Como abrir uma hamburgueria com pouco dinheiro?

De uma hora para outra, o mercado de hambúrgueres e lanches artesanais simplesmente explodiu. Segundo dados do Sebrae, o faturamento desse mercado cresceu mais de 150% no período que vai de 2011 a 2015. Mas será que ainda vale a pena abrir uma hamburgueria e como abrir uma hamburgueria com pouco dinheiro?

Essas duas perguntas são a base do artigo de hoje. Ao longo das próximas linhas você encontrará 11 dicas práticas e efetivas para construir sua primeira hamburgueria com pouco dinheiro.

As mesmas dicas (em especial a dica número 7) são importantes aliadas para quem já possui uma hamburgueria reduzir seus custos e ampliar seu lucro.

Então fique atento a todas as dicas, anote insights importantes e prepare-se para montar sua hamburgueria.

Abrir uma hamburgueria vale a pena?

A primeira grande pergunta deste artigo é: ainda vale a pena abrir uma hamburgueria?

Conforme um estudo realizado pela Associação Brasileira de Franchising, o crescimento das hamburguerias constatado pelo Sebrae se manteve nos anos seguintes. Entre 2016 e 2017, o faturamento de 414 lojas, pertencentes a 38 redes, atingiu R$694,7 milhões.

Mas, assim como o faturamento disponível, também cresceu o número de empreendedores interessados em conquistar uma fatia desse mercado. Só aqui no bairro, eu consigo contar pelo menos 10 hamburguerias e tenho quase certeza que a situação não é muito diferente perto de você. 

No entanto, conforme os dados da KCMS, eu posso afirmar também que o mercado de alimentação fora do lar e o delivery ainda estão só no começo e ainda tem espaço para vender muito hamburguer.

Nosso CEO, Kerler Chaves, falou mais sobre isso na aula ao vivo com o CEO da Goomer, empresa líder em autoatendimento para restaurantes. 

Mesmo com todo crescimento desse mercado, você precisa mais do que qualidade para disputar seu lugar. Para isso, siga com a leitura das 11 dicas para abrir uma hamburgueria com pouco dinheiro.

Como abrir uma hamburgueria?

Sim, você precisa mais do que qualidade para abrir uma hamburgueria. Porém, um hambúrguer sem qualidade não terá a menor chance.

Por essa razão, nossas primeiras dicas são focadas em como você pode conseguir um hambúrguer de qualidade sem gastar muito dinheiro.

1. Defina a proposta de valor da hamburgueria

Para entrar no jogo, você precisa entender qual a proposta de valor da sua hamburgueria. Esse é coração do seu negócio e determina o cardápio, os preços, o horário de funcionamento, o modelo de atendimento e tudo mais .

Se sua hamburgueria estiver localizada em uma região residencial e pretende abrir durante os dias da semana, é provável que o mais interessante seja investir no delivery. Construir um cardápio com lanches de preparo rápido e focar em divulgações locais, abusando inclusive dos tradicionais panfletos e imãs de geladeira.

Por outro lado, uma hamburgueria em uma região boêmia precisa criar uma experiência de salão mais elaborada e pode se dar ao luxo de construir um cardápio mais complexo, com um tempo de preparo maior. Além de fortalecer a divulgação em outras regiões da cidade, priorizando as divulgações pela internet e veículos de mídia local.

2. Elabore um menu enxuto

Tendo em vista a proposta de valor da hamburgueria, você deve construir um cardápio com um número reduzido de opções. A variedade de pratos precisa ser grande o suficiente para satisfazer a clientela, mas enxuta para não complicar a vida do seu cozinheiro e não inflar seu estoque.

3. Crie receitas com ingredientes e preparos em comum

Para construir um cardápio como descrito acima, você deve pensar em receitas que apesar de diferentes aproveitem os mesmo itens. 

Veja o caso das grandes redes de fast food, um mesmo lanche — mesmo molho, mesmo pão, mesma guarnição, apenas com um hambúrguer diferente — representa dois pratos do cardápio.

Isso os ajuda a reduzir consideravelmente os custos.

4. Encontre bons fornecedores 

Com intuito de executar essa receita com um custo ainda menor, você deve encontrar bons fornecedores na sua região.

O grande erro dos donos de hamburgueria neste ponto é olhar apenas para o preço. Um bom fornecedor precisa:

  1. Contar com insumos de qualidade;
  2. Entregar em tempo hábil;
  3. Cumprir os prazos com os quais se compromete;
  4. Emitir nota fiscal;
  5. Disponibilizar opções de pagamento facilitado;
  6. E (claro) ter um bom preço.

5. Gerencie o estoque com muita atenção

Não adianta comprar barato e perder os ingredientes que você comprou. Então antes de fazer qualquer compra, você precisa ter clareza da demanda e da durabilidade de cada ítem em seu estoque.

Nesse vídeo, nosso Gerente de Sucesso dos Clientes, Lourival Júnior, apresenta como você pode usar o sistema de gestão da sua hamburgueria para fazer o controle desse estoque. Confira!

Neste tópico, a dica número 7 será especialmente útil.

6. Faça você mesmo a decoração da sua hamburgueria

Como já mencionamos, para conquistar sua fatia nesse mercado é preciso ir além do sabor e da qualidade. Um dos elementos mais relevantes para se destacar da concorrência e atrair novos clientes é a decoração.

Se engana quem pensa que é preciso gastar muito para criar um ambiente atrativo e elegante. Com bastante criatividade e esforço você pode fazer coisas incríveis sem gastar uma fortuna.

Para encontrar boas inspirações, utilize o Pinterest, uma rede social voltada para designers, com muitas ideias de decoração para hamburguerias.

7. Escolha um sistema de gestão portátil para reduzir custos

Enfim chegamos a grande dica: um sistema de gestão portátil. 

Com um sistema para PDV portátil, você consegue colocar toda a inteligência do seu negócio em uma maquininha que cabe na palma das suas mãos.

O sistema PDV portátil garante que seu negócio estará em dia com a lei fiscal e ficará livre de multas, processa pagamentos em cartão, gerencia seu faturamento e vendas e ainda controla o estoque do seu estabelecimento. 

Fale agora com um consultor da KCMS e veja como você pode contar com um sistema de gestão portátil para sua hamburgueria.

8. Trabalhe a venda de adicionais

Em uma publicação recente do blog, apresentamos o conceito de engenharia do cardápio que basicamente divide os pratos do seu restaurante em quatro quadrantes estrelas, burros de carga, quebra-cabeças e cães.

Em uma hamburgueria, o lanche raramente será a grande estrela, ou seja, prato com baixo custo responsável por alavancar o lucro do casa.

Por isso, você deve investir no combos e na venda de adicionais para impulsionar os ganhos com esse tipo de produto.

Perceba que todas as vezes as vezes que você ao Burger King, ou qualquer outra rede de fast food, sem que o atendente pergunte “bebida e fritas acompanha o lanche”.

Você precisa fazer algo semelhante para conseguir escalar o lucro.

9. Use as redes sociais para divulgar seu negócio

Para conseguir reduzir ainda mais seus custos, aposte nas redes sociais para atrair novos clientes.

O ambiente e a montagem dos pratos vai ajudar muito nesse ponto, crie um lugar em que as pessoas não apenas sintam-se confortáveis, mas queiram tirar fotos. Construa pratos bonitos que as pessoas queiram postar no Instagram.

Vale a pena também imprimir o “@” nos materiais gráficos da hamburgueria e criar sorteios e promoções para aumentar o engajamento nas redes.

10. Aproveite a força dos aplicativos de delivery para abrir uma hamburgueria

Sobretudo ao abrir uma hamburgueria, a capacidade produtiva ficará bastante ociosa.

Os apps de delivery iFood, Ubereats e Rappi podem te ajudar a suprir essa demanda.

Você pode também aceitar pedidos pelo WhatsApp para impulsionar o faturamento, sem ter de pagar as altas taxas desses serviços.

11. Invista na fidelização dos clientes

Para encerrar as dicas, lembre-se que é sempre mais fácil manter um cliente do que conquistar um novo.

Por isso, pense em formas de fidelizar e fazer com que seus consumidores voltem sempre em sua hamburgueria.

Todas essas dicas são valiosas e certamente podem reduzir muito o custo fixo e variável da sua hamburgueria. Mas nenhum insight ou ferramenta vai ajudar se seu hambúrguer não for bom. Então foque seus esforço iniciais em desenvolver uma receita imbatível e em encontrar fornecedores de qualidade com um preço acessível.

Em seguida, fale com um especialista em software de gestão para hamburguerias da KCMS. Clique no link, preencha o formulário e descubra como você pode adquirir um sistema completo de gestão portátil para montar sua hamburgueria com pouco dinheiro.