5 dicas de como criar um cardápio atrativo

Você já pensou em como criar um cardápio atrativo para o seu restaurante, bar ou lanchonete? É um item básico e indispensável no ramo de alimentos, que também pode servir como peça atrativa para a imagem e identidade da empresa.

Sua funcionalidade adquire uma utilidade ainda maior e mais lucrativa se você souber estruturar melhor todo seu conteúdo.

Mostre todo o potencial do seu negócio apresentando a variedade de comidas e bebidas do seu cardápio, com muito estilo. Neste post, confira as 5 dicas que separamos para você!

1. Adote o formato ideal

Ao começar o projeto de um cardápio, dê atenção ao logotipo e à identidade visual da empresa. Esses elementos estão associados ao público-alvo e ao seu negócio. Tomando como base esse ponto, você parte para definir o formato e extensão do cardápio. Então, o menu pode ser feito em uma página única, grande, dividindo as categorias em colunas.

É possível, ainda, separar os itens em diversas páginas, conforme a quantidade. O ideal é fazer uma divisão confortável para a visualização — nem aglomerado, nem muito disperso.

A fim de não tornar o menu cansativo para o manuseio do cliente, é recomendável que não haja mais que 6 páginas. Essa medida também é útil para a manter a eficiência da cozinha e do setor de compras.

O uso do mesmo tipo de fonte em toda a peça também ajuda a organizar o conteúdo com mais eficiência. As variações podem ser feitas em negrito, itálico ou com cores diferentes.

2. Atente-se às cores

As cores possuem um papel fundamental na definição da estética do material. O ideal é usar as tonalidades da identidade visual do estabelecimento para criar harmonia e coerência.

É importante transmitir a personalidade e experiência do local. Sendo assim, um restaurante mais luxuoso tem a opção de investir mais, apresentando um cardápio que traduza a sofisticação do ambiente, com cores fechadas e mais neutras.

Locais descontraídos e informais podem apostar em cores quentes, como amarelo e vermelho. Esses são tons relacionados aos alimentos e, segundo estudos, estimulam o apetite.

3. Capriche nas ilustrações

Um cardápio atrativo deve contar com imagens de alta resolução, afinal, sua clientela começa a saborear os pratos com os olhos. Porém, as fotos, ainda que meramente ilustrativas, precisam ter o máximo de fidelidade à comida que será servida.

Essa é uma tática muito eficaz para despertar os sentidos das pessoas, além de facilitar a compreensão, ao apresentar pratos menos conhecidos do menu. No entanto, cuidado para não poluir o cardápio com excesso de imagens.

Dê maior destaque às especialidades e aos favoritos da casa para que os clientes se familiarizem com os diferenciais do seu restaurante.

4. Distribua os itens de forma apropriada

É conveniente organizar as opções de acordo com a preferência de vendas, como os “pratos da casa”. Procure também apresentá-las na ordem que as pessoas costumam comer:

  • aperitivos;
  • saladas;
  • entradas;
  • pratos principais e assim por diante.

A ordem dos itens pode ser estruturada iniciando com o nome em destaque — negrito ou cor diferente. Em seguida, acrescenta-se uma breve descrição dos ingredientes e, por último, o preço.

Especialistas orientam que os pratos mais vendidos devem ser posicionados no final do cardápio. Isso induz o consumidor a folhear tudo e visualizar outras opções, incluindo as bebidas e sobremesas.

Outra forma de estimular o interesse e o apetite do cliente é fazer uma descrição sugestiva dos pratos ofertados. Acrescente adjetivos como delicioso, saboroso e outros similares.

5. Posicione os preços estrategicamente

É importante manter os preços visíveis, porém, não precisam ficar perfeitamente alinhados. Disponha os valores abaixo de cada prato, logo após sua descrição. Essa tática impede que o cliente faça comparações imediatas entre os valores das opções oferecidas.

Saber como criar um cardápio atrativo requer alguns truques simples, que podem impulsionar seu negócio e entreter o público com um toque de bom gosto.

Melhorar o atendimento e os resultados de seu restaurante é uma tarefa construída com várias mudanças, passo a passo. Você pode, além de melhorar seu ambiente, cardápio e serviço, investir em tecnologia para garantir a qualidade que a inovação pode trazer. Quer saber mais a respeito? Confira por que seu restaurante deve adotar soluções de mobilidade!

Comentários

comentários

experiência do cliente no varejo