Stories no Instagram: transforme seguidores em clientes de forma assertiva

Stories no Instagram do restaurante

Já não é novidade que as redes sociais são importantes e imprescindíveis para todos os tipos de negócios e isso não é diferente com restaurantes, bares e lanchonetes. Esta ferramenta restaurante é uma nova forma de se conectar com seus clientes. 

Os stories do Instagram são uma funcionalidade da plataforma de mídia social Instagram que permite que os usuários publiquem fotos e vídeos que desaparecem após 24 horas. Os stories aparecem no topo da página inicial do aplicativo e os usuários podem visualizar os stories de seus amigos e seguidores clicando em seus ícones de perfil.

O Brasil é o 2º país em número de usuários de Instagram, atrás só dos Estados Unidos. Aproximadamente 99 milhões de pessoas usam o aplicativo todos os dias, segundo a pesquisa Opinion Box de 2022.

Mas como fazer stories no restaurante que realmente atraiam a atenção dos seguidores? É o que a KCMS vai te explicar neste artigo. Além disso, você vai aprender:

  1. Por que usar os stories no Instagram do seu restaurante?
  2. Como gravar stories no Instagram em 7 passos?
  3. Diferença entre “stories” e “stories fixados”
  4. Usando os stories de forma assertiva
  5. Usando os stories fixados de forma estratégica
  6. Food p*rn: coma pelos olhos!
  7. Dica surpresa da KCMS!

Por que usar stories no Instagram do seu restaurante?

Os stories são uma forma eficiente de se comunicar com os clientes de forma mais descontraída e dinâmica. Além disso, eles são muito populares entre os usuários do Instagram, o que significa que o alcance pode ser muito maior do que com uma postagem convencional. Por meio dos stories, o restaurante pode mostrar bastidores, apresentar novos pratos, divulgar promoções, entre outras possibilidades.

Como gravar stories no Instagram em 7 passos!

Se a palavra “stories” é nova no seu vocabulário, fique tranquilo. Além de te explicar tudo sobre essa ferramenta, a KCMS também vai ensinar você a gravar. É simples e você poderá executar essa tarefa em poucos passos. Veja:

  1. Abra o app do Instagram em seu celular;
  2. Toque no ícone da câmera na parte superior esquerda da tela ou deslize a tela para a direita para acessar a câmera;
  3. Na parte inferior, deslize as opções até encontrar a opção “Mãos Livres”;
  4. Toque no botão de alterar câmera para alternar entre a câmera frontal e traseira;
  5. Toque no botão de gravação para começar a gravar o seu story;
  6. Depois de gravar, você pode adicionar filtros, stickers, texto ou desenhar na tela antes de publicar;
  7. Toque no botão de enviar para publicar o seu story.

Diferença entre “stories” e “stories fixados”

Os stories convencionais são publicações temporárias no Instagram que duram apenas 24 horas. Eles geralmente contêm fotos ou vídeos curtos que mostram momentos do dia a dia do usuário ou de seu negócio. 

Já os stories fixados são conteúdos que foram fixados na parte superior do perfil do usuário para que os seguidores possam acessá-los a qualquer momento. Dessa forma, eles não desaparecem após 24 horas e podem ser usados para destacar informações importantes sobre o usuário ou o negócio, como o menu de um restaurante, promoções atuais, informações de contato ou avaliações positivas. 

Enquanto os Stories são mais focados em conteúdo de curto prazo e pessoal, os stories fixados são mais voltados para informações importantes e permanentes que os seguidores podem precisar acessar com frequência.

Stories no Instagram do restaurante

Stories no Instagram do seu restaurante: formas de usar assertivamente

O planejamento é a chave do negócio!

Faça uma lista de assuntos que você deseja abordar, como a apresentação de um novo prato, a divulgação de uma promoção, um evento especial, entre outros. Contudo, com essa lista em mãos, você pode criar um cronograma de publicações para os próximos dias ou semanas.

Imagens de qualidade importam! 

Certifique-se de que as imagens estejam bem iluminadas e nítidas. Se possível, use uma câmera profissional para fazer as fotos e vídeos. Se não tiver uma câmera profissional, o celular também pode ser uma boa opção, mas lembre-se de ajustar as configurações de qualidade da imagem para obter os melhores resultados.

Todos gostam de ver bastidores

Os usuários do Instagram adoram ver o que acontece nos bastidores de um negócio. Por isso, é importante mostrar o dia a dia do seu restaurante nos stories. Você pode compartilhar imagens e vídeos da equipe preparando os pratos, do ambiente do restaurante, dos clientes satisfeitos, entre outros. Essas imagens ajudam a humanizar o seu negócio e criar um vínculo emocional com os seus seguidores.

Interação é fundamental

O Instagram é uma rede social, e como tal, é importante interagir com seus seguidores. Portanto, responda aos comentários e mensagens que você receber, faça perguntas aos seus seguidores nos stories e responda às perguntas deles. Abra enquetes, faça votações e use as funcionalidades da plataforma. Essa interação ajuda a criar uma comunidade em torno do seu negócio e fidelizar os clientes.

Use o botão de CTA 

Uma forma inteligente de usar os stories no Instagram é que este espaço possibilita a inclusão de um hiperlink, ou seja, um botão que leva o seu cliente diretamente para uma página de compra. Pode ser um WhatsApp, um delivery ou para o seu app!

Stories fixados no Instagram: use-os de forma estratégica!

Como a KCMS já te explicou mais cedo, os stories fixados no Instagram são uma funcionalidade muito útil para restaurantes, bares e lanchonetes que querem manter informações importantes sempre visíveis para os seus seguidores. 

Essa funcionalidade permite fixar um story no topo do perfil do Instagram, onde ele fica disponível para ser visto sempre que alguém visitar o seu perfil.

Veja as dicas que a KCMS separou para você criar stories fixados de qualidade e estratégicos:

  1. Destaque o menu do seu restaurante: seja com um menu fixo, sazonal ou que mudam o cardápio com frequência, ao destacar o menu em um story fixado, você permite que os seus seguidores tenham acesso fácil e rápido às informações sobre os pratos que você serve.
  1. Destaque descontos e planos de fidelidade: quem não gosta de uma oferta? Qualquer forma de pagamento ou condição especial que você tenha – seja fixa ou sazonal – você deve destacar. Planos de fidelidades (compre 5 e ganhe 1, por exemplo), também precisam estar aqui. 
  1. O básico também precisa ser dito: é importante ter um espaço para informar o básico, como por exemplo seus seguidores/clientes sobre seu endereço, horários de funcionamento e telefone de contato. Ao manter essas informações sempre visíveis, você ajuda a garantir que os seus seguidores possam encontrar facilmente as informações que precisam para visitar o seu restaurante.
  1. A voz do povo…: compartilhar avaliações positivas de clientes satisfeitos com a experiência no seu restaurante pode ajudar a aumentar a credibilidade e confiança dos usuários na hora de decidir onde comer, por exemplo.

Food p*rn: comendo pelos olhos e gerando desejo!

Já ouviu falar neste termo? O “Food p*rn” é um termo usado para descrever fotos ou vídeos de comida que são altamente atraentes e apetitosos, portanto sempre busca mostrar pratos ricos e indulgentes em detalhes sedutores. O objetivo é despertar o desejo dos espectadores de experimentar e saborear a comida.

Os benefícios de fazer food porn incluem o aumento do engajamento nas redes sociais e a criação de uma imagem atraente da marca. Além disso, a food porn pode ajudar a atrair novos clientes e fidelizar os existentes, pois apresenta os pratos de forma atraente e apetitosa.

Esse termo é muito usado nas redes sociais e as fotos são, realmente, de dar água na boca. Use esta tática para gerar desejo nos seus seguidores, fazendo com que eles se tornem clientes.

Conte com a praticidade do sistema de gestão KCMS

Como já falamos sobre como os stories podem transformar seguidores em clientes, chegou a hora de gerenciar estes clientes e seus pedidos! 

Já pensou que maravilha seria se o seu sistema de gestão tomasse conta de todo o funcionamento do seu negócio e você tivesse mais tempo para cuidar das decisões estratégicas?

O que você precisa saber para escolher o melhor sistema para restaurante

Nesse sentido, a KCMS já está presente em mais de 16 mil estabelecimentos pelo Brasil. As soluções KCMS cumprem com o objetivo de integrar e facilitar a gestão:

  • POS (PDV): monte combos e controle o fechamento de caixa;
  • Lançamento de produtos em comandas e mesas;
  • Integração de vendas no salão e no delivery;
  • Controle de entrada e saída dentro do estabelecimento;
  • Controle do tempo de ociosidade das mesas;
  • Display de produção para cozinha e bar;
  • Relatórios de produtos mais vendidos por período;
  • E muito mais!

Com a finalidade de te dar a possibilidade de experimentar os benefícios do sistema sem gastar nada, teste gratuitamente por 14 dias!

Ficou com alguma dúvida? Clique no banner e converse com um especialista.

Veja alguns links que poderão ajudar você:

Blog | Universidade KCMS | Central de Ajuda

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