Como vender mais e melhor no delivery

Neste artigo a KCMS vai ensinar você como vender mais no delivery, dicas de promoções e diferenciais. Vamos aprender mais?
Como vender mais no delivery?

Não é novidade que para vender mais e melhor no delivery, o gestor precisa entender quais são as tendências de mercado no food service. Pense, por exemplo, que em famílias tradicionais no Brasil – em sua maioria, quem realiza os pedidos no delivery ou até mesmo indica o restaurante é o filho, neto ou o “mais jovem da família”. Nem todos os adultos e idosos estão adaptados com os apps de delivery, muito por conta da mudança e evolução que acontece num espaço de tempo muito curto.

Se você, gestor, está preocupado em saber como vender mais e melhor no delivery, a equipe da KCMS separou algumas dicas importantíssimas. Caso você esteja com tempo, seja bem-vindo. Já se está com pressa, indicamos que salve este link no seu navegador e leia em um momento de calma. 

O delivery penetrou nas famílias brasileiras de forma muito rápida – um dos apps de delivery mais populares do Brasil chegou a registrar 2,5 milhões de pedidos em um único dia, o que é ótimo. Porém, por outro lado, a concorrência no número de restaurantes aumentou. Há, ainda, aqueles estabelecimentos que investem apenas em delivery ou retirada. Isso significa que eles não têm grandes gastos para manter o salão… Se você está buscando vender mais e melhor no delivery, vem com a KCMS e leia as dicas abaixo!

Veja as dicas questões mais nos perguntam e que vamos responder abaixo:

  1. Devo investir em mais de uma rede social?
  2. O que posso fazer diferente de outros restaurantes?
  3. Promoções só para delivery: vale a pena?
  4. Como ter uma entrega mais rápida?
  5. Anúncios pagos e posts patrocinados: quais são os benefícios?
  6. Vale a pena ter uma plataforma própria de delivery? 
Veja como vender mais no delivery com a KCMS
Veja como vender mais no delivery com a KCMS

Devo investir em mais de uma rede social? Sim! 

Sabemos que ficamos reféns quando dependemos apenas de um canal de divulgação. Se por algum motivo esse canal ficar fora de rede, você também ficará sem vender. O importante, portanto, é ter uma estratégia omnichannel. 

Fique calmo! O nome pode parecer difícil, mas significa, por exemplo, distribuir seus conteúdos (fotos dos pratos, cardápios, bastidores do restaurante) em vários canais, como por exemplo: Instagram, Tik Tok, Google Ads, WhatsApp e outros meios digitais que você sabe que seu público está presente. 

Portanto, desta forma, se algum dos canais falharem, você sempre terá outro meio de se comunicar com o seu público e vender mais. Em outras palavras: sabemos que as redes sociais vendem e engajam, então é importante estar presente!

Faça diferente para vender mais e melhor no delivery

O que todos estão fazendo? Em quase todos os artigos do blog da KCMS, nós falamos sobre a importância de conhecer a sua concorrência. É importante que um gestor não fique fechado em fazer apenas o seu marketing e achar que o restante dos estabelecimentos não existem. Por isso, é interessante que, antes de construir a sua estratégia, você veja os outros e aprenda com o erro (ou acerto) deles.

Se todos fazem aquele “arroz com feijão”, de apenas ter um cardápio digital e algumas fotos dos pratos, faça diferente. Que tal apresentar seus produtos de outra forma? Ter fotos diferentes que se comuniquem diretamente com a sua audiência? 

Promoções só para delivery

Uma forma muito efetiva de vender mais (seja pelo delivery ou presencialmente) é criar promoções específicas e exclusivas para aquele canal de venda. Por exemplo: se você quer vender mais e melhor no delivery, aposte em combos especiais para quem realizar o pedido pelo seu canal (app ou WhatsApp). Veja algumas opções que costumam fazer sucesso com o público:

  • Cartão fidelidade;
  • Cupons de desconto;
  • Entrega grátis (pode ser para todos os pratos ou a partir de um valor específico); 
  • Combo especial para delivery;
  • E se você for até mais ousado e tiver formas de produzir isso, crie um prato especial, diferente e visualmente curioso apenas para o delivery! 

Entrega mais rápida ajuda vender mais e melhor?

Com toda a certeza, sim! Precisamos lembrar que vivemos em uma sociedade muito imediatista. Concorde com isso ou não, você precisa entrar neste jogo para ganhar mercado. Em um mundo onde tudo é em um clique, esperar pelo delivery não pode ser um problema para o seu cliente. Observe: grandes redes de lojas e supermercados, como Magazine Luiza e Carrefour estão brigando cada vez mais pelo menor tempo de entrega. Já imaginou levar isso para a entrega de comida e conseguir vender mais e melhor no delivery?

O primeiro passo para isso é fazer um planejamento: 

  • Quantos motoboys você tem?
  • Quais regiões da sua cidade realiza mais pedidos?
  • De quanto em quanto tempo você recebe pedidos?
  • Quanto tempo, em média, demora para entregar um pedido?
  • Como posso potencializar a entrega e diminuir o tempo de trajeto? 

Trace um plano e faça um mapeamento por regiões ou bairros e organize a entrega para evitar que mais de um motoboy vá à mesma região da cidade. Faça testes, monitore e depois cheque a satisfação dos seus clientes. Afinal, eles – que são a grande razão do negócio – precisam sentir a diferença. Após algumas semanas de testes e análise, implemente totalmente o novo programa de entregas.

Marketing e anúncios pagos

Fazer posts em redes sociais é importante. Portanto, esta estratégia sozinha parece ser obsoleta e não traz tantos resultados para as vendas. Calma! Não estejamos demonizando as publicações nas redes sociais, não é isso. É que realizando apenas esta estratégia você abastece com conteúdos, fotos e novidades apenas os seus clientes que já seguem suas redes sociais. Mas e os outros? Como conseguir novos clientes? Tráfego pago! 

Caso não tenha expertise em criar e monitorar o tráfego pago do seu restaurante, contrate um freelancer e reserve uma pequena verba para começar. Quando começar a ter resultados e conseguir vender mais e melhor pelo delivery, você pode ir aumentando exponencialmente este valor. Apenas o tráfego pago (Google Ads ou campanhas patrocinadas no Facebook e Instagram) conseguirão atingir exatamente o seu público alvo – escolhido por idade, gostos, pesquisas recentes ou região de residência – e fazer com que você consiga vender mais e melhor.

Vale a pena ter uma plataforma própria de delivery? 

Já falamos, contudo, neste post que não é interessante, em nenhuma hipótese, ficar refém de apenas uma plataforma de rede social. Isso também pode ser ampliado para as plataformas de delivery. O restaurante, por exemplo, precisa ter controle de suas operações e a segurança de que conseguirá vender mais e melhor no delivery. Portanto, sabemos que em aplicativos como iFood, 99 Food e Uber Eats, apesar da grande publicidade, cobram uma taxa muito grande para restaurantes, bares e lanchonetes. 

O ideal é que você consiga criar um app próprio com o menor custo possível. Isso parece impossível para você? Mas existe o Pedemais, app de delivery gratuito criado pela KCMS para ajudar empreendedores. 

Tudo que você precisa saber sobre o Pedemais

A ideia surgiu no início da pandemia de Covid-19, mas foi tão benéfica e conseguiu ajudar tantos empreendedores que a direção da empresa resolveu mantê-lo. Neste app gratuito de delivery você consegue, por exemplo, personalizar fotos, descrições e ter o seu próprio app. Todos os pedidos são direcionados para o WhatsApp, facilitando a comunicação com o cliente.

Veja como o Pedemais ajudou outros estabelecimentos:

Analise para vender mais e melhor

Aqui vai, portanto, uma dica de ouro da KCMS: não adianta você criar, investir em anúncios e implementar mudanças se não monitorar. Fique de olho nas ações e, após um período estipulado por você (semana, mês ou bimestre), analise:

  1. As mudanças trouxeram algum retorno financeiro ao meu estabelecimento?
  2. Consegui atrair novos clientes?
  3. Meus clientes sentiram a mudança?
  4. Isso foi positivo para o meu estabelecimento? 

Os softwares para restaurantes da KCMS vão auxiliar você em todos os itens acima e, com certeza, são as melhores opções para o seu restaurante. Por isso, nossos sistemas contam com uma inteligência artificial que aprende com os dados e prevê os resultados futuros. Já imaginou, contudo, visualizar a previsão das vendas nos próximos dias e entender o comportamento de compra do seu consumidor.

O sistema em nuvem da KCMS apresenta, contudo, todos os dados do seu food service, desde vendas, estoque, ticket médio e até o fechamento do caixa. 

Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Portanto, fale com um especialista!

Siga a KCMS nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e Youtube.

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!