Como um software de gestão pode apoiar seu controle tributário

tributario

Além de deixar sua empresa com todas as informações mais organizadas e prontas para a tomara de decisão, um ERP também pode evitar que você seja penalizado com multas por atrasos ou inconsistências nas entregas de suas obrigações tributárias.

O Brasil é um dos países com a maior carga tributária do mundo. Diariamente as empresas são submetidas a obrigações como o Imposto de Renda, o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL), que agora fazem parte da Escrituração Contábil Fiscal (ECF). E com o projeto de unificação do sistema tributário pelo governo, a cada dia surgem novas obrigações para adaptar a rotina das empresas à era digital.

Todas essas mudanças e inovações fazem com que as empresas tenham que organizar sua rotina para permanecer em dia com a lei e manter o controle organizacional de todas as informações que precisam ser enviadas ao fisco. Mas realizar esse processo manualmente não apenas não é mais possível como se transforma em uma grande dor de cabeça, já que mesmo optando pelo controle manual, as organizações precisam lançar as informações digitalmente para que seja possível enviar ao governo.

Com um software de gestão a rotina de entregas tributárias pode ser muito mais simples. Veja nos tópicos do post de hoje as vantagens que um ERP (Enterprise Resource Planning) proporciona às empresas com a otimização do controle tributário.

 

Não sofra com retrabalhos

Utilizando um ERP todas as suas informações permanecem centralizadas e integradas, não sendo mais necessário que o mesmo controle seja realizado duplamente, por departamento diferentes, evitando assim lançamentos incorretos, falhas ou inconsistências. E já estando no sistema, não será preciso fazer um novo levantamento ou múltiplas digitações quando chegar o momento de prestar contas ao fisco.

 

Evite multas e penalizações

O menor risco de erros leva a uma menor ocorrência de inconsistências sobre os dados, fazendo com que também sejam menores os riscos de a empresa ser punida em uma fiscalização ou sofrer com multas e atrasos. O software de gestão pode te ajudar a evitar atrasos, agindo com antecedência e verificando as informações antes do envio.

 

Tenha visão completa sobre sua carga tributária

Um ponto muito importante e que muitas vezes passa desapercebido pelos gestores é o planejamento da carga tributária. Com um software de gestão é possível evitar problema orçamentários com uma visão mais completa sobre os tributos. Dessa forma, os gestores e decisores podem ver de maneira mais fácil o quanto a empresa paga de tributos, como ele é dividido e para onde esse dinheiro vai.

Esse fator pode ser relevante para decisões importantes, como o regime tributário pelo qual a empresa será optante e também o impacto financeiro e contábil de aquisições e contratações ao longo do período, bem como prever cenários quando aumentam os impostos de produtos ou matéria prima utilizada pela casa.

 

Eleve sua eficiência operacional

Com a automatização proporcionada por um software de gestão sua empresa também garante um controle tributário mais rápido e eficiente. Não será mais preciso permanecer por dias ou semanas com as contas em aberto e correndo o risco de pagar multas.

Além disso, o controle também acontece em tempo real. Ou seja, todos os dias sua empresa passa a estar com a gestão tributária em dia, prevenindo imprevistos e erros de cálculo.

 

Esteja em dia com as novas obrigações

A empresa que conta com ERP acaba se beneficiando pela inovação tecnológica e também legislativa. Quando se tem um sistema de alta qualidade – que acompanha as evoluções tributárias com atualizações tecnológicas na plataforma sempre que preciso – a empresa pode se adaptar adequadamente às possíveis mudanças que novas leis impõem. Afinal, sem um bom software de gestão, cumprir essa obrigação é praticamente impossível, graças ao imenso volume de informações que devem ser transmitidos todos os dias.

 

Quer saber de que outras formas um ERP pode te ajudar além do controle tributário?

Veja nosso eBook e conheça os benefícios e ganhos de ter um software de gestão.

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!