Estes dias estão bem turbulentos na economia do nosso Brasil! Índice Bovespa caindo, cada dia mais casos confirmados do novo coronavírus e algumas medidas de contenção sendo tomadas. Com isso, surge a dúvida: “Economia e Coronavírus: O que fazer em meu comércio?”
De acordo com o presidente da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel) em SP, se nada for feito, em 40 dias o setor pode cortar 3 milhões de vagas. No Brasil somam 1 milhão de estabelecimentos, empregando ao todo, 6 milhões de funcionários.
A Abrasel estima que, se nenhuma medida emergencial for tomada, caso o fechamento se estenda por 50 ou 60 dias, o corte de vagas pode subir para 4 milhões.
Após conversas com vários dos nossos clientes, tenho percebido uma certa mudança de comportamento das pessoas nestes últimos dias, tais como: bares fechados, redução de receita de restaurantes, maior volume de compra de itens básicos em supermercados. Ou seja, a economia está se abalando com o avanço do coronavírus.
Uma das melhores medidas dos países que enfrentam esta fase foi a restrição de acesso. Por outro lado, o comércio foi um do mais afetados com a queda da movimentação.
Economia e Coronavírus: mas o que fazer em meu comércio diante disso?
Dessa maneira, aqui na KCMS temos como propósito reinventar o futuro dos negócios, então, pode ter certeza que mantemos este compromisso.
Pensando nisso, elaboramos algumas dicas e informações para lhe ajudar a superar este momento, com baixo impacto e retomar fortalecido. Confira!
Segurança
Primeiramente, mostre a seus clientes que seu comércio está tomando todas as precauções necessárias, como:
Limpar a cada uso com álcool etílico 70º:
- As máquinas de cartão e pinpad;
- Checkout, esteira e qualquer local onde se encosta ou debruça;
- A alça e braços das cadeiras;
- Mesas e objetos que ficam sobre elas;
- Balcões e balanças;
- Filtros de ar condicionado;
- Disponibilize o álcool em gel para os entregadores.
Outros itens importantes:
- Mantenha a ventilação constante;
- Pratos e talheres somente devem ser colocado no momento do atendimento;
- Aumente o espaços entre as mesas, sendo no mínimo de 1 metro entre as cadeiras ocupadas.
Serviço de entrega
Provavelmente, existe a possibilidade de ocorrer a redução do movimento no local, implemente ou aprimore o serviço de entrega, como:
- Facilite a forma de realizar os pedidos como: WhatsApp, e-mail, site ou plataformas de delivery como: iFood, Rappi, Uber Eats e James;
- Ofereça a possibilidade de fazer o pedido e passar para retirar no estabelecimento;
- Ofereça uma retirada simples, leve até o porta-malas do veículo, coloque no banco de trás;
- Caso a demanda aumentar e não tiver veículos para isso, uma boa opção é a locação de veículos utilitários;
- Determine um raio para realizar a entrega buscando mais eficiência.
Pessoas
- Evite ao máximo o desligamento, pois o custos para isso são altos, depois existe a dificuldade de recontratar;
- Provoque a flexibilidade dos seus colaboradores. Por exemplo, verifique a possibilidade dos garçons passarem a dar suporte nas entregas a domicílio;
- Se possível negocie férias coletivas (o custo pode ser menor que a demissão).
Questões trabalhistas e Governo
- Exame médico: está suspensa a obrigatoriedade dos exames médicos ocupacionais – exceto o demissional, mas pode ser aproveitado como demissional o exame periódico feito há menos de 180 dias (Capítulo VII art. 15 a 17 da MP 927 de 22/03/2020).
- Ocupacional: os casos de contaminação por Covid-19 não serão considerados ocupacionais, exceto se for comprovado nexo causal entre o fato de ter sido acometido pela doença e as atividades desenvolvidas no trabalho (Capítulo X, art. 29 da MP 927 de 22/03/2020).
- FGTS Mensal: os recolhimentos de março, abril e maio de 2020 poderão ser feitos em 6 parcelas, sem juros ou correção, a partir de 07/07/2020 (Capítulo IX, art. 20 da MP 927 de 22/03/2020);
- Férias: a empresa pode dar férias aos empregados mesmo sem completar o período de 12 meses do contrato de trabalho, além de poder ajustar a concessão de férias agora de períodos futuros mediante acordo escrito (Capítulo III, art. 6 a 10 da MP 927 de 22/03/2020);
- Pagamento das férias: deverá ocorrer até o 5º dia útil do mês subsequente ao do início das férias e o pagamento do adicional de ⅓ pode ser feito após a concessão das férias e até a data de pagamento do décimo terceiro salário de 2020 (Capítulo III, art. 6 a 10 da MP 927 de 22/03/2020);
- Férias coletivas: não é obrigatório avisar o governo e o prazo de aviso aos empregados foi reduzido para 48 horas (Capítulo IV, art. 11 e 12 da MP 927 de 22/03/2020);
- Banco de horas: Foi criado um regime especial de compensação de horas o caso exista a interrupção das atividades da empresa, situação que permite o lançamento de todas as horas não trabalhadas, mesmo ficando negativo, podendo ser compensadas no período de 18 meses após o término do estado de calamidade pública, com o limite máximo de 2 horas extras por dia (Capítulo VI, art. 14 da MP 927 de 22/03/2020).
- Linhas de crédito, o governo liberou linhas de crédito para sua empresa.
Consulte mais detalhes no site do governo em https://gov.br/vamosvencer.
Mostre-se através do marketing
Reveja seu modelo de negócio, agregue serviço e valor. Você tem o contato do seu cliente? Também envie mensagens comunicando como irá atendê-los durante esse período e ofertando produtos e serviços especiais.
Reforce a divulgação dos seus produtos nas redes sociais e faça ofertas. Ainda informe a seus clientes e potenciais clientes:
- As medidas que estão sendo tomadas, mostrando seu compromisso e comprometimento para o bem estar deles;
- Sobre seu serviço de entrega ou retirada;
- Divulgue suas inovações;
- Aproveite para divulgar promoções de itens com estão com baixo giro e estoque alto.
Evite a ruptura
Evitar a ruptura do estoque também é muito importante:
- Muita atenção com possíveis mudanças no prazo de entrega;
- Avalie a demanda dos produtos constantemente;
- Tenha sempre opções de substituição de produtos similares;
- Cuidado com o aumento de preços, evite a elevação sem forte motivo, pois as pessoas estão mais sensíveis a percepção do estabelecimento estar se aproveitando do momento, trazendo uma imagem negativa.
Financeiro
- Negocie com os fornecedores para postergar o vencimento, procure diluir os custos em várias partes ao longo do período. Exemplo: se houver 5 cobranças com vencimento no mesmo dia, ajuste para 1 cobrança por dia;
- Em novas compras, aumente o prazo de pagamento;
- Se necessário negocie a antecipação das vendas em cartão;
- Antecipe a receita, aplique descontos para pagamento a vista;
- Avalie a possibilidade de usar o benefício do diferimento (postergar o pagamento) do FGTS e Simples Nacional por 03 meses, aqueles já com vencimento a partir de Abril;
- Se tiver dinheiro em caixa, mas não por muito tempo, avalie buscar crédito com taxas de juros menores, pode ser que depois possa ficar caro.
Inove de verdade
- Gere créditos para o seu negócio, permita que seu cliente adquira créditos com desconto para adquirir seu produto no futuro;
- Crie uma espécie de assinatura do seu produto, o cliente paga um valor mensal com desconto para receber ou retirar o seu produto, todo o dia, toda a semana ou todo o mês por exemplo.
Gestão
Certamente, a gestão é um dos principais pontos que permite o negócio crescer de forma sólida e consistente. Por isso, acompanhe alguns dos principais indicadores como:
- Faturamento mensal e diário: compare com o mês e ano anterior;
- Ticket médio: verifique se seus clientes estão aumentando ou reduzindo as compras;
- Número de tickets: analise como está o fluxo de pessoas na loja;
- Margem: calcule se o percentual aplicado está dentro do mercado e se é suficiente para ter resultado.
Ainda reforce a comunicação visual do estabelecimento, com avisos que indicam como lavar as mãos de modo correto e outras informações relevantes sobre o assunto. Baixe abaixo um cartaz sobre o assunto preparado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
Na página da Abrasel há diversos documentos úteis e cursos gratuitos sobre gestão de equipe e segurança dos alimentos. Também busque informações no site do Ministério da Saúde.
Dessa forma, em mais de 22 anos atuando na área, temos centenas de casos de sucesso e o ponto comum entre todos eles é uma boa gestão.
Contudo, muitas empresas já possuem algum sistema, mas muito pouco utilizado.
Fazer a gestão de um negócio sem um sistema é praticamente impossível, mas aqui na KCMS há criação de soluções para que você economize tempo e tenha informação sobre o seu comércio na palma da mão.
No entanto, sabemos que fatos como esses que afetam a nossa economia não são os primeiros e nem serão os últimos.
Portanto, quer saber como podemos ajudar mais seu negócio? Fale com um especialista! E aí, você tem alguma dica aí para compartilhar? Comente aqui embaixo.