Blog KCMS

Economia e Coronavírus: O que fazer em meu comércio?

Estes dias estão bem turbulentos na economia do nosso Brasil! Índice Bovespa caindo, cada dia mais casos confirmados do novo coronavírus e algumas medidas de contenção sendo tomadas. Com isso, surge a dúvida: “Economia e Coronavírus: O que fazer em meu comércio?”

De acordo com o presidente da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel) em SP, se nada for feito, em 40 dias o setor pode cortar 3 milhões de vagas. No Brasil somam 1 milhão de estabelecimentos, empregando ao todo, 6 milhões de funcionários.

A Abrasel estima que, se nenhuma medida emergencial for tomada, caso o fechamento se estenda por 50 ou 60 dias, o corte de vagas pode subir para 4 milhões.

Após conversas com vários dos nossos clientes, tenho percebido uma certa mudança de comportamento das pessoas nestes últimos dias, tais como: bares fechados, redução de receita de restaurantes, maior volume de compra de itens básicos em supermercados. Ou seja, a economia está se abalando com o avanço do coronavírus.

Uma das melhores medidas dos países que enfrentam esta fase foi a restrição de acesso. Por outro lado, o comércio foi um do mais afetados com a queda da movimentação.

Economia e Coronavírus: mas o que fazer em meu comércio diante disso?

Dessa maneira, aqui na KCMS temos como propósito reinventar o futuro dos negócios, então, pode ter certeza que mantemos este compromisso.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas e informações para lhe ajudar a superar este momento, com baixo impacto e retomar fortalecido. Confira!

Segurança

Primeiramente, mostre a seus clientes que seu comércio está tomando todas as precauções necessárias, como:

Limpar a cada uso com álcool etílico 70º:

Outros itens importantes:

Serviço de entrega

Potencialize o serviço de entrega

Provavelmente, existe a possibilidade de ocorrer a redução do movimento no local, implemente ou aprimore o serviço de entrega, como:

Pessoas

Questões trabalhistas e Governo

Consulte mais detalhes no site do governo em https://gov.br/vamosvencer.

Mostre-se através do marketing

Reveja seu modelo de negócio, agregue serviço e valor. Você tem o contato do seu cliente? Também envie mensagens comunicando como irá atendê-los durante esse período e ofertando produtos e serviços especiais. 

Reforce a divulgação dos seus produtos nas redes sociais e faça ofertas. Ainda informe a seus clientes e potenciais clientes:

Evite a ruptura

Evitar a ruptura do estoque também é muito importante:

Financeiro

Inove de verdade

Gestão

Certamente, a gestão é um dos principais pontos que permite o negócio crescer de forma sólida e consistente. Por isso, acompanhe alguns dos principais indicadores como:

Ainda reforce a comunicação visual do estabelecimento, com avisos que indicam como lavar as mãos de modo correto e outras informações relevantes sobre o assunto. Baixe abaixo um cartaz sobre o assunto preparado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Na página da Abrasel há diversos documentos úteis e cursos gratuitos sobre gestão de equipe e segurança dos alimentos. Também busque informações no site do Ministério da Saúde.

Dessa forma, em mais de 22 anos atuando na área, temos centenas de casos de sucesso e o ponto comum entre todos eles é uma boa gestão.

Contudo, muitas empresas já possuem algum sistema, mas muito pouco utilizado.

Fazer a gestão de um negócio sem um sistema é praticamente impossível, mas aqui na KCMS há criação de soluções para que você economize tempo e tenha informação sobre o seu comércio na palma da mão.

No entanto, sabemos que fatos como esses que afetam a nossa economia não são os primeiros e nem serão os últimos.

Portanto, quer saber como podemos ajudar mais seu negócio? Fale com um especialista! E aí, você tem alguma dica aí para compartilhar? Comente aqui embaixo.

Sair da versão mobile