Uma das datas mais importantes para o comércio está chegando: a Black Friday! Aliás, você sabia que o seu restaurante pode aproveitar essa data também?
Nesse artigo você irá aprender 5 ideias para aproveitar essa data e atrair clientes novos para o seu restaurante e o mais importante: fidelizá-los!
O que vamos aprender nesse artigo?
- Planejamento é essencial
- Algumas ideias de promoções para restaurantes
- A divulgação faz toda a diferença
- Mensurar os resultados é a saída para tomar decisões mais assertivas
Afinal, o que é a Black Friday?
A Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro e é mundialmente conhecida pelas promoções absurdas e dos preços baixos que dominam as prateleiras dos comércios.
Em 2021, por exemplo, a data comemorativa teve faturamento de R$ 5,4 bilhões, com crescimento de 5,6% em relação ao ano anterior.
Mas como trazer a Black Friday para dentro de um restaurante? Isso é o que nós vamos aprender nesse artigo.
Planejamento da Black Friday no seu restaurante
Antes de tudo, o primeiro ponto a ser discutido é o planejamento. Investir em um bom planejamento é essencial para que a campanha de Black Friday do seu restaurante funcione de forma organizada e sem muitos imprevistos.
Por exemplo, você precisa verificar se o estoque, tanto de alimentos quanto de embalagens, está abastecido para que você consiga atender todos os pedidos.
Além disso, estar antenado às tendências do setor e ao o que o seu público alvo está interessado, será essencial para que você consiga encontrar uma solução atual que irá atrair os seus clientes antigos, além de, é claro, conquistar novos clientes para o seu restaurante.
Entre em contato e fature mais na Black Friday com o seu restaurante!
Promoções para o seu restaurante na Black Friday
Com o intuito de atrair novos clientes, criar promoções especiais para o período da Black Friday e sem dúvidas a melhor solução. Dessa maneira, você conseguirá resgatar clientes antigos e atrair clientes novos também.
As promoções podem variar, como por exemplo: ”compre 1 prato e ganhe outro” ou “compre 1 prato e ganhe uma bebida” ou “nas compras acima de X reais você ganha o frete gratis”.
A seguir, vamos dar 5 ideias de promoções que você pode oferecer durante a data:
- Entrada ou aperitivo grátis com um prato principal; acompanhamento ou sobremesa grátis, dentre outras possibilidades;
- Novos pratos e combos limitados;
- Desconto em todos os pratos;
- Promoções para grupos grandes;
- Compre um, ganhe o segundo gratuitamente, dentre outras opções.
Não se esqueça do delivery na Black Friday do seu restaurante
Depois da pandemia COVID-19 o sistema de delivery ganhou ainda mais o coração dos brasileiros.
Com isso, é de extrema importância que durante o período de Black Friday, o seu restaurante pense em promoções exclusivas para esse serviço.
Frete grátis, desconto na próxima compra e desconto em combos são algumas das opções de promoções que podem ser aplicadas durante a Black Friday no seu restaurante. Um cupom de desconto BLACKFRIDAY pode ser uma das opções mais eficientes para a data.
Para se ter uma ideia, em 2021, o delivery ou entrega de produtos e serviços liderou o ranking de preferência dos consumidores na Black Friday.
Crie um cardápio especial para a Black Friday
Já pensou em criar um cardápio especial? Essa é uma das melhores maneiras para atrair novos clientes e fidelizar ainda mais os que já estiveram no seu estabelecimento antes e já conhece o menu da casa.
Utilize a data para trazer novidades, surpreendendo a sua clientela e criando um “senso de urgência”, pois eles só terão essa data para consumir os pratos criados.
E se o resultado for positivo, vale até mesmo estudar a possibilidade de incluir alguns desses pratos do cardápio especial no menu oficial.
Invista na divulgação do seu restaurante
Sem dúvida, investir na divulgação das promoções de Black Friday é de extrema importância. O seu cliente precisa saber o que você está planejando para que ele possa se preparar. Com uma boa divulgação você garante que a promoção irá de fato funcionar e cumprir o seu objetivo principal que é converter o possível cliente em comprador.
Por isso, invista em e-mail marketing, publicações e posts impulsionados nas redes sociais e material promocional sobre o evento no próprio restaurante, para que os clientes que costumam frequentar seu estabelecimento estejam cientes sobre a promoção.
Mensure os resultados da Black Friday
Um passo fundamental para se preparar para essa data, é analisar os resultados do ano anterior. Somente vendo o que funcionou ou não funcionou que você pode se planejar da melhor forma para a data neste ano.
Aprender com os erros e acertos é sempre a melhor maneira de crescer o seu estabelecimento e agradar o que mais importa: a clientela.
Caso você não tenha feito nada específico no ano anterior, então prepare-se para mensurar os resultados dessa vez.
Conte com um sistema de gestão eficiente
Por fim, conte com um sistema de gestão eficiente para te auxiliar em todas as etapas dessa data que é importantíssima para o seu negócio.
Se não for bem planejada, pode ter o efeito contrário, afastando os clientes do seu estabelecimento. Mas, se bem feita, fará o seu negócio crescer.
Um sistema de gestão melhora a experiência do consumidor, controla todas as etapas de gestão do seu negócio, otimiza processos, aumenta o faturamento e profissionaliza ainda mais o seu negócio.
Para isso, você pode contar com a KCMS. Somos um sistema de gestão completo, com tudo para o seu restaurante em um único lugar. Já temos 23 anos de história, mais de 15 mil estabelecimentos e atuamos em mais de 1600 municípios.
Algumas das nossas vantagens inclui:
- Controle total de todos os seus Pontos de Venda (POS);
- Comanda eletrônica;
- Integração com Ifood;
- Combos adicionais;
- Relatórios;
- Delivery próprio;
- Sistema para venda de balcão.
Por meio do nosso sistema, você tem auxílio em todas as etapas da Black Friday: planejamento, delivery, otimização dos processos e mensuração dos resultados.
Veja alguns links que poderão ajudar você:
Blog | Universidade KCMS | Central de Ajuda
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