Tire 4 principais dúvidas sobre programas de fidelidade

É mais barato para uma empresa fidelizar um cliente do que investir em ações para atrair e conquistar novos consumidores. Porém, assim como todo o sistema de vendas de um negócio, fazer com que uma pessoa compre recorrentemente com você é um grande desafio. Para isso, uma boa alternativa são os programas de fidelidade.

Todavia muitos empresários encontram dificuldades para elaborar um sistema de fidelização que seja eficiente e gere os resultados esperados. Muito disso acontece devido ao pouco conhecimento sobre essa modalidade de marketing e os mecanismos necessários para colocá-la em prática.

Neste artigo, vamos tirar as principais dúvidas sobre programa de fidelidade. Quer saber mais? Então não deixe de acompanhar os próximos parágrafos!

1. Como funciona um programa de fidelidade?

As empresas, com o objetivo de fazer com que mais clientes retornem ao estabelecimento, criam um pacote de vantagens para quem compra recorrentemente. Dessa forma, cada vez que o consumidor adquirir novos produtos, ele acumula pontos ou avança uma etapa no programa de fidelidade.

Quando ele atinge o objetivo tem o direito de ganhar descontos, ter acesso a ofertas exclusivas, receber um brinde ou outras possibilidades.

2. Quais as vantagens?

O atendimento é um dos grandes diferenciais de uma empresa e o programa de fidelidade confere uma experiência exclusiva e personalizada aos clientes. Além de chamar a atenção e estimular as compras, essa estratégia contribui para o famoso boca a boca. Confira outros benefícios:

  • criar boas experiências por meio de ofertas e promoções exclusivas;
  • criar estratégias e ações direcionadas a públicos específicos de consumidores;
  • gerar um diferencial de mercado para a empresa;
  • reter e fidelizar clientes.

3. Que tipos existem?

Há diversas possibilidades que podem ser implementadas pelas empresas. Escolher uma delas depende dos interesses, necessidades e condições do negócio. Portanto, é preciso avaliar com cuidado. Então conheça as modalidades:

Cartão fidelidade

Na primeira compra, o cliente ganha um cartão que contém um espaço vazio. A cada nova aquisição, esse espaço é preenchido. No final, ele ganha uma recompensa.

Softwares de fidelidade

O cliente cria um cadastro no site da empresa com um código promocional ou pelo seu CPF. A cada compra, ele ganha uma quantidade de pontos. Ele pode trocar essa pontuação por ofertas, prêmios e brindes.

Programas de coalizão

Nesse sistema, duas ou mais empresas precisam participar. Cada uma determina um benefício que concederá. Assim, o cliente, depois de atingir certa pontuação, pode fazer a troca. Esse sistema é interessante para empresas com serviços complementares.

Pogramas de cashback

As empresas se cadastram em serviços especializados de cashback. Assim, quando o cliente compra em sua loja, ele tem um valor em dinheiro devolvido para a sua conta corrente. Essa porcentagem é definida pelo comerciante.

4. Como implementar os programas de fidelidade?

A implantação de um plano de fidelidade começa pela percepção de que alguns consumidores não retornarão à sua loja. Com isso, pode descobrir o que leva a esse comportamento: preços altos, condições de pagamento pouco acessíveis, atendimento questionável ou desvalorização da marca.

Dessa forma, poderá promover mudanças em seu sistema de vendas e, também, criar condições exclusivas para aqueles que voltarem a comprar com você (ofertas, descontos, prêmios, brindes, dentre outras possibilidades). Agindo assim, você conseguirá criar uma imagem positiva da sua marca e do seu trabalho.

Por fim, basta escolher a forma como concederá essas vantagens para os consumidores recorrentes. Pode ser por meio de cartão fidelidade, sistema online de controle ou milhas.

Pronto! Agora você já sabe um pouco mais sobre programa de fidelidade e a sua importância na fidelização de clientes. Agora, basta analisar as melhores opções e implantar um modelo que se encaixe em seu negócio.

Gostou deste artigo explicando as principais dúvidas relacionadas à programa de fidelidade? Então não deixe de ler este texto sobre a importância de receber feedback dos clientes.

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