8 razões para trabalhar com comanda eletrônica para bar!

Se você quer saber como a tecnologia pode ajudar o seu negócio a ganhar agilidade no atendimento, ao mesmo tempo em que reduz drasticamente os erros na sua cadeia de processos, precisa conhecer a comanda eletrônica para bar.

Afinal, quem já atua no ramo de bares — e até quem está planejando a abertura do seu primeiro empreendimento no setor — sabe que muito do sucesso do negócio diz respeito à capacidade de atender os clientes com qualidade e agilidade.

Acompanhe-nos ao longo deste post e conheça 5 razões para adotar essa tecnologia no seu bar!

Entenda o que é a comanda eletrônica para bar

Você se lembra daqueles botecos em que o garçom anotava os pedidos em um pedaço de papel e depois os repassava para a cozinha? Pois esse é o sistema de comandas manuais, que está com os dias contados.

Hoje, com a comanda eletrônica, o garçom faz os lançamentos por meio de um celular ou tablet, conectado diretamente ao sistema. Dessa forma, os pedidos já ficam registrados no caixa e saem automaticamente na cozinha, que providencia o seu preparo. Depois, o garçom recebe uma notificação assim que os pratos ficam prontos para a entrega ao cliente.

Essa é uma ferramenta que tem transformado a forma como os serviços são prestados em bares. Isso porque, ao integrar todos os seus processos, ela gera muito mais eficiência no atendimento e mais controle das informações, evitando atrasos e problemas de comunicação. Sem dúvida, esse é um ótimo investimento para melhorar a produtividade do seu bar e aprimorar seus resultados financeiros!

Saiba como escolher o sistema ideal

Existem atualmente diversas empresas desenvolvedoras de sistemas para o mercado de comercialização de alimentos. Por isso, é muito importante saber identificar qual é o software ideal para as suas necessidades.

A interface da ferramenta, por exemplo, é um dos fatores mais importantes nessa escolha, já que a sua utilização e o lançamento dos pedidos deve ser simples e intuitivo. Ao mesmo tempo, as informações registradas nela precisam ser confiáveis, e a comunicação entre os dispositivos devem acontecer sem problemas.

Outro ponto importante é a cobrança: o ideal é que ela possa ser feita tanto por mesas como individualmente, e de forma simples, garantindo sempre que os valores estejam corretos e que a transação de pagamento foi concluída com sucesso.

Confira 5 razões para usar a comanda eletrônica no seu bar

Como vimos, a comanda eletrônica traz inúmeras vantagens para o negócio. A seguir, falaremos das principais delas!

1. Otimiza a qualidade do atendimento

Um dos benefícios de usar a comanda eletrônica para bar é que os seus atendentes ficarão bem mais livres, uma vez que não precisarão correr para lá e para cá com bloquinhos de papel, fazendo alterações de pedidos, fechando ou reabrindo contas.

O foco nos clientes é um fator que afeta diretamente a imagem de um estabelecimento. Dessa forma, eles poderão se concentrar em oferecer ao seu cliente a melhor experiência possível.

2. Assegura a agilidade nas vendas

Quando o pedido é lançado com a comanda eletrônica, pelo celular ou tablet, ele vai instantaneamente para as impressoras, tudo por meio da sua rede Wi-Fi. Isso agiliza o tempo de o garçom ir até a cozinha, por exemplo, garantindo uma produção mais ágil — além, é claro, de uma maior satisfação do cliente, já que ele não terá que esperar tanto, nem perguntar constantemente ao garçom quanto tempo falta o pedido para sair.

3. Aumenta a receita com mais vendas

A solução eletrônica também permite que o garçom acompanhe o movimento de cada mesa em tempo real, não só vendo o que os clientes pediram, como também quanto tempo eles já estão sem pedir nada. Com esse tipo de informação, ele pode oferecer itens do cardápio de forma mais estratégica, antecipando as demandas do público e aumentando a receita.

AUMENTE AS VENDAS MELHORANDO O ATENDIMENTO

4. Possibilita o controle individual

Grandes grupos de clientes costumam se atrapalhar na hora de dividir a conta, sobretudo em eventos como aniversários ou confraternizações. Porém, com uma comanda eletrônica para bar, você pode abrir uma contagem para cada pessoa na mesa, o que significa que cada um terá uma conta personalizada. Assim, evita-se o problema com o pagamento que esses grandes grupos geralmente proporcionam.

5. Reduz o erro humano

Perda de comandas (não só pelo cliente, mas também pelo garçom), alteração de pedidos, esquecimentos e outras confusões costumam causar grande dor de cabeça em um dia de casa cheia. Pois a comanda eletrônica reduz a margem de erro do seu atendimento drasticamente.

Afinal, com ela todas as informações ficam armazenadas no sistema, e podem facilmente ser acessadas de qualquer dispositivo cadastrado. Além disso, alterações e cancelamentos podem ser feitos de forma clara com um simples toque, evitando mal entendidos.

6. Ajuda a escolha do cliente

Muitas vezes, os cardápios em papel não trazem imagens ilustrativas ou informações claras sobre os ingredientes que compõem cada prato. Esse é mais um fator que pode ser corrigido com a comenda eletrônica, afetando diretamente a atratividade desses itens.

Por meio de imagens salvas no sistema, o garçom dispõe de maiores informações que agilizam o processo de escolha e esclarece diversas dúvidas. Um benefício importante, principalmente, para os clientes que têm restrições alimentares.

7. Permite o acompanhamento das etapas de preparo

A espera por um pedido é uma das principais reclamações de frequentadores de bares — menos naqueles que contam com comandas eletrônicas. Isso porque a ferramenta se baseia no controle de cada fase da preparação na cozinha, ou seja, o garçom pode consultar em qual etapa o pedido se encontra e repassar essa informação diretamente ao cliente.

Os status utilizados para designar cada fase são:

  • lançado;
  • em produção;
  • aguardando entrega;
  • entregue.

Tudo isso pode ser feito em tempo real, aprimorando o gerenciamento do negócio!

8. Ajuda a ampliar os serviços de delivery

Por fim, uma das principais tendências do ramo alimentício é a compra de refeições por meio de aplicativos ou por telefone. Então, se o seu bar deseja ampliar a operação para atender a esse segmento com qualidade, é importante contar com um sistema para o registro dos pedidos.

Assim, as vendas on-line também entram no fluxo de produção da cozinha, pois os dados podem ser repassados por meio do programa de comandas. E, como tudo está automatizado, o empreendedor tem condições de estimar os gastos de cada tipo de serviço, salão ou delivery.

Bom, como vimos, a comanda eletrônica oferece inúmeras vantagens ao seu empreendimento. Então, agora que você já sabe disso, basta implementar essa tecnologia no seu negócio e fidelizar os seus clientes com um atendimento de alta qualidade!

Gostou do nosso artigo? Se ficou interessado em conhecer mais sobre novas tendências de atendimento, aproveite para baixar o nosso e-book guia completo do delivery!

GUIA COMPLETO DO DELIVERY - POST IFOOD

Comentários

comentários

atrair novos clientes