Por que investir em treinamento para garçons

Nos dias atuais, em meio a grande oferta de restaurantes, o bom atendimento é um diferencial e pode servir como cartão de visitas do seu restaurante.

O bom atendimento, somado a boa comida e ao ambiente limpo e agradável pode ajudar e muito na fidelização dos clientes. E uma coisa é certa: cliente bem atendido sempre volta.

É um conjunto de ações que devem sempre estar alinhadas. Um ambiente maravilhoso e aconchegante não basta se o atendimento for péssimo, com garçons distraídos e desleixados. E somente um prato saboroso não sustenta um possível retorno do cliente.

 

Garçons vendedores

O garçom é o primeiro contato que o cliente terá no restaurante, e na maioria das vezes o único. Por isso, é muito importante que sejam treinados e capacitados para atender prontamente o cliente. É importante que ele se antecipe a problemas que o cliente possa ter, e se mostrem seguros para resolvê-los. Eles devem estar cientes da importância do seu papel dentro do restaurante.

Garçons bem treinados, fidelizam muito facilmente o cliente. Vendem e oferecem os produtos de acordo com a necessidade do estabelecimento. Sugestões de prato do dia são uma mão na roda para clientes indecisos, um bom garçom faz isso com naturalidade, ele convence o cliente de que aquele é o melhor prato, e que ele [ o cliente] fez a melhor escolha. Um cliente bem atendido certamente voltará, e indicará o restaurante para amigos e familiares.

Por isso, é muito importante investir em treinamento para garçons, pois os bons resultados certamente virão. Veja abaixo alguns itens que devem tomados como ponto de atenção para o sucesso do atendimento:

 

Uniforme

O uniforme do garçom deve estar sempre impecavelmente limpo e bem passado. Unhas, cabelos e barba sempre limpos e aparados. Um garçom jamais deve passar um ar de desleixo, pois será imediatamente ligado ao restaurante.

 

Postura

Ele deve sempre caminhar pelo salão com a cabeça elevada, ou ainda, saber qual o ponto estratégico do salão em que consegue enxergar todas as suas mesas, pois deve estar sempre atento, caso algum cliente venha chamá-lo.

Ele deve saber servir os pratos e bebidas específicas, qual lado correto de servir as refeições. As mãos sempre devem estar para trás e os ouvidos atentos aos pedidos dos clientes.

 

Boas maneiras

O garçom deve ser, acima de tudo, educado. Deve ouvir atentamente o que o cliente tem a dizer, mesmo seja uma reclamação. Ele jamais deverá “perder a razão” ou entrar numa discussão com o cliente.

Lembrando que há clientes de todos os perfis e é preciso ter inteligência para lidar com cada um deles, sem prejudicar o bom atendimento.

 

Segurança

O garçom deve estar treinado para servir com segurança os pratos e bebidas que a casa oferece. Deve conhecer a carta de vinhos, quando houver, e ainda, saber sobre harmonização dos pratos com bebidas do estabelecimento.

 

Agilidade nos pedidos

O cliente pode demorar horas para decidir o que comer, mas depois da decisão, ele tem pressa. Um bom garçom entende a urgência de cada cliente, de acordo com o seu perfil.

Ele deve estar atento as anotações, e também com a demora dos pratos vindos da cozinha, sem que o cliente perceba essa intervenção.

Uma opção para agilizar o atendimento são os softwares de gestão e atendimento, que interligam os pedidos com a cozinha e o fechamento da conta. Isso significa agilidade no atendimento para o cliente e a otimização do tempo do garçom, que terá mais tempo livre para dar atenção aos clientes.

 

Como vimos, investir no treinamento para garçons, possibilita que ele se transforme no melhor vendedor do seu restaurante. Um garçom motivado e bem informado sobre todos os aspectos do restaurante é um grande diferencial.

O atendimento é apenas um dos itens para que o sucesso do seu estabelecimento seja alcançado. Estar atento a tudo o que ocorre no seu restaurante, desde a cozinha até o atendimento no salão, é uma forma de conseguir pensar em novas possibilidades para oferecer um serviço de qualidade, atrair mais clientes e, dessa forma, gerar mais lucros para o empreendimento.

Se quiser saber mais informações sobre treinamento de garçons entre outros assuntos para gestão do seu restaurante, faça o download gratuito do e-book:

 

Comentários

comentários