Higiene na pandemia: 4 dicas para manter a cozinha do restaurante sempre limpa

Dicas para manter a higiene na cozinha do restaurante

A higiene na pandemia é um dos maiores desafios em locais onde se manipula e onde se prepara alimentos. A limpeza é fundamental para controlar a contaminação por micro-organismos, fungos, bactérias e o vírus do novo coronavírus. Mas você sabe como fazer a higiene na cozinha do restaurante de maneira correta?

Não se preocupe, pois neste artigo você verá algumas dicas para manter a higiene na pandemia na sua cozinha. Mas antes, entenda como a limpeza está relacionada com a segurança alimentar e o que a legislação brasileira fala sobre o assunto. Vamos lá?

Importância da higiene na pandemia nos ambientes que manuseiam alimentos

O lugar mais importante de um restaurante é a sua cozinha, pois é o local por onde deve haver a garantia de uma experiência segura para os clientes quando se trata da alimentação. Não existe algo mais desagradável do que um cliente se deparar com talheres sujos, ter problemas alimentares pelo mau manuseio com os alimentos ou não contar com utensílios básicos para se proteger contra o coronavírus. 

É nesse contexto que surge a preocupação com a segurança alimentar, que diz respeito a um conjunto de cuidados que devem ser tomados durante o transporte, armazenamento, manipulação e produção de alimentos.

Em um restaurante, a segurança alimentar está relacionada com os cuidados para armazenar e manipular os elementos, bem como o cuidado com a limpeza do espaço e dos utensílios para garantir que o espaço esteja livre de possíveis contaminantes que podem prejudicar a saúde dos clientes e da própria equipe.

A higiene dos restaurantes e a legislação brasileira

Para assegurar que a higienização das cozinhas profissionais seja feita de maneira correta, a ANVISA publicou a RDC nº216, que regula as normas de boas práticas para os estabelecimentos que prestam serviços de alimentação.

A resolução prevê a aplicação de Boas Práticas de Aplicação (BPF) para garantir as condições higiênico-sanitárias na área de alimentos, conforme três processos, a saber:

  • limpeza — remoção de substâncias minerais ou orgânicas indesejáveis, como poeiras, terra e outras sujeiras;
  • descontaminação — redução ou eliminação de agentes químicos e biológicos;
  • desinfecção — redução ou eliminação de micro-organismos.

Nesses processos de higiene na cozinha de restaurante, você e sua equipe devem levar em consideração os produtos de limpeza, a execução da limpeza e a higiene dos próprios colaboradores.

Dicas de higiene na pandemia para a cozinha do seu restaurante

1. Inspecione os equipamentos

Os equipamentos da cozinha, como geladeiras, fogões e freezers devem estar funcionando corretamente e a limpeza deles deve ser feita regularmente com produtos específicos. Não se esqueça de verificar se todos os cantos dos aparelhos estão devidamente limpos. 

Limpar as superfícies destes itens com álcool em gel e produtos de limpeza específicos vão ajudar a proteger os colaboradores do seu restaurante, além, claro, do uso de máscaras de proteção durante o expediente e preparo dos alimentos. 

2. Checklist para a higiene na pandemia 

Manter a limpeza da cozinha do restaurante é uma tarefa rotineira. Por isso, monte um checklist dos planos diários de limpeza. Antes da pandemia, isso poderia ser feito de forma semanal, mas, com a facilidade da disseminação do vírus é necessária que seja diária.

Já o fogão e a bancada devem ser desinfetados pelo menos quatro vezes ao dia, dependendo de quanto tempo o seu estabelecimento funcione. Todos os utensílios da cozinha devem ser lavados com água quente e sabão após cada utilização. Depois armazenados em locais livres de poeira e gordura.

3. Organize o lixo

O lixo deve ser descartado de maneira correta. Para tanto, você pode colocar lixeiras destinadas para cada tipo de lixo. O lixo produzido deve ser removido pelo menos duas vezes por dia e as lixeiras devem sempre estar vazias ao final de cada dia de trabalho.

Elas devem ter tampa e pedal para evitar o contato direto. Sua limpeza deve ser feita com água e sabão. Se o seu restaurante estiver atendendo de forma presencial, no salão, opte sempre por ter um lixo separado para máscaras descartáveis e panos de uso único que são usados para a limpeza de bancadas. Isso evitará não misturar lixo comum com lixo potencialmente contagioso. 

4. Atente-se às normas

A Vigilância Sanitária é órgão responsável pela fiscalização dos estabelecimentos que comercializam alimentos. Se o seu restaurante não seguir as recomendações contidas nas normas federal e municipal, pode ser multado.

Em casos mais graves, o local pode ser interditado e perder a licença de funcionamento. Portanto, é importante segui-las corretamente.

No mais, fiquem atentos aos produtos específicos para manter a higiene na cozinha do restaurante e treine os colaboradores para seguir as recomendações sanitárias. Seguindo estas dicas você já está preparado para manter a cozinha do seu estabelecimento mais limpa e organizada.

Com a chegada da pandemia, os fiscais estão cada vez mais rígidos. Não se esqueça também de oferecer aos seus clientes:

  • Álcool em gel 70%;
  • Se possível, aferidor de temperatura na entrada;
  • Luvas descartáveis, no caso de self-service;
  • Distanciamento social na hora do pagamento ou retirada do prato;
  • Mesas abaixo da capacidade de acordo com o decreto da sua cidade

Otimize o seu espaço com garçons eletrônicos e cardápios virtuais 

Completo, intuitivo, fácil de operar, ótimo custo-benefício e com suporte: assim são os softwares da KCMS. Se você está buscando soluções de softwares para o seu negócio, vem com a gente! 

Nosso time de especialistas entrega, por exemplo, tudo que um empresário precisa para manter o food service em funcionamento com lucratividade. Com a ajuda de uma moderna inteligência artificial, contudo, você recebe dados complexos de forma simplificada, facilitando a tomada de decisão em momentos importantes.

Clique aqui e saiba mais sobre os planos do sistema da KCMS.

Quer saber como a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Fale com um especialista!

Quer saber mais sobre as normas da legislação? Confira nosso artigo sobre Vigilância Sanitária: como estar em dia com a fiscalização?

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!