Planilhas de gestão para restaurante: baixe grátis

Planilhas de gestão para restaurante

Você usa planilhas de gestão para o seu restaurante? Estas ferramentas são necessárias para ajudar no crescimento do negócio. 

Apesar dos benefícios, muitos gestores de restaurantes ainda não conhecem os recursos de uma boa administração. Além disso, ignoram as planilhas. 

Se este é o seu caso, não se preocupe, porque hoje você vai descobrir os benefícios das planilhas e baixá-las grátis.

Por que usar planilhas na gestão do seu restaurante?

O gestor que deseja se destacar em meio à concorrência precisa ficar atento às formas de melhorar o negócio. Para isso, reflita sobre como anda a organização do seu restaurante:

  • Você tem controle sobre as despesas e receitas?
  • Você consegue implementar os projetos que tem em mente?
  • Sente que está pagando para trabalhar?

Se a situação não está favorável, isso significa que é preciso colocar “ordem na casa”. Primeiramente, comece pelo controle financeiro.

Desta forma, não faz sentido gerir um negócio com base nos “caderninhos” de anotações financeiras, quando há muitas possibilidades tecnológicas.

Inclusive, as planilhas são pensadas para otimizar o tempo do gestor. Evitando, assim, de ter que fazer contas manuais. 

Então, você verá que a gestão será mais simples, se utilizar as ferramentas certas.

Logo, há mais de 20 anos, a KCMS é uma empresa de softwares e inovação que oferece soluções completas para o gerenciamento de restaurantes, bares, pizzarias, lanchonetes, padarias e outros estabelecimentos do food service.

Com mais de 10 mil usuários em todo o Brasil e mais de R$ 1,2 bilhões transacionados anualmente, estamos continuamente desenvolvendo novas tecnologias para potencializar o crescimento dos negócios.

Desta forma, hoje vamos te explicar como usar planilhas de gestão no seu restaurante.

Planilhas de custo para restaurante

Custos
Closeup of accountant counting on calculator and working with table

O objetivo de uma planilha de custo é registrar os gastos do restaurante, de fixos à variáveis. 

Veja o exemplo: se você tem uma lanchonete que serve diferentes tipos de pratos, cada um terá o seu custo de preparo. Além disso, também é necessário considerar gastos como aluguel do ponto, tributos, salários de funcionários e outros custos de operação.

Então, vamos nos aprofundar um pouco sobre os custos?

Sendo assim, os custos fixos são aqueles que a empresa deve pagar todo mês, independentemente da receita. 

Como são sempre os mesmos, basta definir o valor das vendas necessário para cobri-los.

  • Aluguel: mesmo que o restaurante fique fechado por alguns dias, o aluguel precisa ser pago e o valor é fixo;
  • Serviços básicos: água, energia elétrica, telefone e internet podem sofrer variações, mas é importante fixar uma média;
  • Folha de pagamento: mesmo que existam variações relacionadas às férias e outros adicionais, este custo tem um valor fixado mensalmente.

os custos variáveis sofrem variação de acordo com o tamanho da produção. Ou seja, aumentam ou diminuem na mesma proporção da demanda. 

Assim, os gastos ligados à produção do estabelecimento vão compor o custo variável:

  • Insumos: ingredientes utilizados nos pratos e outros produtos envolvidos na produção;
  • Impostos: calculados com base no faturamento e na produção;
  • Manutenção: gastos relacionados à manutenção do restaurante.

Por sua vez, você conseguirá chegar ao preço de venda do produto ao considerar a seguinte fórmula: 

Custos + Despesas + Lucros = Preço de venda

Por outro lado, lembre-se que:

  • Custos = gastos com as atividades-fim do negócio, como matéria-prima;
  • Despesas = gastos não relacionados ao produto final, como salários;
  • Lucro = projeção de retorno, depois de pagar todos os custos e despesas.

No entanto, não se esqueça que sempre é importante separar uma quantia para emergências e melhorias no negócio.

Ter esses números organizados ajuda o gestor a realizar o cálculo dos preços corretamente. Ou seja, evita que você feche o caixa no vermelho e visa uma boa margem de lucros para o desenvolvimento do negócio.

Portanto, você só terá a ganhar ao usar planilhas para organizar a vida financeira do seu negócio.

A KCMS disponibiliza gratuitamente a Planilha de Custos do Seu Restaurante para que você se organize financeiramente. Contudo, é necessário que os dados sejam preenchidos corretamente para que os resultados sejam certeiros. 

Além disso, atualize-a sempre, para que todos os dados financeiros possam ser vistos e comparados.

Planilhas de estoque para restaurante

Estoque

O controle de estoque é essencial para que o restaurante tenha um movimento positivo, sem desperdícios e prejuízos. Desta forma, com ele, o gestor consegue entender:

  • Quantidade dos produtos mais e menos vendidos; 
  • Comparação de preços e fornecedores por período;
  • Como montar pratos utilizando apenas o que há no estoque.

Cuide do estoque para ter boas finanças

Você sabia que o estoque mal gerenciado pode apresentar uma ameaça contra a saúde financeira da empresa? Sem ter conhecimento sobre os insumos, você pode ter prejuízos. Por exemplo: ao comprar uma caixa de tomates com boas unidades no topo e ruins no fundo, você terá que jogar o que não dá para usar e desperdiçar dinheiro.

Outro exemplo é em relação à carne, pois se estiver muito congelada você pode estar pagando pelo gelo no peso. Como consequência, recebe uma quantia menor do que foi planejado.

Já em relação à rotatividade, todo empreendedor encontra o desafio de encontrar um equilíbrio entre o necessário para vender bem e não desperdiçar matéria-prima. Entenda:

Tipos de estoque

Estoque mínimo: muitos restaurantes preferem trabalhar somente neste tipo de estoque, atualmente. Ou seja, comprar a quantidade de insumos necessária para a produção em poucos dias. 

A vantagem é prevenir desperdício por prazo de validade vencido ou pelas vendas baixas. No entanto, ele deve ter um cálculo certeiro e realista.

Estoque médio: o estabelecimento opera com o nível médio do estoque, normalmente sendo 50% da quantidade a pedir + estoque mínimo.

Estoque máximo: para garantir o funcionamento do restaurante até o recebimento das próximas compras, guarda-se a maior quantidade de insumos possível. Entretanto, a desvantagem é a possibilidade de desperdiçar muitos recursos.

Certamente, depois da recepção das mercadorias, elas devem ser higienizadas e armazenadas em condições favoráveis à conservação. Depois disso, é hora de registrar o recebimento.

Então, independentemente do tipo de estoque que você utiliza, é preciso saber como organizar e controlá-lo. Desta forma, o principal objetivo da planilha é registrar o fluxo de entrada e saída dos produtos. 

Outras funções de uma planilha de estoque:

  • Data da compra;
  • Grupo do insumo (embalagem, vegetais, etc..);
  • Quantidade e unidade de medida;
  • Preço pago.

Assim, você também consegue determinar quanto usa e otimizar os ganhos.

A KCMS disponibiliza gratuitamente a Planilha de Estoque do Seu Restaurante para que você organize as compras de insumos. No entanto, é preciso ter cuidado para preencher corretamente e perceber os benefícios da gestão.

Mais dicas de administração para restaurantes

É importante desenvolver, cada vez mais, as suas habilidades de gestão para que o seu restaurante continue crescendo e trazendo mais lucratividade. 

Por isso, é essencial conhecer todos os números do estabelecimento. Sem essa atenção, você não sabe se o preço final dos pratos está cobrindo os gastos e gerando lucros.

Certamente, ao sinal de mudanças, será possível identificar os erros e depois tomar as devidas decisões para conter danos. 

Por outro lado, ninguém nasce com a habilidade de gerenciar um negócio. Portanto, esteja disposto a aprender com outros profissionais e contrate pessoas experientes para te ajudar.

Quando deixar as planilhas e migrar para um sistema?

Planilhas de gestão para restaurante

As planilhas oferecem muitas vantagens para fazer a gestão de restaurantes.

Contudo, é de se esperar que o negócio vá evoluindo e atingindo as metas. Isso até um ponto em que as planilhas passam a consumir muito tempo do gestor, que também tem outras tarefas a cumprir.

Por isso, é recomendado buscar mais ferramentas que aumentem a produtividade.

Os sistemas de gestão para restaurantes têm o grande benefício de unir diversas funcionalidades de forma inteligente, como controle de pedidos, vendas, estoque, finanças. 

Planilhas de gestão para restaurante

Veja mais benefícios que um sistema de gestão traz para a sua empresa:

Otimização de tempo

Se você sente que não usa o seu tempo para administrar o negócio, é hora de pensar em ter a ajuda de um sistema. Deixe as questões burocráticas para a tecnologia e foque nas decisões e estratégias.

Dados integrados 

Já pensou em unir toda a gestão do seu restaurante em um só local? Pagamentos, compras, tributos, compras, estoque e mais. Assim, você tem uma visão ampla do negócio e controla todas as informações inseridas.

Apoio estratégico

Com as informações dos relatórios financeiros, você conseguirá tomar decisões certeiras e traçar metas realistas. Além disso, pode analisar todo o histórico de vendas, despesas, estoque e lucros.

Agilidade nos processos

O controle manual em planilhas funciona bem em muitas empresas. Mas, pode gerar retrabalho e gastar muito tempo no preenchimento das informações. 

Além disso, gera riscos de falhas humanas. Já com um sistema, os indicadores têm total confiabilidade.

Diante de um mercado cada vez mais concorrido, um bom empreendedor pensa na economia dos recursos e otimiza os processos. Certo?

A solução para a sua gestão!

Planilhas de gestão para restaurante

Você ainda não usa os softwares para restaurantes da KCMS? Aposte no plano gratuito para iniciar a sua experiência. 

São diversas funções para você otimizar, modernizar e melhorar o seu atendimento. Clique aqui e descubra.

Com o plano Start você terá acesso a: 

  • Gestão para Restaurantes,
  • PedeMais (app de delivery grátis); 
  • Pedemais Menu (Cardápio virtual grátis); 
  • Ponto de Venda com controle de caixa; 
  • Nota Fiscal Eletrônica; 
  • Gestão Contábil; 
  • Painel com indicadores de venda.

Conheça outros planos da KCMS clicando aqui

Ficou interessado e quer saber como a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Fale com um especialista!

Siga a KCMS nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e Youtube.

Recursos do plano gratuito

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!