Como premiar funcionários por meta corretamente?

Elaborar políticas de recompensas, nas empresas que atuam no varejo, é um processo fundamental para elevar o desempenho. Sabendo como premiar funcionários, o retorno vem na forma de melhor atendimento. No final do processo, o cliente é o maior beneficiado, gerando uma reação que repercute diretamente no fluxo de caixa.

No segmento de  bares, restaurantes e lanchonetes, o bom atendimento é o principal critério de escolha para os clientes. A prova disso é o estudo do Sebrae, “12 fatores-chave de sucesso em bares e restaurantes”. Adivinhe qual o primeiro da lista?

O ponto positivo é que aprimorar o atendimento é muito simples. Para isso, siga as dicas que destacamos neste artigo para você.

Saiba como premiar funcionários por metas

Visto que se tratando de premiar funcionários, o método mais comum é estipular metas. Na linha do “vendeu X, recebeu Y”, a maioria dos estabelecimentos que atuam no varejo e no ramo da alimentação procura extrair de seus colaboradores o melhor rendimento.

Realmente, a sabedoria dos profissionais de vendas recomenda que o mecanismo de premiação seja o mais simples possível. Afinal, se tem algo que o funcionário não gosta é de complicação, principalmente envolvendo os seus pagamentos.

O ideal é que as metas, além de serem claramente definidas, sejam tangíveis. Portanto, é fundamental contar com o apoio de ferramentas de automação comercial. Afinal, como estipular metas possíveis de atingir se isso não pode ser traduzido em valores compatíveis com a fatia de mercado coberta pelo estabelecimento?

Defina uma premiação de forma democrática

Compreender as expectativas dos funcionários é a melhor forma de garantir uma premiação atraente. Portanto, o ideal é manter um bom relacionamento, procurando estimular a cooperação e o espírito de equipe entre eles.

Gerentes que não conversam com os seus colaboradores perdem muito, em primeiro lugar, por deixarem de aprender com a experiência dos outros. Em segundo lugar, perde-se a oportunidade de obter deles o feedback sobre a rotina do estabelecimento. Deixar de ouvir as pessoas, portanto, é um erro fatal, que jamais deveria ser cometido.

Em seguida, na hora de definir a premiação, a dinâmica é semelhante. É um equívoco pensar que os funcionários vão se contentar com qualquer tipo de benefício ou fazendo uma “surpresa” em seus contracheques.

Uma política bem-sucedida para premiar funcionários começa pela escolha da recompensa justa e que esteja de acordo com o que os próprios funcionários esperam receber. Uma forma de estipular essa premiação é elaborar um leque de opções e submeter a votação.

Assim, a empresa garante que poderá arcar com os prêmios, ao mesmo tempo em que dá a oportunidade para os funcionários decidirem o que querem ganhar em troca do aumento na produtividade.

Conte com um software de gestão

Premiar funcionários significa lidar com números, certo? Nesse caso, recomenda-se a utilização de ferramentas mais sofisticadas que papel, lápis e calculadora. A experiência demonstra que a lucratividade aumenta ao utilizar um software de gestão. Com esse poderoso recurso, gerenciar as informações a respeito do rendimento dos funcionários torna-se muito mais fácil.

Além disso, você terá subsídios e argumentos baseados em números para amparar as suas decisões e aumentar ou diminuir as premiações conforme os dados exibidos nos dashboards dos softwares.

Saber como premiar funcionários fica muito mais fácil de ser compreendido quando se lida com a questão de forma analítica. Tenha esse aspecto sempre em vista e veja como o rendimento de todos vai melhorar.

A sua opinião é fundamental para nós. Queremos saber se você tem alguma experiência com premiação de funcionários que possa acrescentar. Será um prazer receber os seus comentários!

PRINCIPAIS DETALHES DE UM SOFTWARE

Dicas para Promover o seu restauranteComo aumentar as vendas de um restaurante