Lei que obriga a detalhar impostos em notas fiscais

Cupom Fiscal

Do UOL, em São Paulo
Cupom Fiscal NFC-e10/12/2012

A partir de junho de 2013, o consumidor deve receber notas fiscais detalhando o valor dos impostos embutidos no preço de produtos ou serviços adquiridos. A Lei 12.741/12 foi publicada na edição desta segunda-feira (10) do Diário Oficial da União, após ser sancionada com vetos pela presidente Dilma Rousseff.

TRIBUTOS QUE DEVEM CONSTAR NA NOTA FISCAL:

SIGLA DESCRIÇÃO
IOF     – Imposto sobre Operações Financeiras
IPI       – Imposto sobre Produtos Industrializados
ICMS  – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços
ISS     – Imposto sobre Serviços
Cide   – Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico
PIS/Pasep – Contribuição Social para o Programa de Integração Social
Cofins        – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social

A primeira mudança em relação ao texto aprovado pelo Congresso Nacional é que deverão ser identificados sete, e não nove tributos.
Informações referentes ao Imposto de Renda e a CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) foram vetadas pela presidente.

Outro veto diz respeito à parte do texto que determinava a identificação do tributo mesmo que estivesse sendo questionado na Justiça ou em processo administrativo.

Os sete impostos que deverão constar na nota fiscal são: IOF (Imposto sobre Operações Financeiras ), IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), PIS/Pasep, Cofins, Cide (Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e ISS (Imposto sobre Serviços).

Lei entra em vigor em junho

Para que os estabelecimentos comerciais tenham tempo para se adaptar às novas regras, a lei só entra em vigor seis meses após ser publicada.

A partir daí, quem descumprir a lei pode ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90). A pena inclui multa, suspensão da atividade ou cassação da licença de funcionamento.

A lei é fruto de uma iniciativa popular que reuniu aproximadamente 1,56 milhão de assinaturas coletadas pela campanha nacional De Olho no Imposto, da Associação Comercial de São Paulo.

http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2012/12/10/dilma-sanciona-com-vetos-lei-que-obriga-a-detalhar-impostos-em-notas-ficais.htm

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!