Instagram para restaurantes: como ter um ótimo perfil

Se você é dono ou gestor de um restaurante, provavelmente já percebeu que nos últimos tempos os seus concorrentes estão investindo bastante em estratégias nas redes sociais para divulgar os seus estabelecimentos. Ter Instagram para restaurantes é uma delas, e pode ser muito proveitosa, se você souber usá-la.

Para ajudá-lo a gerenciar a conta do seu restaurante no Instagram e aumentar o movimento do seu negócio com isso, separamos algumas dicas bem importantes. Confira!

Conheça o seu público

Você pode até estar cansado de ouvir isso, mas não adianta: para que qualquer estratégia de marketing dê certo, é necessário saber quem é o público do negócio e como falar com ele.

Então, antes de mais nada, analise quem são as pessoas que frequentam o seu restaurante, qual a sua faixa etária, o seu comportamento e linguagem, seus possíveis interesses, os pratos que mais pedem etc.

Dessa maneira, você vai poder definir a linguagem a ser utilizada no perfil do seu restaurante, mais formal ou mais descontraída, e saber que tipo de imagens tem mais chances de emplacar.

Varie o conteúdo das imagens

Apesar de se tratar de um restaurante, e as fotos de comida serem o principal chamariz, não limite-se a isso. O Instagram é uma rede social muito utilizada para mostrar os bastidores de um estabelecimento, aproximando o cliente.

Invista em fotos da sua equipe trabalhando, montando um prato, cozinhando, enfim. Mostre como as coisas são feitas no seu restaurante e o quanto vocês se preocupam com a qualidade do que é oferecido e a satisfação de todos.

Tire boas fotos

A qualidade das fotos influencia bastante na hora de agradar o público. Quem está no Instagram procura ver fotos bonitas, nítidas e bem tiradas.

Isso não quer dizer que você precise de uma câmera profissional, já que com os celulares de hoje em dia é possível capturar belas imagens. Basta investir na iluminação, criar um bom cenário e enfatizar detalhes que tornam o seu restaurante único!

Utilize hashtags

Você já viu algumas palavras no Instagram escritas depois do símbolo de jogo da velha (#)? Elas são as famosas hashtags, que são as palavras-chave que podem ser adicionadas à imagem que você publicou, sendo que o ideal é usar até cinco hashtags por foto.

Por exemplo, se a sua foto for de um sorvete, as hashtags podem ser: #sorvete, #sobremesa, #sabor, #icecream, #chocolate. Dessa maneira, a sua publicação pode ficar visível para qualquer pessoa que busque alguma dessas hashtags.

Escolha os melhores horários

Quando se trata de horários de publicação, não existe uma regra. Você deve ir testando os seus posts em vários horários para saber em quais momentos é possível alcançar um público maior e até converter em visitas ao local.

Para começar, publique as fotos dos seus pratos ou bastidores cerca de uma hora e meia antes do horário da refeição. Essa pode ser uma boa tática para despertar o interesse de quem ainda não sabe onde comer.

Porém, siga fazendo testes até encontrar os melhores horários para as publicações do perfil do seu restaurante.

Incentive a participação no Instagram

Fazer com que o seu cliente divulgue o seu restaurante por você também é uma das vantagens do Instagram. Hoje em dia, muitas pessoas, ao receberem seus pratos, especialmente as sobremesas, tiram fotos e publicam em suas redes sociais.

Por esse motivo, preocupe-se com a apresentação do seu cardápio, dos seus pratos e até com a iluminação do ambiente. Tudo isso vai instigar o consumidor a compartilhar uma bela imagem dos seus serviços no Instagram ou em outras redes.

Além disso, pense em fotos que possam ser postadas novamente ou comentadas pelo seu público. Faça perguntas e incentive os comentários, assim ele estará cada vez mais próximo da sua marca, e mais pessoas verão as suas publicações.

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