Como montar uma lanchonete? Comece por esses 8 passos!

Saber como montar uma lanchonete é o primeiro passo para que o negócio saia do papel e assuma identidade em uma região. Acompanhe!
como montar lanchonete entenda

Saber como montar uma lanchonete é o primeiro passo para que o negócio saia do papel e assuma identidade em uma região. Afinal, quem não gosta de comer um bom lanche em um ambiente acolhedor, não é?

Pois bem! Se você quer montar a própria lanchonete, mas não sabe por onde começar nem como tornar esse ambiente acolhedor para os clientes, confira o passo a passo completo do KCMS!

Por que montar uma lanchonete?

Lanchonetes são negócios simples de montar, que permitem a atração de diversos públicos, pois não demanda nenhum pré-requisito. Difere de uma loja de calçados femininos, por exemplo. 

Além disso, esse tipo de negócio proporciona uma boa margem de lucro e menores perdas. Os produtos comercializados podem ser feitos na hora, dificilmente causando excessos ou faltas de estoque.

Como é o mercado de lanchonetes no Brasil

Atualmente, as lanchonetes estão apresentando um crescimento notável no Brasil, e o faturamento chegou a 218,2 bilhões no ano de 2020. A pesquisa do IPC Maps reflete a alimentação dos brasileiros fora de casa, e indica o tamanho do mercado.

Quanto custa montar uma lanchonete?

O valor pode depender muito da localização, tamanho e das pessoas que irão trabalhar no estabelecimento. Ainda assim, uma lanchonete pequena em um espaço alugado costuma ter um valor em torno de R$80 mil para investimento inicial.

atendimento lanchonetes

Quais são os maiores desafios em abrir uma lanchonete?

Diversas problemáticas podem ocorrer quando pensamos na abertura de um negócio. Para as lanchonetes isso não difere, e os problemas com o cliente são os que demandam maior atenção.

Isso porque, quando falamos de atendimento, o consumidor já não quer estar em um ambiente onde não é ouvido. 

O relacionamento com o cliente é uma responsabilidade crescente nos negócios, e isso impacta diretamente o nível de tratamento que ele irá receber.

Além disso, a demora no atendimento e a falta de comunicação entre as equipes pode ocasionar diversos problemas quando o negócio precisa se consolidar. 

Uma boa solução para isso é contar com uma comanda eletrônica, por exemplo, já que ela permite uma melhor circulação de informações no restaurante.

Como montar uma lanchonete de sucesso?

Mas, afinal, quais são os passos mais importantes na hora de iniciar a prática? Bem, agora que você já sabe sobre o mercado e desafios, vamos entender como montar uma lanchonete no passo a passo que separamos:

1. Defina como será o modelo de negócio de sua lanchonete

Atualmente existem inúmeras formas de abrir um negócio que vende comida. Para as lanchonetes, você pode optar por sistemas de delivery como Uber Eats ou iFood, em conjunto com as vendas presenciais.

É possível fornecer diversos pratos a partir deste sistema, e você também pode optar por alternativas como um food truck ou franquias. Na prática, o primeiro passo é entender como seu negócio irá funcionar no dia a dia. 

2. Faça um cardápio atrativo

Nada mais importante para montar uma lanchonete de sucesso do que desenvolver um cardápio que desperte a curiosidade e interesse dos clientes. 

Vale fazer uma pesquisa sobre as preferências dos consumidores e compreender quais as melhores opções para expandir o leque de pratos oferecidos. 

Não deixe de incluir criações exclusivas, se possível, e capriche na criatividade no momento de escolher os nomes dos pedidos!

3. Defina uma localização

Qual o ambiente ideal para que sua lanchonete funcione? Além de avaliar a movimentação do local, é extremamente importante escolher uma localização que seja visível e estratégica, quando comparada à concorrência. 

O ideal é fazer um planejamento da localização conforme o orçamento estabelecido e uma análise da localidade. 

4. Compre bons utensílios

O próximo passo é listar, a partir do cardápio planejado, as necessidades de utensílios para a montagem de sua lanchonete. 

Nesse momento, o ideal é investir em qualidade ao invés de simplesmente quantidade, já que o uso dos equipamentos será intenso ao longo dos dias.

5. Tenha fornecedores confiáveis

Também com base no cardápio, é fundamental buscar por empresas ou pessoas que forneçam os produtos adequados para a elaboração dos lanches.

Busque referências prévias e sempre cheque a qualidade e quantidade das entregas. Tudo isso impacta diretamente na qualidade dos pratos que você irá oferecer aos clientes, por isso é fundamental estar atento. 

equipes lanchonetes como montar

6. Contrate uma boa equipe

Não existe maneira certa de ter sucesso em uma lanchonete, mas sem bons profissionais o fracasso do negócio é quase garantido. 

Se necessário, contrate um profissional de cozinha e um de atendimento, certificando-se que são pessoas competentes. 

Além disso, não se esqueça de ouvir feedbacks dos clientes sempre que possível, acerca dos funcionários contratados. Trata-se de uma ótima forma de avaliar o desempenho e garantir que o serviço está sendo feito adequadamente.

Confira também: Colaboradores desmotivados? veja como e quando aplicar uma pesquisa de satisfação interna 

7. Invista no marketing

O alcance da sua lanchonete depende diretamente do marketing que a está acompanhando no processo. Utilizar promoções criativas e redes sociais é uma excelente maneira de chamar a atenção e talvez reter novos clientes.

Pensando nisso, invista em divulgação e acompanhe as tendências para lanchonetes, por exemplo. Trata-se de uma forma de se destacar da concorrência e acertar em cheio em clientes que buscam negócios como o seu.

8. Use um sistema de gestão

Uma forma de otimizar os processos financeiros e gerenciais de sua lanchonete é com o auxílio da tecnologia para isso. Com um sistema de gestão, é mais simples traçar um plano de negócio e promover resultados para sua empresa.

Afinal, como montar uma lanchonete e não pensar na organização de processos e pedidos, não é mesmo? Pois bem, um bom sistema de gestão pode facilitar essas atividades e melhorar seu desempenho. 

Conte com o KCMS para a gestão de sua lanchonete hoje mesmo!

Conclusão

Lanchonetes são espaços extremamente confortáveis e que encantam qualquer pessoa. Pensando nisso, muitas pessoas buscam entender como montá-las, tornando o negócio mais rentável e vantajoso.

A montagem de uma lanchonete depende de diversos fatores, portanto é fundamental ter foco e estruturar cada uma das etapas. 

Com as dicas do KCMS, temos certeza de que você já possui um ponto de partida para o negócio dos sonhos!

banner KCMS


Confira também: Principais erros na gestão de um restaurante: conheça os 7 pecados capitais

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!