Skip to content

7 táticas sobre como informatizar o seu restaurante

Por Lourival Junior
Publicado em 21 de agosto de 2019
Modificado em 21 de agosto de 2019
como-informatizar-o-seu-restaurante

Saber como informatizar seu restaurante tem se tornado peça fundamental na gestão desse tipo de empreendimento. As facilidades são impressionantes e aqueles que insistem em não prestar atenção na revolução tecnológica acabam estagnando no tempo — e nos negócios.

Isso porque as empresas que não se adaptam para incluir em seus processos as novas ferramentas tendem a ter mais dificuldade para enfrentar a concorrência do mercado, já que perdem agilidade, produtividade e, consequentemente, dinheiro.

A partir da automatização dos seus processos, você reúne todas as informações diárias do estabelecimento, tais como fluxo de caixa, cadastro de fornecedores e clientes, controle e gestão de estoque e registro de funcionários, podendo acessá-las rapidamente. Tantos benefícios exigem cuidados igualmente numerosos no momento da escolha das tecnologias a serem aplicadas.

Não quer ficar para trás? Confira, abaixo, qual é a importância e quais são as melhores ferramentas para modernizar o seu restaurante!

Por que investir na informatização do seu restaurante?

Como muitos restaurantes e demais negócios de alimentos e bebidas ainda são familiares ou relativamente jovens, é comum que o empreendedor pense que informatizar seu restaurante é um gasto desnecessário.

É preciso ter em mente que, mesmo em um ambiente no qual se usa muita mão de obra braçal, como um restaurante, o uso inteligente da tecnologia pode trazer muitos benefícios.

Algumas das vantagens obtidas com a instalação de um software de gestão em seu restaurante são:

  • maior agilidade: com o fim do uso de pedaços de papel, garçons e equipe de cozinha podem se organizar melhor. Além disso, sem a necessidade de ir o tempo todo à cozinha deixar as comandas, os garçons ficam mais livres para atender os clientes;
  • estoque controlado: um controle de estoque digital facilita toda a sua dinâmica de compras, além de permitir que você veja quais itens estão parados no estoque, cotações recentes, produtos próximos ao vencimento etc.;
  • delivery mais organizado: se seu restaurante trabalha com serviço de entregas, um sistema informatizado vai agilizar o atendimento aos clientes, além de controlar os tempos de saída dos produtos e o tempo de entrega;
  • armazenamento na nuvem: com uma ferramenta de armazenamento na nuvem, você poderá acessar os dados do seu restaurante, em tempo real, em qualquer lugar do mundo por um computador ou mesmo pelo seu celular.

Como vimos, informatizar seu restaurante pode trazer vantagens competitivas para seu negócio frente à concorrência, ajudando você a eliminar custos e se antecipar às necessidades dos clientes.

Agora, confira algumas dicas para implementar as melhores ferramentas de tecnologia no seu negócio.

Como informatizar o restaurante?

A otimização dos processos do restaurante só é possível a partir de alguns pontos a serem considerados, o que inclui desde a gestão até a possibilidade de melhorar a sua gestão estratégica. Veja como proceder para modernizar o seu empreendimento.

1. Invista em um software de gestão

Os editores de texto e planilhas facilitam o trabalho de um gestor, mas ainda não atendem a todas as necessidades de um restaurante. Sistemas de cadastro de clientes e funcionários, controle de fluxo de caixa, monitoramento de estoque, relacionamento com fornecedores e outras funcionalidades são itens muito importantes, mas não são disponibilizados nos editores.

A boa notícia é que já existem no mercado softwares de gestão que permitem o amplo controle do negócio, sendo grandes aliados de empresários que buscam maior eficiência. As informações estratégicas podem ser reunidas em um mesmo ambiente e compartilhadas facilmente com os colaboradores da empresa.

PRINCIPAIS DETALHES DE UM SOFTWARE

2. Atente-se às novidades do mercado

Para informatizar seu restaurante, você deve observar atentamente quais tecnologias aplicar no seu negócio. Frequentemente, alguma opção pode parecer extremamente promissora, porém trata-se de uma solução já antiga ou que tem prazo de validade próximo da expiração.

Entre os principais problemas desses casos, destacam-se a provável perda de uma assistência e manutenção técnica especializada e, portanto, a baixa qualidade do serviço empregado.

Por isso, ao escolher o seu software de gestão, observe os seguintes pontos:

  • cadastro de mercadoria, fornecedores e clientes;
  • inspeção, monitoramento, controle de estoque físico (validades e quantidades) e financeiro (custos);
  • gerenciamento financeiro (fluxo de caixa, despesas com funcionários, manutenção e divulgação) e demonstrativo de resultados diários, semanais, quinzenais, mensais e sazonais.

É essencial que o aplicativo ou software escolhido contemplem os itens acima, pois assim você poderá ter uma gestão muito mais precisa e eficiente no seu restaurante. Com poucos itens, será possível, por exemplo, monitorar o desempenho e custos referentes a cada funcionário, área de investimento (como publicidade e decoração) e itens da sua despensa.

Logo, você terá a chance de reduzir custos, otimizar investimentos e, consequentemente, prosperar, sem que seja necessário dispender novos grandes investimentos.

Portanto, priorize as soluções tecnológicas que ofereçam consultorias, treinamentos ou aulas sobre o manuseio de suas funcionalidades. Afinal, saber utilizar todas as possibilidades de um software é um requisito básico para que o investimento traga retorno. Isso inclui todos que trabalham no local — desde recepcionistas, caixas e garçons até os administradores e equipe responsável pelo marketing do restaurante.

3. Verifique o suporte que a tecnologia escolhida fornece

Tecnologias obsoletas, além de deixarem a desejar, geralmente não oferecem um suporte técnico eficiente — ou sequer oferecem algum. Mas não se deixe enganar: um bom suporte vai muito além da manutenção e correção de eventuais falhas.

Para que a tecnologia empregada realmente seja capaz de ampliar os seus resultados, ela deve, antes de mais nada, ser manejável por todos na sua equipe. Em outras palavras: todos no seu restaurante devem ser capazes de manusear as partes dos processos que lhe dizem respeito.

Garçons devem saber utilizar os equipamentos nos quais vão reunir e transmitir, da maneira mais ágil possível, todas as informações e solicitações do cliente. Cozinheiros e chefs devem observar as informações que a tecnologia poderá facilitar, os prazos de validade e abastecimento de mercadorias. Gestores deverão avaliar os dados e métricas de cada setor para desenvolver técnicas gerenciais mais eficientes.

4. Seja inovador no uso da tecnologia

Utilizar os recursos tecnológicos em diferentes áreas do restaurante é uma saída estratégica que facilita toda a cadeia de produção. Garçons, por exemplo, usam smartphones ou tablets para anotar pedidos e essas informações são disponibilizadas em rede acessível para os outros colaboradores.

Com esses recursos, os garçons não precisam sair correndo entre as mesas para anotar pedidos, levar as informações para a cozinha, buscar os pratos e servir os clientes. A tecnologia ajuda a informação a circular com mais facilidade e o garçom passa a ser um atendente com foco na relação com os clientes no salão — o que poderá ser constantemente avaliado de modo a desenvolver estratégias cada vez mais eficazes.

5. Aposte na automação

Não só de panelas fumegantes é feita uma cozinha. A automação de um restaurante também deve acontecer ali, pois não basta colocar um smartphone ou um tablet na mão de um garçom para que a informação chegue até esse local. Por isso, é importante disponibilizar impressoras ou displays de pedidos nas cozinhas. Assim, cada pedido feito é impresso e chega rapidamente às mãos dos cozinheiros.

Esse tipo de tecnologia permite a economia de tempo do garçom, que não fica correndo pelo restaurante com pedidos, as solicitações chegam com agilidade à cozinha e os pratos saem mais rápido, entre outros ganhos. Além disso, os pedidos podem ser encaminhados para as mesas por outros profissionais que não sejam os garçons, liberando-os para focar no atendimento aos clientes.

6. Crie boas experiências para os seus clientes

A agilidade no registro e entrega de pedidos contribui para a melhora da experiência dos clientes em um restaurante, mas é possível tornar esses momentos ainda mais agradáveis. É o caso, por exemplo, do uso de cardápios digitais  para facilitar a escolha dos pratos — com descrição detalhada e fotos.

A tecnologia também auxilia a forma de pagamento. Os dispositivos móveis enviam as informações que os garçons inserem para o caixa, que gera a conta e os cupons fiscais — o cliente paga a conta com mais facilidade e o controle de caixa é mais eficiente.

7. Priorize o planejamento estratégico

O aplicativo escolhido para informatizar o seu restaurante pode ser genérico ou especializado. Enquanto o primeiro dispõe de funcionalidades mais gerais e que podem ser aplicadas para diversos tipos de negócios, o segundo apresenta soluções mais específicas para um determinado ramo.

A vantagem dos genéricos é o preço mais baixo. No entanto, a eficácia deles não abrange particularidades e necessidades específicas para um restaurante e, consequentemente, dificilmente apresentará taxas de retorno sobre o investimento que sejam comparáveis com os especializados.

Sistemas de automação ainda geram informações que podem ser usadas para o planejamento das estratégias de um restaurante. Como neles é possível criar um controle sobre as compras necessárias, contas a pagar, monitoramento do estoque, entre outras informações, fica muito mais simples montar cardápios, criar promoções, formatar programas de incentivo aos funcionários e, até mesmo, fazer o controle de ponto.

Note que tratamos de uma série de informações fundamentais para as tomadas de decisões estratégicas — e que requerem um cuidado dobrado no momento da escolha da solução a ser empregada.

Como escolher o melhor sistema para seu restaurante?

Agora que você já entende a importância de informatizar seu restaurante, fica a pergunta: como posso escolher a melhor solução para meu negócio? Para ajudar a responder essa pergunta, listamos os principais pontos que você deve levar em consideração na hora de contratar um software de gestão.

Perfil do restaurante

Antes de mais nada, é preciso traçar um perfil da sua casa: qual seu tipo de atendimento? Qual o estilo de comida? Qual o foco da sua operação? Essas perguntas ajudarão você a saber qual ferramenta é a mais adequada ao seu caso.

Necessidades

Quais as necessidades diárias da sua operação? O que pode ser melhorado imediatamente? Aqui, conhecer bem seus processos é fundamental.

Custo benefício

Nem sempre os produtos mais caros do mercado são os que entregam os melhores resultados, então, faça uma boa pesquisa.

Prazo de retorno

Como qualquer investimento, a contratação de um software de gestão só faz sentido se trouxer lucros mensuráveis para seu negócio. Procure determinar, antes de fechar o contrato, em quanto tempo a tecnologia lhe dará retorno financeiro.

Suporte e manutenção

Sabemos que restaurantes não costumam operar em horários convencionais, e você não pode correr o risco de ficar sem assistência técnica sábado à noite. Procure soluções que ofereçam suporte rápido 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Apenas depois de checar todos esses itens você pode saber se a solução de software que está cotando é a mais indicada para suas necessidades atuais.

Quais ferramentas implantar no restaurante?

Há diversas ferramentas e sistemas tecnológicos disponíveis no mercado com a finalidade de impulsionar as suas atividades. Conhecer essas opções permite selecionar as que são mais adequadas para o negócio. Descubra a seguir algumas que não podem falar no seu restaurante.

Sistema de atendimento

Em se tratando de restaurantes, o atendimento é uma das maiores preocupações dos gestores. Afinal, o modo como o serviço é prestado faz toda a diferença para fidelizar ou afastar a sua clientela. Pensando nisso, é crucial adquirir soluções que melhorem o atendimento.

Nesse sentido, a automatização do food service é uma das grandes tendências para restaurantes. Com o uso dessa solução, o garçom deixa de lado o velho bloquinho de papel, uma vez que os pedidos dos clientes passam a ser feitos com tablets ou smartphones que enviam as informações diretamente para os profissionais da cozinha.

A ferramenta torna o trabalho muito mais prático e rápido, contribuindo para a satisfação do seu público consumidor.

Tecnologia em nuvem

Após conquistar o setor corporativo, a tecnologia em nuvem também está impactando os negócios que trabalham com a venda de alimentos, sendo responsável por armazenar os dados da empresa em um servidor remoto.

Dessa maneira, evita-se manter informações importantes em dispositivos físicos, que podem ser perdidos, estragados ou roubados, levando à perda dos dados. Mais do que segurança, essa opção também reduz os seus custos com a aquisição de equipamentos.

Cardápio eletrônico

cardápio é uma parte muito importante do seu negócio, pois é um instrumento de marketing, com a função de divulgar os seus pratos e auxiliar os clientes na escolha de comidas e medidas.

Por meio do uso do cardápio eletrônico, que consiste na disponibilização online dos produtos, você facilita o acesso dos clientes aos pratos oferecidos pelo restaurante, uma vez que eles só precisam utilizar o smartphone ou tablet para ver os detalhes de cada oferta e fazer a sua escolha.

Aplicativos de entrega

Uma possibilidade para melhorar a experiência do seu público consumidor e mantê-lo satisfeito é a adesão dos aplicativos de entrega, o que faz com que os seus serviços não fiquem limitados apenas para as pessoas que frequentam o seu espaço físico.

Os aplicativos de entrega ou de reservas de mesa são uma ótima oportunidade para driblar a concorrência com a oferta de soluções práticas e acessíveis, e que acompanham a evolução do mercado.

Essa comodidade agrada muito aos seus consumidores, principalmente se a plataforma possibilitar o acompanhamento das entregas, visualização do cardápio digital com fotos ilustrativas de todos os pratos, além de apresentar dicas de harmonização.

Definitivamente, a tecnologia revolucionou o modo como todas as empresas prestam os seus serviços. Hoje em dia, é impensável atuar no seu nicho sem o auxílio das ferramentas tecnológicas, já que isso compromete a qualidade das suas atividades e impacta o cliente de forma negativa.

Com a modernização dos seus processos, todo o seu trabalho vai fluir melhor. Agora que você já sabe como informatizar seu restaurante, pode escolher as melhores ferramentas e tecnologias para alavancar seus negócios. Não se esqueça de avaliar todas as variáveis que mencionamos para que a escolha seja a mais adequada para o seu caso.

Aproveite também para baixar nosso e-book gratuito e conheça as vantagens que um bom software de gestão pode trazer para seu negócio!

E assine nossa newsletter para receber mais novidades sobre gestão:


Lourival Junior

Materiais de gestão para levar sua empresa ao próximo nível

Sobre

A KCMS desenvolve soluções em softwares para food service como: restaurantes, bares, delivery, cafeterias, franquias, food trucks e muito mais.

Com atuação em todo o Brasil e milhares de usuários, suas soluções permitem levar mais gestão para os negócios, tornando-os mais competitivos e rentáveis,  levando-os ao próximo nível.