Como premiar funcionários por meta corretamente?

Como premiar funcionários

Elaborar políticas de recompensas, nas empresas que atuam no varejo, é um processo fundamental para elevar o desempenho. Sabendo como premiar funcionários, o retorno vem na forma de melhor atendimento. No final do processo, o cliente é o maior beneficiado, gerando uma reação que repercute diretamente no fluxo de caixa.

No segmento de  bares, restaurantes e lanchonetes, o bom atendimento é o principal critério de escolha para os clientes. A prova disso é o estudo do Sebrae, “12 fatores-chave de sucesso em bares e restaurantes”. Adivinhe qual o primeiro da lista?

O ponto positivo é que aprimorar o atendimento é muito simples. Para isso, siga as dicas que destacamos neste artigo para você.

Saiba como premiar funcionários por metas

Visto que se tratando de premiar funcionários, o método mais comum é estipular metas. Na linha do “vendeu X, recebeu Y”, a maioria dos estabelecimentos que atuam no varejo e no ramo da alimentação procura extrair de seus colaboradores o melhor rendimento.

Realmente, a sabedoria dos profissionais de vendas recomenda que o mecanismo de premiação seja o mais simples possível. Afinal, se tem algo que o funcionário não gosta é de complicação, principalmente envolvendo os seus pagamentos.

O ideal é que as metas, além de serem claramente definidas, sejam tangíveis. Portanto, é fundamental contar com o apoio de ferramentas de automação comercial. Afinal, como estipular metas possíveis de atingir se isso não pode ser traduzido em valores compatíveis com a fatia de mercado coberta pelo estabelecimento?

Defina uma premiação de forma democrática

Compreender as expectativas dos funcionários é a melhor forma de garantir uma premiação atraente. Portanto, o ideal é manter um bom relacionamento, procurando estimular a cooperação e o espírito de equipe entre eles.

Gerentes que não conversam com os seus colaboradores perdem muito, em primeiro lugar, por deixarem de aprender com a experiência dos outros. Em segundo lugar, perde-se a oportunidade de obter deles o feedback sobre a rotina do estabelecimento. Deixar de ouvir as pessoas, portanto, é um erro fatal, que jamais deveria ser cometido.

Em seguida, na hora de definir a premiação, a dinâmica é semelhante. É um equívoco pensar que os funcionários vão se contentar com qualquer tipo de benefício ou fazendo uma “surpresa” em seus contracheques.

Uma política bem-sucedida para premiar funcionários começa pela escolha da recompensa justa e que esteja de acordo com o que os próprios funcionários esperam receber. Uma forma de estipular essa premiação é elaborar um leque de opções e submeter a votação.

Assim, a empresa garante que poderá arcar com os prêmios, ao mesmo tempo em que dá a oportunidade para os funcionários decidirem o que querem ganhar em troca do aumento na produtividade.

Conte com um software de gestão

Premiar funcionários significa lidar com números, certo? Nesse caso, recomenda-se a utilização de ferramentas mais sofisticadas que papel, lápis e calculadora. A experiência demonstra que a lucratividade aumenta ao utilizar um software de gestão. Com esse poderoso recurso, gerenciar as informações a respeito do rendimento dos funcionários torna-se muito mais fácil.

Além disso, você terá subsídios e argumentos baseados em números para amparar as suas decisões e aumentar ou diminuir as premiações conforme os dados exibidos nos dashboards dos softwares.

Saber como premiar funcionários fica muito mais fácil de ser compreendido quando se lida com a questão de forma analítica. Tenha esse aspecto sempre em vista e veja como o rendimento de todos vai melhorar.

A sua opinião é fundamental para nós. Queremos saber se você tem alguma experiência com premiação de funcionários que possa acrescentar. Será um prazer receber os seus comentários!

PRINCIPAIS DETALHES DE UM SOFTWARE

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!