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Instagram para restaurantes: como ter um ótimo perfil

Por Redação KCMS
Publicado em 24 de julho de 2019
Modificado em 24 de julho de 2019
Instagram para restaurantes

Você já criou um perfil para o Instagram? A pesquisa Social Media Trends 2019 aponta que ele é uma das redes sociais que mais tem crescido nos últimos tempos, pois é uma plataforma que sabe inovar para melhorar a experiência do usuário. Mas você sabe como aproveitar esse canal estrategicamente?

A questão é que não basta ter um perfil no Instagram: o segredo para melhorar os seus resultados é impulsionar o engajamento dos clientes nessa rede social. Quer saber como fazer isso? Então, confira algumas dicas e comece a trabalhar do jeito certo agora mesmo!

Conheça o seu público

Você já deve ter ouvido isso uma porção de vezes, mas algumas empresas ainda ignoram a importância de conhecer o seu público-alvo. Isso é essencial para que qualquer estratégia de marketing dê certo. Portanto, procure responder perguntas como:

  • Quais são as pessoas impactadas por seus posts?
  • Quais necessidades elas têm: praticidade ou variedade na hora de escolher um restaurante?
  • Qual a faixa etária delas?
  • De que maneira elas falam?
  • Quais as preferências gastronômicas delas?

A partir disso, você será capaz de se comunicar com mais eficiência ao definir a linguagem a ser utilizada no perfil do seu restaurante (como formal ou descontraída). Também saberá qual é o tipo de imagem que vai impactar mais o seu público.

Varie o conteúdo das imagens

Não se limite apenas às postagens de imagens dos seus pratos, seja no feed, seja no Stories. O Instagram tem sido utilizado para mostrar os bastidores de um estabelecimento, com a intenção de se aproximar mais do cliente.

Essa é uma boa maneira de dar um “rosto” para a sua empresa. Então, que tal adotar essa tendência em seu restaurante? Tire fotos da sua equipe em ação, para que os clientes vejam como os seus pratos são preparados na cozinha.

Aproveite também essa oportunidade para mostrar como você se preocupa com a qualidade do que é oferecido e com o atendimento. Para tanto, compartilhe fotos de treinamentos, palestras e cursos de aperfeiçoamento.

Capriche nas fotos

Como o Instagram é uma rede social principalmente visual, você deve investir na qualidade das imagens. Isso influencia bastante na hora de agradar ao público, ainda mais quando se trata de comida.

Portanto, poste fotos atraentes, nítidas e originais. Também se preocupe com o tamanho das imagens, já que a plataforma tende a dar novas dimensões àquelas que não têm o padrão de exibição.

Não tem câmera profissional? Relaxa! Os smartphones de hoje em dia contam com recursos suficientes para deixar seus pratos chamativos. Você só precisa investir na iluminação, montar um bom cenário e destacar detalhes que criem uma identidade única para o seu restaurante.

Utilize hashtags

Você já viu algumas palavras no Instagram escritas depois do símbolo de jogo da velha (#)? Elas são as famosas hashtags, que são as palavras-chave que podem ser adicionadas aos seus posts. É por meio delas que as pessoas conseguem encontrar o seu negócio com mais facilidade.

Então, procure hashtags que tenham relação com o seu negócio e com a publicação. Por exemplo, se for postar a foto de um sorvete, as hashtags podem ser: #sorvete, #sobremesa, #sabor, #icecream e #chocolate.

Dessa maneira, quando uma pessoa procurar por uma dessas palavras, a sua publicação ficará visível para ela. Uma dica é criar uma exclusivamente para a sua marca e acrescentar outras de assuntos relacionados ao produto ou serviço que você oferece.

Escolha os melhores horários

Os horários em que você posta no perfil para o Instagram do seu restaurante influenciam diretamente o engajamento dos seus clientes. Às vezes, um conteúdo pode ser muito bom, mas não obter bons resultados por causa do dia e do horário em que foi postado.

Há diversas pesquisas que apontam o melhor horário para publicar, mas não existe uma regra. O ideal é ir testando dias e períodos diferentes para cada tipo de postagem. Assim, você vai saber em quais momentos é possível alcançar um público maior para atraí-los até o seu estabelecimento.

Para começar, publique fotos dos seus pratos ou bastidores cerca de uma hora e meia antes do horário da refeição. Essa pode ser uma boa tática para despertar o interesse de quem ainda não sabe onde comer.

Transforme seu cliente em conteúdo

Fazer com que o seu cliente divulgue o seu negócio por você também é uma das vantagens do Instagram para restaurantes. Muitas pessoas hoje em dia tiram fotos quando recebem seus pratos, especialmente as sobremesas, e publicam em suas redes sociais.

Por esse motivo, preocupe-se com a apresentação do seu cardápio, dos seus pratos e até com a iluminação do ambiente. Tudo isso vai instigar o consumidor a compartilhar uma bela imagem dos seus serviços no Instagram ou em outras redes.

Além disso, essas fotos podem se tornar parte do seu conteúdo, o que vai deixar o cliente mais motivado a compartilhá-las. Então, estimule as pessoas a tirarem fotos dos seus pratos e a marcarem o seu restaurante. Depois, compartilhe essas postagens em seu perfil como forma de agradecimento pelo carinho.

Aumente sua interação

Não mantenha o foco somente na divulgação de fotos e vídeos: procure interagir com o seu público na rede social. Assim, o consumidor terá sua marca em mente na hora de escolher um restaurante.

Você pode fazer isso por meio de legendas, que servem para complementar as imagens. Elabore textos criativos que conversem com os seus seguidores, e lembre-se de responder as publicações para criar um laço afetivo com o seu cliente.

Também utilize as ferramentas presentes no Stories para aumentar a sua interação. No caso, dá para trabalhar com “Stickers Enquete”, “Perguntas” ou “Emoji Slider”. Eles podem servir para realizar pesquisas de opinião, por exemplo.

Divulgue a oferta do dia e crie promoções

O Instagram estimula a imaginação, e você pode usar as imagens e as legendas para gerar uma expectativa no cliente sobre o prato do dia. Despertar o desejo dos consumidores, principalmente quando falamos em comida, é uma tática certeira.

Também é interessante fazer uma oferta promocional e atrair clientes pelo Instagram. Já existem ferramentas no mercado que permitem que o restaurante crie cupons de desconto com códigos para saber quantos clientes vieram por conta desse tipo de ação.

Outra maneira de melhorar seu perfil, aumentar o engajamento e ainda promover seu restaurante é realizar sorteios. Em datas comemorativas, por exemplo, que tal sortear na rede social uma refeição com direito a acompanhante? Tem tudo para ser um sucesso!

Compartilhe receitas no Stories

Outra estratégia que tem feito sucesso no Stories é o compartilhamento de receitas ou de links de receitas de alguns produtos produzidos por restaurantes. O motivo é que muita gente gosta de entender como os pratos são feitos, e também tem interesse em saber mais sobre a história deles.

Assim, para aumentar o engajamento com a sua marca, você pode contar sobre as origens e as curiosidades que envolvem esses pratos. Mostre suas receitas mais populares e aproveite para atrair os seguidores para o seu canal do YouTube, caso seu restaurante tenha um perfil nessa rede social.

Depois de criar um perfil para o Instagram, coloque as nossas dicas em prática. Certamente elas vão ajudar você a potencializar o engajamento com os seus seguidores e, assim, melhorar os resultados das ações de marketing digital do seu negócio.

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