Desafio aceito: veja estratégias de como atrair clientes para o restaurante no inverno

Confira estratégias para atrair clientes mesmo nos dias mais frios.
Atrair clientes para o restaurante no inverno

O inverno é uma época desafiadora para os empresários do ramo de restaurantes no Brasil, afinal, como atrair clientes para o restaurante no inverno? Com as temperaturas mais baixas, muitas pessoas preferem ficar em casa ao invés de sair para comer fora. No entanto, existem estratégias que os donos de restaurantes podem adotar para atrair clientes mesmo nos dias mais frios

Leia este artigo até o final e descubra algumas dessas estratégias de como atrair clientes para o restaurante no inverno e quais são os pratos mais consumidos no Brasil nesta época do ano.

Pratos mais consumidos no inverno brasileiro

No Brasil, o inverno não é tão rigoroso quanto em outros países da América do Sul, como Argentina e Chile, mas ainda assim, existem regiões – como o sul do país – que vivem dias mais intensos com as temperaturas mais baixas.

A KCMS separou alguns dos pratos que são mais populares nesta época do ano. Já pensou que implementar um deles em seu restaurante, mesmo que sazonalmente, pode aumentar seu faturamento? Alguns dos pratos mais consumidos são:

  • Caldo verde
  • Feijoada
  • Fondue de queijo ou chocolate
  • Sopa de legumes
  • Risoto de cogumelos
  • Carne de panela
  • Lasanha
  • Chocolate quente

Compensa investir no salão ou reforçar o delivery?

A resposta para essa pergunta depende muito do perfil do público-alvo do restaurante e das estratégias que a empresa está disposta a adotar. 

Se o restaurante já possui um salão bem estruturado e um bom histórico de atendimento ao público em dias mais frios, é possível investir em ações para atrair mais clientes nessa época do ano, como oferecer pratos quentes e sazonais e criar um ambiente acolhedor e aconchegante. 

Por outro lado, se o restaurante ainda não tem uma presença forte no salão, uma opção viável é investir mais no delivery e ainda economizar recursos no ambiente físico (como conta de luz, garçons e outros serviços pontuais). 

Portanto, é importante lembrar que, para se destacar no delivery, é preciso oferecer um cardápio variado, de qualidade e com preços competitivos, além de contar com uma boa logística de entrega. Em resumo, a escolha entre investir no salão ou reforçar o delivery vai depender das características do público e da capacidade da empresa de atender às demandas desses clientes.

Mas se a sua missão mesmo é atrair clientes para o restaurante no inverno, aqui vão algumas dicas da KCMS

Planeje um cardápio sazonal para dias mais frios

Como já vimos neste artigo, durante o inverno os clientes procuram por pratos quentes e aconchegantes, como sopas, caldos, fondue, risotos, massas e carnes cozidas lentamente

Portanto, é importante que os restaurantes tenham um cardápio sazonal que atenda a essas expectativas. Além disso, o aroma desses pratos pode ser utilizado como uma estratégia de marketing para atrair clientes que estão passando pela rua.

Viralize e ofereça conforto com cobertores, almofadas e ‘iluminação quente’

O uso de iluminação quente, velas, almofadas e cobertores pode criar uma atmosfera acolhedora e convidativa no seu estabelecimento, ainda mais se ele for um espaço físico médio ou pequeno. Com essa estratégia, além de oferecer conforto, também é bem possível que você viralize nas redes sociais. 

Além disso, é importante que o ambiente seja climatizado adequadamente para que os clientes se sintam confortáveis. O investimento em pequenos aquecedores pode refletir em um aumento importante de faturamento. 

Se mesmo assim o fluxo não aumentar, ofereça promoções 

Se mesmo investimento em pequenas mudanças e lançando novos cardápios seu estabelecimento não estiver respondendo a estas ações, as promoções são sempre uma maneira eficaz de atrair clientes para o restaurante. 

No inverno, você pode oferecer descontos em pratos quentes e bebidas quentes, como chá, chocolate quente e vinho. Também é possível criar pacotes com pratos completos ou menus especiais para grupos de amigos e famílias.

Contatar clientes antigos e recorrentes é mais barato do que adquirir novos

Se essa dica já é válida para qualquer época do ano, imagine só para o inverno. Usar o seu marketing – por mais simples que seja – é uma estratégia para os dias mais frios. Que tal fazer uma foto ou um pequeno vídeo mostrando suas mudanças no espaço e cardápio e mandar para os últimos 50 clientes que entraram em contato pelo WhatsApp? Temos certeza que será muito eficaz. Ainda mais se a mensagem for acompanhada de um cupom de desconto. 

Contudo, não se esqueça das redes sociais para divulgar as promoções e o cardápio sazonal, além de publicar fotos e vídeos dos pratos mais populares. Também é importante manter o site atualizado e otimizado para SEO, para que os clientes possam encontrar facilmente informações sobre o restaurante e reservar uma mesa.

Seja no inverno ou no verão, conte com a praticidade do sistema de gestão KCMS

Já pensou que maravilha seria se o seu sistema de gestão tomasse conta de todo o funcionamento do seu negócio e você tivesse mais tempo para cuidar das decisões estratégicas visando aumentar seu fluxo de clientes no inverno? 

Pense bem: é mais tempo investindo em ideias para atrair clientes para o restaurante no inverno enquanto um sistema com inteligência artificial automatiza muitas ações para você.

O que você precisa saber para escolher o melhor sistema para restaurante

Nesse sentido, a KCMS já está presente em milhares de estabelecimentos pelo Brasil. As soluções KCMS cumprem com o objetivo de integrar e facilitar a gestão:

  • POS (PDV): monte combos e controle o fechamento de caixa;
  • Lançamento de produtos em comandas e mesas;
  • Integração de vendas no salão e no delivery;
  • Controle de entrada e saída dentro do estabelecimento;
  • Controle do tempo de ociosidade das mesas;
  • Display de produção para cozinha e bar;
  • Relatórios de produtos mais vendidos por período;
  • E muito mais!

Com a finalidade de te dar a possibilidade de experimentar os benefícios do sistema sem gastar nada, teste gratuitamente por 10 dias!

Ficou com alguma dúvida? Clique no banner e converse com um especialista.

Veja alguns links que poderão ajudar você:

Blog | Universidade KCMS | Central de Ajuda

Também siga a KCMS nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e Youtube.

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!