Veja os indicadores que sua empresa precisa acompanhar

Indicadores Financeiros

Acompanhar os resultados é uma das principais atividades desempenhadas pelos gestores em uma organização. Com a ajuda dos KPIs (Key Performance Indicators) ou indicadores chave de performance, em português, é possível medir o desempenho organizacional, identificar falhas nos processos e descobrir oportunidades de melhorias.

O problema é que, muitas vezes, os gestores não sabem exatamente o que medir e acabam se perdendo diante de tantos dados. Para economizar tempo, o primeiro passo será compreender os objetivos da empresa. Assim, você consegue saber quais informações serão mais importantes de serem obtidas na medição.

Pensando nisso, desenvolvemos um post com algumas dicas de gestão baseadas nos principais indicadores de performance utilizados pelas grandes empresas do mundo todo. Confira!

1. Indicadores de produtividade

Os indicadores de produtividade são comumente utilizados para medir o volume atual de produção gerado por máquina/colaborador. Considerando o tempo para a execução do processo completo ou das etapas envolvidas nele.

Ele é um importante indicador de desperdícios de recursos e ajuda os gestores a encontrarem soluções de otimização no setor.

2. Indicadores de qualidade

Em parceria com os indicadores de produtividade, os indicadores de qualidade medem o resultado final da produção. Não só de um produto, como também de um serviço. O seu estado é avaliado para que a entrega atenda às exigências do mercado em relação às funcionalidades, à durabilidade e a outros quesitos que devem ser cumpridos.

O número de avarias, por exemplo, é um indicador que pode representar se a produção está satisfatória ou com desvios além do aceitável. Esse indicador pode ajudar a empresa a construir uma boa imagem e a ganhar um diferencial competitivo forte diante da concorrência.

3. Indicadores de capacidade

Se a sua empresa possui um plano de desenvolvimento sustentável, aqui vai uma das principais dicas de gestão. Use um indicador de capacidade para saber se o nível de produção atual tem espaço e condições para crescer ao longo do tempo.

Um exemplo é medir quantos produtos ou serviços são entregues por um determinado período de tempo pelas máquinas e/ou colaboradores considerando o potencial máximo que podem atingir.

4. Indicadores estratégicos

Os indicadores estratégicos são capazes de medir o estado atual da empresa comparado com o planejamento feito inicialmente. Ou seja, eles demonstram se os objetivos traçados serão alcançados antes ou depois do planejado. Mas também não é só isso, eles apresentam se a situação atual representa o que realmente deveria ser.

Esses indicadores são muito importantes não apenas para corrigir desvios nas estratégias, mas também para manter o negócio no rumo do crescimento.

5. Indicadores financeiros

A saúde financeira da empresa é um dos quesitos mais importantes que os gestores devem avaliar. Já que, sem recursos, o funcionamento do negócio pode ficar comprometido. Veja os principais indicadores financeiros que os gestores precisam utilizar:

  • Taxa de lucratividade;
  • Valor do ticket médio por cliente;
  • Taxa de inadimplência dos clientes;
  • Nível de endividamento da empresa.

Todos esses indicadores utilizados conjuntamente tem como consequência aumentar o potencial de gestão do negócio. Porém, é necessário contar com uma ferramenta de apoio como um software de gestão. Um software de gestão não só auxilia o gestor a agregar mais eficiência operacional, como também ajuda na estratégia por meio da automatização de tarefas.

Além da economia de tempo, um software de gestão pode também, fornecer informações mais precisas e ajudar o gestor a direcionar o foco dos esforços para onde realmente é necessário.

Com esse conhecimento, você vai conseguir gerir melhor a sua empresa e poderá expandir o negócio com as finanças equilibradas. É o que você deseja? Se a sua resposta é sim, acompanhe este e-book e confira as dicas que preparamos:

INDICADORES FINANCEIROS

Como está medindo os resultados da sua empresa hoje? Conta para a gente nos comentários!

Aproveite também para conferir o vídeo acima e entenda quais fatores podem impedir sua empresa de crescer!

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!