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Qual a função do gestor de um restaurante?

Qual a função do gestor de um restaurante

No dicionário (Michaelis, 2017), gerente é aquele que “administra negócios ou serviços”, definindo a “função de uma pessoa que tem como responsabilidade a gerência”.

No caso do gestor de restaurante, o cargo prevê uma série de atividades que extrapolam a operação das rotinas primárias no estabelecimento: é importante que o profissional deixe o balcão para assumir com propriedade a estratégia ampla do negócio.

Neste post, você conhecerá em profundidade as funções prioritárias de um gestor que atua no segmento de restaurantes, ressaltando a importância de desvencilhar-se da operação pura para dedicar-se a atividades estratégicas.

Funções do gestor de restaurante

O cotidiano atribulado costuma ser a desculpa dada pelos gerentes da área de serviços em alimentação.

Em função do perfil do negócio, que exige dinamismo e está em contato direto e constante com o consumidor final, é muito comum os gestores se deixarem levar pelas tarefas rotineiras, postergando o hábito de pensar e planejar o que é estratégico e pode agregar valor ao negócio e à marca.

Identificar a lacuna de gestão não é uma tarefa tão complexa: se o dia a dia no restaurante consiste em “apagar incêndios” em vez de “conceber, testar e implantar inovações e melhorias”, algo certamente está fora do lugar.

Atividades puramente operacionais, comumente relacionadas ao atendimento pontual dos clientes, não devem ficar sob responsabilidade do gestor — ele deve apenas delegá-las à sua equipe e supervisionar a execução.

Prioridades do gestor de restaurante

Nesse âmbito estratégico, as prioridades de um gestor de restaurante devem envolver:

Importância de gerir, e não apenas executar

Investir em gestão é condição determinante para prosperar em um mercado cada vez mais competitivo e desafiador. O ato de gerir pressupõe o poder de planejar a médio e longo prazo, com foco em crescimento e resultados, em vez de ser engolido pela rotina da operação.

Como gestor de restaurante, certifique-se de focar o que é importante para desenvolver o negócio e evite acumular muitas funções na linha de frente do restaurante. Acredite: só ao assumir a gestão da empresa, deixando o balcão de serviço, é possível impulsionar exponencialmente o negócio.

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