5 dicas para oferecer um atendimento de qualidade ao cliente

atendimento ao cliente

Entenda como fazer um atendimento ao cliente eficiente para conectar os consumidores a sua empresa.

Você sabia que, atualmente, os seus clientes não procuram apenas um produto ou serviço? Aliás, a grande tendência é que eles busquem por uma experiência completa, com ajuda no momento exato em que precisam e, acima de tudo, confiança no momento da compra.

Por que o atendimento ao cliente é importante?

Independentemente da sua área de atuação, quando os clientes procuram atendimento, eles confiam na sua empresa e acreditam que ela poderá ajudá-los em alguma situação. Assim, o processo de atendimento ao cliente deve estar pronto para responder da melhor forma possível.

Principalmente com a internet, espera-se que as empresas resolvam problemas rapidamente, se possível por autoatendimento fácil e ainda disponível 24 horas por dia em todos os dispositivos. 

Segundo o relatório State of Global Customer Service Report, publicado em 2019 pela Microsoft, 95% dos consumidores do mundo todo afirmam que o atendimento é decisivo para escolher uma empresa e também continuar comprando com ela.

Contudo, se a sua empresa não atender às expectativas dos clientes, pode ser que eles abram mão da sua marca e busquem o concorrente que oferece o atendimento que estão procurando. Ainda conforme a pesquisa da Microsoft, no Brasil, 76% dos consumidores deixaram de comprar de empresas depois de serem mal atendidos. Ou seja, manter os clientes atuais satisfeitos é o ponto-chave para conquistar novos.

Aliás, todos os empresários querem clientes fiéis com bom ticket médio, certo? Uma pesquisa da American Express de 2020 mostrou que os consumidores satisfeitos com o atendimento gastam 17% nas compras.

5 dicas para oferecer atendimento ao cliente

Portanto, agora que você já sabe que investir no atendimento ao cliente é uma estratégia para melhorar fidelização e aumentar as vendas, confira dicas para melhorar a sua empresa.

1 – Público-alvo

Primeiramente, a regra é clara: você só terá sucesso se conhecer as pessoas que pretendem comprar seu produto ou serviço. Desta forma, a sua estratégia de vendas depende da análise do público-alvo.

Além disso, como o foco é atender com máxima qualidade, é preciso direcionar esforços de acordo com o perfil, hábitos e interesses do público-alvo.

2 – Canais de atendimento

Por sua vez, a escolha dos canais de atendimento depende dos interesses do público-alvo, pois atualmente existem muitas opções: telefone, e-mail, chat, WhatsApp, autoatendimento e muito mais.

Ainda de acordo com a Microsoft, os brasileiros preferem os seguintes canais de atendimento:

  • Telefone (33%);
  • Chat (21%);
  • E-mail (18%);
  • Autoatendimento online (15%);
  • Redes sociais (10%);
  • SMS (2%);
  • Outros (1%).

Além disso, 96% acreditam que o portal de autoatendimento é importante. Assim, a página de FAQ e robôs de conversação podem agilizar a resolução do problema. 

Lembre-se que, quando falamos de food service, o atendimento presencial no salão e os cuidados com delivery fazem toda a diferença na decisão de voltar a comprar no estabelecimento.

3 – Atenção ao cliente

Sempre faça o exercício de se colocar no lugar do cliente: se fosse com você, o atendimento seria satisfatório? Ou ainda estimule que os funcionários que trabalham nessa área se questionem: “Você gostaria de ser atendido por você?”. 

Além disso, solicitar feedback dos clientes é fundamental para melhorar as ações de atendimento. Porém, mais importante ainda é agir de forma assertiva com base nas opiniões deles.

4 – Equipe

Invista na qualificação da sua equipe para que eles saibam como se comportar durante o atendimento ao cliente. Também tenha processos pré-estabelecidos para a resolução de possíveis problemas.

Isso porque, se o consumidor perceber que o atendimento de qualidade é uma prática comum, aumentam as chances dele retornar e ainda indicar a sua empresa para conhecidos.

5 – Proatividade

A proatividade é uma das melhores maneiras de encantar o cliente. Afinal, você está fazendo muito mais do que ele espera. 

No entanto, surpreender o cliente nem sempre significa realizar grandes gestos. Às vezes, apenas tratá-lo com empatia já é o bastante. Basta que você fique atento às oportunidades e seja o mais proativo possível.

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