvolver uma cultura da inovação?

1 – Incentive a postura

Primeiramente, é preciso sensibilizar e motivar todos os colaboradores para atingir o resultado inovador. Eles precisam estar confortáveis para explorar as iniciativas sem medo de errar, porque é natural que ocorram erros.

O ideal é reforçar que inovar envolve errar e aprender continuamente. Além disso, não tentar nada inovador é o maior risco que uma empresa pode correr.

2 – Contrate pessoas diferentes

Valorize os profissionais que estejam alinhados aos valores da empresa, porém, que não necessariamente pensem igual. Equipes com perspectivas e capacidades diferentes costumam criar um ambiente inovador para resolução de problemas. Além do mais, são os líderes que impulsionam essa inovação por meio de seus colaboradores.

3 – Questione o que está faltando

A sensação de insatisfação de forma moderada é importante para não ser pego de surpresa por uma inovação do concorrente. Incentive seus colaboradores a analisarem o que está faltando e onde está o erro, assim eles apresentam as soluções.

4 – Seja o exemplo da cultura da inovação

O dono de uma empresa precisa ser aberto e acessível a todas as ideias, isso incentiva os colaboradores a compartilhar os insights. Crie espaços dentro das reuniões para discutir a inovação. Contudo, não tolere deboches das ideias dos colaboradores.

Na KCMS nós fazemos reuniões semanais com todos os colaboradores para apresentar resultados e propor novas soluções para problemas reais. Isso gera um ambiente de confiança entre todos.

5 – Tenha um processo

Um processo que todos entendam facilita a geração de novas ideias. Os funcionários se sentirão encorajados, se souberem que as propostas serão consideradas. Pensar fora da caixa significa oferecer um espaço propício para o debate de ideias. Esse cronograma pode ser definido durante as reuniões, por exemplo.

6 – Controle os resultados

As empresas com cultura de inovação devem medir os resultados com dados sobre o valor comercial das propostas, quão sustentável é, quais novas ideias foram apresentadas e quantas realmente foram executadas.

7 – Cuidado com as falhas

As falhas acontecem quando os colaboradores não fazem perguntas suficientes, quando se julga logo que determinada ideia não é viável ou ainda quando os planos são considerados muito caros. Mas isso não significa que o erro seja ruim, pois ele faz parte do processo de inovação, desde que se aprenda com ele e sejam construídas novas propostas.

8 – Não confunda cultura da inovação com falta de resultados

A cultura de inovação não é o mesmo que negligenciar resultados. A liberdade para pensar e questionar faz parte do processo, mas é preciso cobrar as entregas para a empresa. Investir em inovação é incerto em partes, mas gastar dinheiro sem objetivos é um erro gravíssimo.

9 – Reconheça as colaborações

Saiba reconhecer as colaborações inovadoras, principalmente depois da ideia ser transformada em algo concreto para a empresa. Certamente, essa ideia levará algum retorno financeiro para a empresa. Por isso, não se esqueça de valorizar quem tornou isso possível, até porque essa atitude motiva os outros funcionários também.

10 – Cultura da inovação em um caso de sucesso

Pede+

O Pede+ nasceu das ideias inovadoras que o time da KCMS está sempre propondo. É um aplicativo de delivery livre de cobrança de custos e taxas, desenvolvido para ajudar as empresas de food service venderem seus produtos durante a quarentena.

Basicamente, a ideia já estava no papel antes da pandemia do novo coronavírus, mas quando a quarentena começou a KCMS teve que agir rapidamente para entregar a solução. Menos de duas semanas depois, mais de mil empresas do Brasil já estavam usando o sistema.

Além disso, continuamente os colaboradores estão propondo melhorias para o aplicativo, a fim de deixá-lo cada vez mais completo para os usuários. Cadastre-se no Pede+ agora mesmo!

Por fim, implementar uma cultura de inovação em seu negócio faz com que a empresa tenha credibilidade com os clientes, ou seja, gera rentabilidade também. E o mais importante: você terá os colaboradores motivados e dedicados para contribuir com o sucesso do seu negócio!

Então, está pronto para aproveitar as ideias inovadoras dos seus funcionários? 

Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar no seu negócio? Fale com um especialista!

0 Read More

Tudo que você precisa saber sobre o Pede+

O Pede+ é um aplicativo de delivery livre de cobrança de custos e taxas, desenvolvido pela KCMS para ajudar as empresas de food service venderem seus produtos durante a quarentena.

No entanto, muita gente ainda tem dúvidas sobre o Pede+, desde o funcionamento até a divulgação do aplicativo. Por isso, reunimos aqui tudo que você precisa saber para aproveitar ao máximo essa tecnologia!

Como funciona o Pede+?

Ele é um aplicativo que dispensa instalação. Então, cada estabelecimento tem o seu link personalizado para disponibilizar os seus produtos.

Por exemplo: você tem um restaurante e vai usar o Pede+. Primeiramente, você informa os dados da sua empresa, nome, logo, endereço e horário de funcionamento. Depois, informa o seu cardápio de comidas e bebidas, com fotos, descrições e preços. 

Com o link do seu aplicativo, você divulga o acesso nas suas redes sociais e, com ele, os seus consumidores podem fazer pedidos. Ele solicita as seguintes informações:

  • Dados pessoais do cliente (nome, endereço, telefone para contato);
  • Quantidade de cada pedido;
  • Se precisa de CPF na nota;
  • Se há observações;
  • Qual é a forma de pagamento;
  • Se precisa de troco;
  • Se o pedido é para retirada ou entrega.

Depois de preenchidos, os pedidos são enviados automaticamente para o seu WhatsApp. Ou seja: o cliente clica no link, faz o pedido, que é enviado automaticamente para o estabelecimento, sem precisar instalar nada.

Qual é a diferença entre o Pede+ e os outros aplicativos conhecidos disponíveis?

Esses aplicativos conhecidos funcionam como um market place, de forma com que você é apenas mais um em meio a tantas opções. Você precisa ter a sorte do cliente te escolher. Nessas plataformas, os consumidores não são seus, e sim do aplicativo.

Quando você tem o seu próprio aplicativo, como o Pede+, tudo está sob o seu controle, inclusive a divulgação. Com isso, o estabelecimento passa a fazer um relacionamento com o cliente mais verdadeiro, facilitando a fidelização e a divulgação de novos produtos e promoções.

Além disso, a mais vantajosa diferença entre eles é a taxa! Os aplicativos disponíveis atualmente podem cobrar até 30% do valor da venda, gerando um custo muito grande para os estabelecimentos que só vendem por eles.

Em um momento em que as empresas precisam enxugar custos e aumentar a margem de lucro, fica inviável ter mais esse gasto com aplicativos de delivery. No entanto, a KCMS não indica que as empresas saiam dessa plataformas, que são sim, mais um canal de vendas. Mas, o nosso conselho é: não dependam delas.

O aplicativo é gratuito? Será cobrado depois que a quarentena passar?

Essa tecnologia é gratuita e não será cobrada futuramente, tanto para clientes da KCMS quanto para estabelecimentos que não são. Para melhorar, o aplicativo dá um Ponto de Venda (PDV) que pode ser instalado em tablets, smartphones, notebooks ou PCs. Com esse sistema, a empresa pode atender os consumidores no balcão de forma rápida e prática. Ele ainda tem armazenamento em nuvem e inteligência artificial.

Como divulgar o Pede+ do seu estabelecimento?

Com o Pede+, o estabelecimento precisa divulgar o seu link personalizado nas redes sociais, para que os seguidores tenham acesso a esse canal de vendas. Por exemplo:

  • Colocar o link na bio do Instagram e na aba “Sobre” da página do Facebook;
  • Fazer posts no Facebook e no Instagram, falando que é possível fazer os pedidos pelo aplicativo;
  • Enviar todos os dias listas de transmissão para os contatos no WhatsApp, falando que o estabelecimento está aberto e as pessoas podem fazer os pedidos pelo link;
  • Configurar mensagem automática no WhatsApp. Assim, quando o consumidor envia uma mensagem, é enviada uma resposta dizendo que os pedidos são feitos pelo aplicativo.

Ao mesmo tempo que você divulga o Pede+ como canal de vendas, a marca da sua empresa também é fortalecida e atrai mais seguidores.

Venda por delivery ou retirada?

Vendas pelo Pede+

O interessante é estimular as duas formas de vendas, no entanto, você pode deixar somente uma delas ou as duas no Pede+. A retirada é interessante por não precisar de esforços com motoboy e, obviamente, precisa seguir um protocolo de higiene para entregar o produto da forma mais segura.

O delivery ainda é muito confortável para as pessoas e precisa ser oferecido pelas empresas. Caso você não tenha motoboy próprio, pode conversar com seus garçons e funcionários que não estão com muita demanda para ajudarem na entrega dos pedidos. Atualmente, também existem cooperativas que indicam motoboys.

O Pede+ oferece relatórios de vendas?

Sim! O plano gratuito tem um local onde é possível visualizar todos os pedidos, segmentado por dia, semana ou mês e ainda conta com os detalhes para ajudar os empresários a verem quais produtos estão saindo mais e proporcionar uma melhor gestão de estoque.

Somente empresas de food service podem utilizar?

Cadastre-se agora no Pede+

O aplicativo foi desenvolvido para as empresas da área de alimentação, mas pode sim, sem problemas, ser usado por outros setores. Lembrando que é preciso cadastrar os produtos, com fotos e descrições. Se você tem muitos produtos, a nossa dica é colocar os que têm mais procura.

Cadastre a sua empresa no Pede+ agora mesmo!

Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar no seu negócio? Fale com um especialista!

0 Read More