Skip to content

5 dicas valiosas para você fazer o seu planejamento financeiro de 2021

Por Ana Beatriz Serafim
Publicado em 30 de novembro de 2020
Modificado em 5 de dezembro de 2020
5 dicas para o seu planejamento financeiro em 2021

“Você conseguiu atingir suas metas de lucratividade e de gastos inclusas no seu planejamento financeiro para 2020?” – Se te fizessem esta pergunta hoje, o que você responderia? O planejamento financeiro é um documento de extrema importância, mas que muitas vezes é negligenciado no mundo dos negócios de alimentação.

Portanto, é importante frisar que é apenas organizando e colocando em prática objetivos do seu planejamento financeiro que será possível investir em seu foodservice.

Pix: entenda como funciona esse novo meio de pagamento

A receita usada com inteligência faz com que o empresário diminua riscos e danos financeiros. Isso, por exemplo, é extremamente importante para restaurantes, bares e lanchonetes neste momento de retomada de crescimento após os meses de isolamento social e lockdown.

O planejamento financeiro de 2021 do seu restaurante já está pronto?
O planejamento financeiro de 2021 do seu restaurante já está pronto?

Por isso, a KCMS conversou com especialistas e trouxe 5 dicas valiosas para você. Leia e veja como tudo vai ficar mais fácil!

Dicas para você montar o seu planejamento financeiro de 2021:

1) Entenda a diferença entre gastos, despesas e custos

Resumidamente, os gastos são os valores usados para adquirir algum produto ou serviço para o seu foodservice. O seu investimento não visa um retorno financeiro.

Já os custos são bem parecidos com os gastos, contudo com um diferencial: posteriormente podem ser usados para investimentos e revendas.  

As despesas tratam-se dos gastos frequentes, que ocorrem periodicamente e, por conta disso, têm a caraterística de manutenção. Portanto, são os gastos utilizados para manter a atividade do negócio.

Entender a diferença entre estes 3 fatores ajudará você a não colocar “tudo na mesma planilha”, por exemplo. Cada um tem um peso diferente na hora do planejamento.

5 dicas para oferecer um atendimento de qualidade ao cliente

2) Planeje 3 cenários

Este ano de 2020 mostrou que as coisas podem mudar muito rápido e que, infelizmente, não temos controle sobre todas as situações que podem prejudicar os nossos negócios.

Para você se preparar para isso, a equipe da KCMS sugere, por exemplo, que você crie pelo menos 3 cenários, sendo o cenário “real”, em que você vai se planejar com menos investimentos, prevendo os gastos, pagamentos de fornecedores e outros valores importantes para a sobrevivência do negócio.

Por isso você deve fazer o cenário “ideal”, em que além de pagar as contas e fazer o negócio sobreviver, você consiga investir em itens mais focados e direcionados ao crescimento da empresa, como equipamentos.

E, por último, contudo, o cenário “perfeito”, onde além de fazer tudo o que consta nos planos “real” e “ideal”, você ainda consiga lucrar mais do que o normal e ter uma estabilidade em seu foodservice.

Após a pandemia, empresário precisa traçar objetivos de crescimento em seu planejamento financeiro
Após a pandemia, empresário precisa traçar objetivos de crescimento em seu planejamento financeiro

3) Após passar pela pandemia, trace prioridades de curto prazo pra sobreviver

Todo negócio foi prejudicado de alguma forma pela pandemia do novo coronavírus, portanto é importante que você tenha em mente os “planos de emergência” para quando as finanças realmente apertam e exigem medidas drásticas.

Será neste momento em você precisará fazer uma lista onde saiba onde cortar gastos, quais dívidas parcelar e até quais fornecedores renegociar ou até mesmo trocar.

Entenda as funcionalidades do software da KCMS para food services

4) Quanto eu quero vender?

Com base nos dados de 2020, tenha um número sólido e faça a sua previsão para 2021 em cima disso. Pode ser uma média de vendas diária, semanal, mensal ou anual, ou a quantidade de contratos fechados por um período determinado.

Após isso, se questione-se, por exemplo: como posso alcançar isso? Portanto, faça uma lista de algumas ações que você pode realizar para atingir sua meta: invista em softwares de automação, marketing digital, parcerias, sorteios e promoções.

5) Monitore e revise seu planejamento financeiro

O planejamento é vivo, portanto não deve ser feito uma vez e esquecido por todo o próximo ano. Ele precisa ser consultado quase que diariamente e, se necessário, até mesmo alterado.

Revisar o documento de tempos em tempos significa garantir que erros não estão sendo cometidos no processo de planejamento orçamentário. Além disso, garante que não haja desfalques. A área do setor financeiro responsável pela revisão e monitoramento é a Auditoria.

Sistema para elevar o potencial do seu planejamento financeiro

A KCMS tem o sistema ideal para o você acompanhar o seu planejamento financeiro em 2021
A KCMS tem o sistema ideal para o você acompanhar o seu planejamento financeiro em 2021

Completo, intuitivo, fácil de operar, ótimo custo-benefício e com suporte. Se você está buscando soluções de softwares para o seu negócio conheça os sistemas da KCMS.

Nosso time de especialistas entrega, portanto, tudo que um empresário precisa para manter o food service em funcionamento com lucratividade. Com a ajuda de uma moderna inteligência artificial você recebe dados complexos de forma simplificada, facilitando a tomada de decisão em momentos importantes, por exemplo.

Clique aqui e saiba mais sobre os planos do sistema da KCMS.

Quer saber como a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Portanto, fale com um especialista!

Siga a KCMS nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e no Youtube.

Ana Beatriz Serafim

Materiais de gestão para levar sua empresa ao próximo nível

Sobre

A KCMS é uma empresa de softwares e inovação com atuação em nível nacional e revendas especializadas. Busca oferecer a seus clientes soluções que permitem levar mais gestão para seus negócios, tornando-os mais competitivos e rentáveis levando-os a um novo patamar.