Como preparar o seu negócio para o consumidor da era pós-covid

Como preparar o seu negócio para o consumidor da era pós-covid

Depois que o governo do Estado de São Paulo iniciou o Plano SP, as empresas ficaram com esperanças e ao mesmo tempo receosas sobre o que será do futuro da economia no Brasil. Mas você sabe quem é o novo consumidor na era pós-covid? Acompanhe a leitura para descobrir!

Primeiramente, o empresário precisa entender e aceitar que aqueles consumidores de antes da pandemia praticamente não existem mais. O isolamento social modificou completamente o comportamento de compra. É preciso se adaptar.

Uma pesquisa da empresa de consultoria empresarial americana McKinsey & Company, publicada em maio, apontou que 80% dos brasileiros estão pessimistas ou inseguros com a economia e 70% estão cortando gastos. 

Isso significa que mudanças nas mentalidades das pessoas ainda estão definindo novos comportamentos para a era pós-covid

Digital onipresente

Digital onipresente na era pós-covid

A pandemia acelerou o processo de digitalização do Brasil e o consumidor começou a realizar atividades online que não imaginava antes. A mesma pesquisa descobriu que 40% das pessoas estão fazendo mais compras online, apesar do corte de gastos. Além disso, 40% pretendem fazer mais compras online, enquanto 35% quer diminuir idas a lojas físicas depois que a pandemia passar.

Com isso, é o momento de questionar sobre a necessidade de lojas físicas e pensar em novas oportunidades de negócios para atender às novas exigências do consumidor.

Consumo repensado

Os cortes de gastos motivados pela insegurança financeira acompanham uma reflexão que já se faz há algum tempo sobre a real necessidade de consumo. A partir disso, a pesquisa da consultora americana revelou que 50% das pessoas das gerações Z e Millenials da Europa estão comprando produtos mais baratos do que antes da pandemia.

Isso releva a necessidade de pensar modelos de negócio acessíveis e a importância da comunicação sobre o valor do produto. Não se esqueça ainda de ficar atento ao que está acontecendo no Ponto de Venda (PDV) da sua empresa!

Infidelidade

Um dos grandes esforços de marketing é sobre a fidelização do consumidor. No entanto, os pesquisadores descobriram que 25% dos brasileiros estão frequentando novas lojas e 30% estão comprando de novas marcas.

Aí está a urgente necessidade das empresas explorarem conexões afetivas com os consumidores e, principalmente, focar naqueles que são leais. Afinal, a sobrevivência do seu negócio depende das compras deles.

Consumo seguro

Espera-se a redução de aglomeração na era pós-covid

Se você tem uma empresa que gera circulação de pessoas, cuidado com a segurança, pois a preocupação com a saúde vai se estender por muito tempo! A limpeza da loja e dos funcionários é extremamente importante. 

Os consumidores também esperam redução de aglomerações e manutenção de políticas de distanciamento social.

Por isso, repense o layout e a rotina do seu estabelecimento para passar a sensação de segurança aos consumidores. Também crie formas de venda e experimentação “sem toque”.

Sistemas para o futuro pós-covid

Os times da KCMS estão constantemente criando novas soluções para atender às necessidades do mercado. O lançamento mais recente é o Pede+, um aplicativo de delivery livre de cobrança de custos e taxas, justamente para ajudar nas vendas do seu negócio de uma maneira prática e digital.

Esse aplicativo já tem mais de milhares empresas cadastradas no Brasil utilizando e a principal vantagem dele é o estreitamento da relação com o cliente, além de fácil divulgação nas redes sociais. Ative seu Pede+ agora mesmo!

Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Fale com um especialista!

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!