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Atendimento ao cliente 2.0: foque nisso para aumentar suas vendas neste ano

Por Ana Beatriz Serafim
Publicado em 25 de janeiro de 2021
Modificado em 11 de janeiro de 2021
Conheça o atendimento ao cliente 2.0

Atendimento ao cliente 2.0 é algo que todos os empreendedores – de todas as áreas – deveriam se preocupar ao nível máximo, mas infelizmente fica perdido no meio de tantos outros afazeres e metas. Hoje, ao terminar este curto artigo, você vai entender como trabalhar com um atendimento de excelência, podendo elevar a taxa de retorno de visita ao seu negócio. 

A KCMS, por exemplo, tem anos de experiência no mercado de foodservice e nosso contato com empreendedores do Brasil inteiro nos fez entender quais são as principais necessidades, de norte a sul do país. 

Não somos nós que estamos falando sobre a importância do atendimento ao cliente… 

De acordo com um estudioso da área do atendimento ao cliente, Chiaveneto, “o atendimento ao cliente é um dos aspectos mais importante, sendo que o cliente é o principal objetivo do negócio. Sendo assim, todo o negócio deve ser voltado ao cliente, sendo que só permanecerá se o cliente estiver disposto a continuar comprando”. 

Interessante, né? 

O que um atendimento ao cliente 2.0 de qualidade faz… 

Clientes felizes vêm por meio do atendimento ao cliente 2.0, acredite!
Clientes felizes vêm por meio do atendimento ao cliente 2.0, acredite!

Você chega a um restaurante com fome, seja na sua cidade ou durante as férias. Você está com a sua família, ainda apreensivo se será um local de divertimento para seus filhos e onde você possa relaxar com sua esposa. Quando entra no estabelecimento, já sente um cheiro agradável e seus sentidos te deixam mais tranquilo, por exemplo.

Ao caminhar, contudo, já é recepcionado por um colaborador do restaurante te dando as boas-vindas e te oferecendo o melhor lugar, perto do playground e próximo às janelas. Quando senta-se com sua família, outro garçom já traz os cardápios e uma entrada. A comida está deliciosa e quando precisa de reposição de alguma bebida ou comida, o garçom está sempre próximo. 

A comida chega quentinha, não demora e tem um sabor diferente. O local tem uma música agradável aos seus ouvidos, temperatura controlada e mesas com um espaço generoso, o que significa privacidade para você e sua família. 

Ao pagar a conta, tudo é feito automatizado por uma comanda eletrônica na mesa. Sem filas e sem demora, a refeição está paga e o cliente sai feliz. 

Já imaginou isso no seu restaurante? Isso, contudo, é um atendimento 2.0. Muito além de ser personalizado, o atendimento 2.0 é simples de se fazer, é focar no cliente. E o resultado? Bom… Se colocando na posição que descrevemos acima você já deve imaginar. 

O resultado de um atendimento ao cliente 2.0 

Além de amar o espaço e virar um defensor do seu estabelecimento, por exemplo, quando ele vier a receber qualquer crítica ou comentário negativo na internet, há cerca de 85% de chance do seu cliente retornar e 95% de chance de ele indicar o seu espaço aos amigos dele. 

Além disso, muitos estudiosos em finanças afirmam que um ótimo atendimento aumenta o ticket médio, pois já que o local é tão confortável e rápido, as pessoas acabam consumindo mais. O atendimento ao cliente 2.0 também proporciona redução do CAC (Custo de Aquisição de Novos Clientes), aumento do Lifetime Value e o melhor: seu negócio torna-se confiável e cheio de credibilidade, por exemplo.

Resumindo… Foque nesses pontos:

  • Espaço organizado e com um cheiro próprio para marcar a experiência do cliente;
  • Espaço limpo e organizado; 
  • Temperatura controlada e sempre muito bem ventilado
  • Mesas com um espaçamento generoso entre elas
  • Atendimento personalizado, focado nas necessidades dos clientes (Por exemplo: se o cliente estiver com crianças, opte por deixá-los próximo ao playground, se for idosos, próximo às janelas, etc); 
  • Organização na cozinha para gerar rapidez na entrega
  • Treinamento de garçons para melhor atender o cliente
  • Invista em uma recepcionista

E o mais importante: otimize e automatize o máximo de processos para você e seus colaboradores cuidarem do que realmente importa: os clientes!

Não há nada melhor do que clientes felizes!
Contudo, não há nada melhor do que clientes felizes!

Dica valiosa extra sobre automatização de processos!

Nós, da KCMS, além de conhecermos profundamente o comportamento dos clientes de foodservice, somos especialistas em softwares para automatização de restaurantes e uma das líderes no mercado brasileiro. 

Nossos serviços, portanto, oferecem planos que contam com comanda eletrônica, pedido por QR Code, aplicativo de delivery para o seu negócio e muito mais. 

Portanto, em um sistema simples de usar e intuitivo para você, entregamos dados completos e relatórios organizados apenas em um clique. Contudo, além de automatizar seus processos com um preço que cabe no seu bolso, você poderá focar no atendimento ao cliente 2.0!

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Ana Beatriz Serafim

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