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Como preparar o seu food service para a Black Friday

Por Ana Beatriz Serafim
Publicado em 27 de outubro de 2020
Modificado em 23 de outubro de 2020
Como preparar o seu food service para a Black Friday

A data comercial mais esperada do ano está chegando: a Black Friday acontece no dia 27 de novembro de 2020! E a sua empresa, já está preparada para ela? Veja dicas imperdíveis para restaurantes! 

Primeiramente, um levantamento do jornal Estadão apontou que, entre os dias 26 de agosto e 22 de setembro, 19 das 29 macrocategorias do varejo analisadas pelo Google Brasil já registraram um volume que supera o que foi verificado na Black Friday do ano passado. 

Ainda segundo a pesquisa, setores que não registraram picos na Black Friday, como “alimentos e bebidas”, estão em um novo patamar de buscas: 40% e 23% acima do que foi verificado no ano anterior.

Sendo assim, já comece a se organizar e adaptar ideias que poderão dar um up no seu faturamento. Então, confira dicas imperdíveis para aproveitar a Black Friday no seu food service:

Promoções secretas de Black Friday

Valorize os seus clientes fiéis, isso é tão importante quanto conquistar novos. Se você tem uma lista deles, ofereça alguma promoção exclusiva. Por exemplo, um prato pela metade do preço ou uma sobremesa gratuita.

Combos especiais de Black Friday

Crie combos especiais para a Black Friday, como uma nova combinação nunca ofertada antes. Por exemplo, um prato carro-chefe do seu restaurante com um acompanhamento favorito dos seus clientes.

Aliás, se o seu negócio utiliza um cardápio digital, é possível colocar a promoção em destaque para os clientes terem fácil acesso.

Também fique atento para ver a reação dos consumidores e depois avalie se vale a pena incluir a ideia no cardápio definitivo.

Leve mais por menos na Black Friday

Gatilhos mentais tais como “Compre 1, ganhe 2” são imperdíveis, pois é um tipo de recompensa que gera satisfação e você ganha no volume de vendas. Faça essa promoção, por exemplo, com bebidas e sobremesas.

Sorteio nas redes sociais

Os sorteios não podem faltar nessa época em que delivery e redes sociais estão em alta. Portanto, ofereça um prato querido do seu público, porque isso vai incentivar as pessoas a conhecerem o seu restaurante.

Para concorrer, o internauta deverá seguir as redes sociais do estabelecimento, marcar amigos, curtir e/ou compartilhar a imagem. Sobretudo, não esqueça de escolher uma foto bem produzida e atraente do prato para gerar vontade de consumir.

Ofereça algo inédito

A exclusividade também é muito bem aproveitada pelos consumidores. Desta forma, distribua cortesias e brindes para incentivar as pessoas a voltarem a comprar no seu estabelecimento. 

Por exemplo, ao fazer um pedido, o cliente ganha um cartão de desconto para a próxima compra ou um item personalizado da marca do restaurante.

E como planejar essas ações?

Estoque e infraestrutura: não adianta atrair os consumidores se o seu restaurante não cumprir o que foi prometido. Para isso, reforce o estoque e a infraestrutura para evitar imprevistos.

Delivery: em 2020, o delivery se tornou o principal canal de vendas de milhares de estabelecimentos. Então, não esqueça de fazer promoções específicas para os aplicativos que você participa.

Mensuração de resultados: por último, analise os resultados alcançados depois que passar o período das promoções da Black Friday. Ou seja, veja o que funcionou e o que precisa ser melhorado para o próximo ano.

Atenção! Mesmo com o preço reduzido, não deixe de oferecer a qualidade do dia a dia nos seus produtos, assim, você poderá fidelizar novos clientes!

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Ana Beatriz Serafim

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