Como ficar em dia com as obrigações fiscais e impostos

obrigações fiscais

Além da importante função social, as obrigações fiscais têm um papel fundamental no dia a dia de empresários e empreendedores. Conhecer bem essas obrigações é fator importante para o sucesso de qualquer negócio.

Cobrar tributos é uma prática milenar, que nasceu junto com as primeiras civilizações. Ao longo da história essa prática vem sempre se aperfeiçoando, já que é difícil pensarmos no desenvolvimento da Sociedade sem o pagamento de impostos.

O Brasil, no entanto, é hoje um dos países com a maior carga tributária do mundo. Não bastasse a complexidade existente, todos os dias são criadas mais 46 leis tributárias – Desde a promulgação da Constituição de 1988, o Brasil criou 320.343 leis tributárias. Anualmente, as empresas brasileiras gastam 2.600 horas para cumprir suas obrigações tributárias. É o pior resultado entre 189 países. Estamos atrás até mesmo de países como a Venezuela (792 horas), a Nigéria (956 horas) e o Vietnã (872 horas). Mesmo o penúltimo colocado, a Bolívia, dá uma surra no Brasil: 1.025 horas.

Isso é muita coisa. E dar conta de todos esses números pode ficar ainda mais complexo se você não entender direito como funciona esse universo. E o pior: pode gerar multas para sua empresa por atrasos ou inconsistências nas entregas dos arquivos e pagamentos de impostos.

Por isso, criamos um guia que vai te ajudar a entender a importância das obrigações fiscais e como se adequar à elas:

obrigações fiscais

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!