Queda do faturamento: descubra o que está prejudicando o seu negócio

A queda do faturamento é o primeiro indicativo de que o seu caixa está ou entrará no vermelho. Esse cenário difícil e extremamente prejudicial para o seu negócio deve ser constantemente monitorado para que estratégias de reversão sejam aplicadas em tempo hábil.

A diminuição do seu faturamento pode ocorrer por diversos motivos. Por isso, é preciso estudar e avaliar os setores e atividades para encontrar os problemas. Para ajudar na sua análise, selecionamos os principais cenários que levam à queda do faturamento.

Ausência de divulgação

Como os clientes podem ir até o seu restaurante se eles nem mesmo sabem da existência dele? Um dos erros extremamente graves, porém muito comum entre os gestores, é a decisão de deixar o marketing e a divulgação de lado por encararem como um gasto.

No entanto, há diversas maneiras de divulgar a sua empresa sem gastar valores consideráveis. As redes sociais, por exemplo, já se tornaram vitrines para negócios. Então, basta ter uma página bem gerenciada nas principais redes para divulgar o seu negócio. Lembre-se: o que não é visto não é conhecido!

Falta de comprometimento

Muitos dos problemas de gestão e da queda do faturamento podem ser evitados com uma equipe engajada e comprometida com as metas do restaurante. Entretanto, isso vale não só para os funcionários, como para o proprietário da empresa.

Para contornar, é preciso estar em constante aperfeiçoamento profissional, buscar por treinamentos atualizados e visitar feiras e eventos do seu ramo para ficar atualizado sobre as tendências do mercado de alimentação.

Invista também na qualificação dos seus colaboradores, que precisam de um ambiente de trabalho saudável e de contínuos treinamentos, principalmente para se manterem alinhados ao negócio da sua empresa.

Diminuição do ticket médio

O problema de queda do faturamento também pode ser resultado da diminuição do ticket médio dos clientes, pois isso significa que os consumidores estão comprando e consumindo menos no seu restaurante.

Se o problema for esse, é indicado que comece a divulgar produtos com venda casada, ou seja, combos, descontos e promoções. Contudo, é preciso identificar os produtos ou pratos que têm melhor saída para oferecer condições estratégicas.

Preços altos

Praticar valores muito abaixo daqueles de mercado pode ser um verdadeiro tiro no pé, considerando que isso pode ocasionar prejuízos nas vendas. No entanto, preços muito altos afastam completamente os clientes que estão sempre buscando por economia, sendo que o resultado disso é a queda do faturamento.

A melhor solução para esse tipo de desafio é fazer um bom estudo de mercado, avaliar os valores praticados pelos concorrentes e efetuar uma análise da sua margem de lucro. Assim consegue estabelecer preços viáveis para o seu caixa e para os clientes.

A queda no faturamento pode ser um problema em particular ou o resultado de vários cenários inadequados de gestão. Portanto, mantenha o monitoramento contínuo dos seus processos e nunca se esqueça de buscar melhorias.

Viu como alguns detalhes podem passar despercebidos e causar essa queda? Agora, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber mais dicas e novidades.

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!