Será que compensa aceitar vale-refeição no seu restaurante? | Um dos benefícios mais esperados e desejados por empregados CLTs é, sem dúvidas, o vale-refeição. Quem não gosta de ter um valor separado para refeições todos os meses, não é mesmo? Porém, será que toda essa alegria se estende aos restaurantes? Hoje, a KCMS busca explicar aos gestores e empreendedores se compensa aceitar vale-refeição em restaurantes.
Diferente do vale-alimentação, que é um benefício para o funcionário comprar alimentos como arroz, feijão, macarrão em supermercados, o vale-refeição é ligado diretamente ao prato pronto. Por exemplo, o colaborador recebe um valor mensal que deve ser utilizado para a compra de refeições prontas em restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos deste tipo.
Indo de acordo com o objetivo do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), ele foi criado para custear as refeições dos funcionários de uma empresa durante o expediente.
Em outras palavras, o colaborador consegue realizar suas refeições diárias — almoço, lanches e jantar — em estabelecimentos como restaurantes, lanchonetes, padarias e similares, conveniados à operadora do cartão.
O que as pesquisas dizem sobre vale-refeição em restaurantes?
A Fundação Instituto de Administração (FIA) afirmou que a venda de refeições comercializadas por meio do vale-refeição representam parte significativa da receita dos restaurantes, bares e lanchonetes no Brasil. De acordo com pesquisa realizada com 914 pessoas, pouco mais de 60% só comem em restaurantes que aceitam o famoso VR. Logo em seguida, as lanchonetes com 12%.
A pesquisa ainda afirma que 91% dos estabelecimentos de food service que oferecem Vale-Refeição aumentam o faturamento ao final do mês. Já quando o assunto é o mais popular dos VRs, os cartões Sodexo vencem. De acordo com a empresa, a Sodexo é aceita em mais de 550 mil estabelecimentos em todo o Brasil.
As taxas de operadoras de Vale Refeição podem variar, mas são similares às de cartão de crédito. Elas giram, portanto, de 6% a 13%, dependendo do tipo de serviço selecionado.
Será que compensa aceitar vale-refeição em seu restaurante?
A KCMS conversou com algumas pessoas que têm o benefício de vale-refeição em seus respectivos trabalhos. Alguns dos benefícios são:
- Muitos funcionários disseram que optam por restaurantes que oferecem vale-refeição pois não gastam do “dinheiro” em dias de semana;
- As pessoas afirmaram que tendem a gastar mais quando o estabelecimento aceita o VR, aumentando, assim, o ticket médio do local;
- Algumas pessoas afirmaram que sairiam com mais frequência para comer fora caso alguns restaurantes aceitassem o vale-refeição;
- Clientes tendem a serem mais fiéis a restaurantes que aceitam o vale-refeição;
- Funcionários tendem a indicar para colegas os estabelecimentos que aceitam o vale-refeição.
Contudo, apesar da taxa parecer salgada de início, a opção do vale-refeição soa como uma ótima opção para os restaurantes.
Como ter o vale-refeição?
De acordo com a rede Sodexo, para permitir pagamentos com esse tipo de benefício, não há a necessidade de se inscrever em nenhum tipo de programa de benefícios oferecidos por qualquer área governamental. Qualquer restaurante ou outro estabelecimento que queira receber em vale refeição pode fazer contato diretamente com as empresas responsáveis pela prestação desse tipo de serviço.
Dessa forma, firma-se um contrato particular entre estabelecimento e prestadora, sendo as regras definidas e seladas mediante um acordo entre ambas as partes.
Mas o VR é apenas o início…
Aceitar o vale-refeição é apenas “mais uma forma de pagamento”. Portanto, se torna um chamariz. Com isso, o empreendedor pode esperar, por exemplo, um possível aumento no fluxo de clientes no salão.
Por isso, é preciso que o restaurante esteja preparado para o atendimento e produção de pratos na cozinha.
Uma dica importante da KCMS é investir no sistema interno do seu estabelecimento para lucrar mais e gerenciar tudo de uma forma mais assertiva. Isso vai evitar erros de pedidos, tempo perdido no salão e mais praticidade para todos os colaboradores do restaurante.
A KCMS tem soluções que entregam, por exemplo, tudo que um empresário precisa para manter o food service em funcionamento com lucratividade. Com a ajuda de uma moderna inteligência artificial, por exemplo, você recebe dados complexos de forma simplificada, facilitando a tomada de decisão em momentos importantes.
Clique aqui e saiba mais sobre os planos do sistema da KCMS.
Quer saber como a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Fale com um especialista!
Siga a KCMS nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e Youtube.