Como vender mais usando o Instagram

Vender mais usando o Instagram pode parecer coisa de outro mundo para empreendedores que não leram este post completo! Venha ver dicas!
Como vender mais usando o Instagram?

O Instagram é uma das cinco maiores redes sociais no Brasil, com quase 100 milhões de usuários apenas em nosso país e um alcance enorme para estabelecimentos, principalmente para os do ramo de alimentação. Pensando em tudo isso, você já se perguntou “como vender mais usando o Instagram?”. Se sim, lendo este post até o final você vai aprender! 

De acordo com o relatório da We Are Social e da Hootsuite, o Insta, como também é chamado, é a 4ª rede social mais usada no Brasil, atrás apenas do Facebook e WhatsApp (que são do mesmo grupo) e do YouTube, da Google. 

Analisando friamente, dentre as três opções anteriores (Facebook, Youtube e WhatsApp), o Instagram é, sim, a melhor rede social para o ramo de foodservice

Para que você engaje com o seu público, crie gatilhos e faça com que os seus clientes desejem mais do que tudo comprar o seu produto, separamos algumas dicas oferecidas pelos nossos profissionais de marketing digital. Vamos lá? Anote as dicas abaixo:

Como vender mais usando o Instagram? Comece arrumando o seu perfil 

Apesar do grande fluxo do Facebook, WhatsApp e TikTok, o Instagram continua liderando a preferência dos usuários no Brasil. Portanto, o perfil do seu negócio no Instagram é como se fosse uma extensão do seu site institucional e cardápio. 

Por isso é tão importante que o seu perfil esteja apresentável e de fácil entendimento! Atente-se aos pontos abaixo:

  • Coloque uma foto de perfil bacana e original; 
  • Tenha uma bio (descrição do perfil) que mostre a personalidade no seu negócio, diferencial e o que exatamente você comercializa; 
  • Faça stories destacados com seus principais pratos e bastidores do negócio;
  • Aposte em fotos de qualidade do seu espaço e colaboradores (como chefs, garçons, etc) e os apresente ao seu público para gerar conexão; 
  • Tenha um link na bio que leve direto ao seu cardápio online, delivery ou WhatsApp; 
  • Tenha um cardápio online fixado nos stories e/ou no link da bio; 
  • Nome de usuário fácil (evite números, underlines e outras pontuações). 

Crie opção de “loja” para marcar seus produtos

A famosa “sacolinha”, ícone de shopping do Instagram, vai facilitar a sua vida. Além de agregar em uma ferramenta específica informações como “preço”, “descrição do prato”, “itens inclusos” e “opções”, esta funcionalidade vai ampliar o alcance a partir de uma vitrine digital. Além disso, vai abrir a oportunidade para aumentar as vendas, simplificar e melhorar a experiência de compra, trazendo todas as informações de modo fácil.

Capriche nas fotos para vender mais pelo Instagram!
Capriche nas fotos para vender mais pelo Instagram!

O Instagram (e os clientes) gosta de fotos boas e bonitas!

Apesar de ser muito usada como uma rede social comum, o Instagram foi criado pensando em ser uma rede social de compartilhamento de fotos. Portanto, o algoritmo do Insta sempre prioriza e valoriza quando a foto é original (ou seja, não existe em nenhum outro site da internet) e é bem fotografada, com uma qualidade e iluminação boa.

Invista em um fotógrafo e, depois, alimente você mesmo suas redes sociais diariamente. No caso do ramo da alimentação, por exemplo, é interessante analisar que diferente de outros negócios, a própria foto do produto (comida, no caso), já é um gatilho ao cliente! 

Mas atenção: cuidado para não prometer demais! Uma das piores situações que pode acontecer com o cliente, contudo, é a quebra de expectativa. Por exemplo: o cliente vê nas redes sociais um lugar perfeito, com pratos deslumbrantes, milkshakes recheados… Mas, quando chega ao local… Não é nada daquilo. Tenha orgulho do seu produto e o mostre como ele é – claro que de forma apresentável. Isso é o que vai atrair o seu cliente.

Crie uma estratégia 

Após cuidar da aparência, perfil, fotos e algumas configurações do seu Instagram, chegou a hora de pensar na sua estratégia. No caso do ramo da alimentação, há 2 vertentes. Veja:

Se o foco for atrair clientes diariamente (estabelecimentos que funcionem todos os dias):

Para foodservice, o ideal é fazer, pelo menos, duas publicações. Por exemplo, uma com um conteúdo mais aberto, focando em informações sobre o estabelecimento (história, curiosidades ou TBT), conteúdos interessantes e atrativos sobre os pratos (como foram criados, quais são os benefícios de um dos itens inclusos no cardápio, qualidade dos produtos usados no estabelecimento) e outros conteúdos que possam interessar o seu público alvo. 

O segundo post deve sempre ser um CTA (Call to Action), ou seja, um convite para o seu cliente ir ao restaurante ou pedir pelo delivery. É interessante, contudo, neste segundo ponto, sempre buscar abordar de uma forma diferente para não ficar repetitivo. Veja alguns exemplos de posts de CTA para restaurantes:

  • Você sabia que pode pedir pelo WhatsApp? 
  • Conheça nosso cardápio online; 
  • Hoje o frete é grátis! (se houver alguma promoção); 
  • Peça e receba na sua casa!
  • Que tal um [nome de um dos pratos] quentinho aí na sua casa?

Se o foco de atração dos clientes for para o fim de semana:

Alguns estabelecimentos funcionam apenas nos fins de semana ou de quinta-feira a domingo. Se este for o caso do seu estabelecimento, crie, por exemplo, um pequeno funil de vendas focando para os dias de maior fluxo. Comece a semana com fotos atrativas sobre alguns produtos e faça, por exemplo, um post mostrando bastidores e nos dias de fluxo, faça posts com o convite. 

Dica importante: não se esqueça, por exemplo, de usar as outras ferramentas do Instagram, como IGTV, Reels e Stories. A criatividade não tem limite quando se trata de criar conteúdos!

Pronto! Consegui atrair clientes… Mas… Meu restaurante está pronto para muitos pedidos?

Depois de tudo isso, portanto, será que o seu foodservice está pronto para o fluxo de clientes? Será que você tem acesso aos melhores relatórios que farão você tomar as decisões certas? Seja um empreendedor inteligente e foque, por exemplo, em melhorar o sistema interno do seu estabelecimento para lucrar mais e gerenciar tudo de uma forma mais assertiva. 

Nosso time de especialistas entrega, por exemplo, tudo que um empresário precisa para manter o food service em funcionamento com lucratividade. Com a ajuda de uma moderna inteligência artificial, por exemplo, você recebe dados complexos de forma simplificada, facilitando a tomada de decisão em momentos importantes.

Clique aqui e saiba mais sobre os planos do sistema da KCMS.

Quer saber como a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Fale com um especialista!Siga a KCMS nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e no Youtube.

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!