Como tornar sua lanchonete mais competitiva

Como tornar a lanchonete competitiva

Empresas com diferenciais claros e bem definidos tendem a crescer mais, se destacar entre a concorrência e consequentemente, ser mais competitiva.

E, claro, toda empresa que se preze, independente do ramo de negócio, tem concorrentes.

Se o seu estabelecimento possui uma metodologia de tratamento diferenciada, ou uma tecnologia interna, ou ainda, investiu na padronização de algum processo que possibilitou praticar um preço melhor do que a concorrência, ou presta um atendimento exclusivo para o seu cliente, então você tem um diferencial.

Mas afinal, o que é diferencial competitivo?

Diferencial competitivo são atributos que tornam a empresa única e superior aos seus principais concorrentes. Tratam-se das vantagens e benefícios exclusivos que a empresa proporciona à sua clientela e que a concorrência ainda não conseguiu oferecer, e pode funcionar também como excelente ferramenta de marketing.

Vamos falar sobre alguns pontos que podem ser explorados como diferencial, para tornar sua lanchonete mais competitiva em relação a seus concorrentes, veja abaixo:

Conheça sua empresa

O empreendedor precisa conhecer muito a fundo a sua empresa e o mercado que ela está inserido. Algumas questões que podem te ajudar nessa reflexão: Quem são seus principais concorrentes? O que eles oferecem como diferencial? Qual o tamanho do mercado? Qual é seu público e o que ele deseja?

As questões acima são apenas para instigar. Você deve iniciar o processo de reconhecimento de clientes com observações e, posteriormente, traçar ações que te ajudarão a tornar a sua lanchonete mais competitiva.

Fidelização do cliente

Nos dias de hoje não basta conquistar o cliente, é preciso torná-lo fiel a sua marca. Uma série de ações, que somadas permitem que o cliente tenha uma boa experiência no seu estabelecimento e venha se tornar um cliente fiel.

Local aconchegante, com decoração agradável, organizado, limpo, produtos de qualidade, bom preço, agilidade no atendimento, são alguns pontos que podem fazer com que o cliente se torne embaixador da sua marca, não só usufruindo, como também indicando a sua lanchonete para amigos e familiares. Esse tipo de divulgação está cada dia mais popular e é muito bem vinda.

Incentive a inovação

Uma empresa que deseja se destacar deve estar atenta às novidades de mercado no seu setor. Seja uma nova forma de divulgação, tecnologias que ajudam na gestão do local ou uma nova forma de se relacionar com o cliente. O mundo dos negócios não para e é preciso lembrar que os concorrentes também estarão atentos.

Funcionários motivados

Colaboradores motivados caminham junto com bom atendimento. E esse é um diferencial de peso para a que sua lanchonete se torne mais competitiva. Garçons treinados e alinhados com a política da empresa são garantia de sucesso. (Veja aqui a vantagem de treinar sua equipe de garçons).

Divulgação

Diferenciais competitivos somente tem valor quando o cliente percebe essas vantagens. Por isso, além de possuir esses diferenciais, a empresa também precisa divulgá-los de forma adequada. Diferenciais não divulgados tornam-se desconhecidos nas mentes dos consumidores. E também, mesmo que bem divulgados, eles realmente devem tocar o cliente, como o próprio nome sugere: deve fazer a diferença para quem chega na sua lanchonete.

Certa vez, soube de um estabelecimento que tinha como diferencial uma escadaria de pedras importadas, cujo dono tinha prazer em contabilizar os dias e os detalhes da viagem do navio advindo da Itália para trazer as pedras. Valorizava o produto, mas pecava miseravelmente no manejo com o cliente, que era tratado com rispidez desde a sua entrada no estabelecimento. Numa ocasião, advertiu um cliente logo na chegada, por ele [o cliente] estar usando um boné.

Nos dias de hoje, a escadaria que era vista pelo dono como diferencial para a sua lanchonete, continua lá, e o estabelecimento – obviamente –  fechou as portas.

Portanto, não espere que o cliente escolha a sua lanchonete por conta do mármore utilizado na pia do banheiro. Esse elemento ajuda a tornar o ambiente agradável, mas não pode ser visto como diferencial. Invista no que realmente importa e seja relevante, para o cliente, claro.

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