O que o seu restaurante pode aprender com a melhor chef de cozinha mulher da América Latina

A brasileira Manoella Buffara foi eleita a melhor chef de cozinha mulher da América Latina ao apresentar autenticidade; saiba mais!
Foto Leticia Akemi / Gazeta do Povo

Recentemente, a brasileira Manoella Buffara foi a melhor chef de cozinha mulher da América Latina pela lista Latin America’s 50 Best Restaurants. Ela ainda angariou o 48° lugar na competição global.

Ela é chef e proprietária do restaurante Manu, inaugurado em 2011 em Curitiba, e do Ella, inaugurado em 2019 em Nova York. 

E o que podemos aprender com a chef de cozinha? Ter sua filosofia intacta, valorizar as trocas positivas, apreciar a culinária sazonal e, ao mesmo tempo, não se perder das tendências atuais. 

“Manu é uma pessoa que há muito tempo tem a admiração de nossos jurados, não só por seu talento na cozinha, como também por seu compromisso com a criação de uma troca positiva ao seu redor. Estamos muito contentes que o prêmio reconheça sua contribuição culinária e cultural”, afirmou William Drew, diretor de conteúdo do Latin America’s 50 Best Restaurants.

Na ocasião, a chef de cozinha afirmou: 

“Ser reconhecida não só pela minha comida, mas também pela minha filosofia, é uma honra, e tenho orgulho de partilhar com a minha família e toda a equipe do Manu. Este é apenas o começo para nós, pretendemos usar esta plataforma e o poder das vozes femininas para elevar Curitiba no palco mundial e mostrar, em primeira mão, como o envolvimento da comunidade em torno da comida pode levar a uma melhor qualidade de vida para todos.” 

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Destaques da chef de cozinha

O prêmio ressaltou o trabalho da chef e o menu degustação vegetariano servido. “O prato principal final tem a forma surpreendente de cenoura com farinha de mandioca fermentada — um aceno para a crença de Buffara de que uma parte saborosa de uma refeição não precisa de um final com foco na carne.” 

Além do restaurante, ela é embaixadora de causas ambientais em Curitiba, cidade onde seu restaurante está baseado. Na capital paranaense, ela criou hortas urbanas para que a periferia curitibana pudesse plantar seus alimentos. Atualmente, o projeto conta com 89 centros que sustentam 5.000 famílias.

Outro ponto importante é a valorização dos alimentos frescos, seguindo a sazonalidade.  A chef de cozinha valoriza a produção local e o pequeno produtor, respeitando as épocas e os sabores da natureza. Todos esses conceitos são ligados à ideia central da economia circular.

Abaixo, a KCMS reuniu alguns dos conceitos que a chef de cozinha adota que você pode seguir no seu restaurante

Transmita seu valor e sua missão 

Um chef de cozinha deve transmitir seu valor e sua missão

Todo negócio deve ter um valor e uma missão. Transmita essas informações e o que você está fazendo em relação a isso para os seus consumidores. Por exemplo, ele pode trazer algum benefício para a sociedade em geral.

Então, sustentabilidade, meio ambiente, equidade de gênero – todas essas temáticas fazem parte das discussões da sociedade atual e permeiam a essência de muitos negócios, como o de Manu. 

Se também é o caso do seu restaurante, transmita a sua essência para os consumidores. Certamente, isso faz toda a diferença para fidelizar o seu cliente e criar uma marca única, engajada com o mundo ao redor e que se preocupa com temas importantes. 

Atenda públicos distintos 

Cada vez mais cresce o número de vegetarianos e veganos, por exemplo. Bem como há pessoas com restrições alimentares, como celíacos e intolerantes à lactose. 

Pensar nesses públicos pode ser um diferencial positivo para o seu negócio, já que dificilmente há opções para quem tem restrições alimentares em restaurantes tradicionais. 

Aliás, no caso da chef de cozinha Manu Buffara, ela mostrou que mesmo na alta gastronomia, é possível adaptar pratos para atender esse público. 

Um chef de cozinha deve usar as estações ao seu favor

Por fim, use as estações ao seu favor

Quer oferecer uma alimentação sempre fresca e com produtos de qualidade aos seus consumidores? Então, utilize a sazonalidade ao seu favor. 

Em alguns países, como a França, muitos restaurantes mudam seus menus de acordo com a época do ano, a fim de oferecer sempre alimentos frescos e saborosos. Por exemplo, frutas, verduras e legumes da estação. 

Além de se diferenciar da concorrência, você consegue alimentos com melhor preço, pode trabalhar com produtores locais e oferecer pratos diferenciados para os clientes. 

Em conclusão: o que você pode aprender com a melhor chef de cozinha mulher da América Latina

Autenticidade, filosofia intacta, engajamento a pautas atuais e a busca por uma comida fresca, saudável e sazonal permeiam o modo de negócio da chefe de cozinha curitibana. 

Mesmo em um negócio menor, que não siga a alta gastronomia, é possível se inspirar nesses conceitos. Afinal, aprender com profissionais reconhecidos é sempre inspirador! 

Conte com a ajuda de um sistema eficiente 

Sistema de gestão completo KCMS

Por fim, a KCMS é uma empresa que desenvolve tecnologias que ajudam a reinventar o futuro dos negócios de food service. 

Nosso intuito é oferecer soluções que permitam levar mais gestão e automação para seus negócios, tornando-os mais competitivos e rentáveis. 

Já são mais de 11 mil usuários em todo o Brasil, em todos os estados e em mais de 1.200 cidades. Nossas soluções funcionam perfeitamente em restaurantes, lanchonetes, pizzarias e fast foods – de pequeno porte até franquias. 

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