Como fazer treinamento para garçons em novas tecnologias

Saiba como fazer treinamento para garçons em novas tecnologias

Você sabia que unir a prática do seu negócio com a tecnologia pode aumentar — e muito — as vendas? Além disso, consegue-se melhorar a produtividade e a comunicação entre os seus colaboradores, sejam eles da área administrativa ou mais envolvidos com o atendimento ao cliente, como os garçons.

Um dos desafios para o gerente de um restaurante, bar, lanchonete ou similares é fazer com que essas ferramentas sejam introduzidas naturalmente na rotina. Por isso, para implementar aplicativos ou softwares nesse ambiente de trabalho, o gestor deverá oferecer um treinamento completo para o time, a fim de que todas as funções e benefícios desses recursos sejam aproveitados ao máximo.

Para auxiliá-lo nessa tarefa, destacamos hoje algumas dicas sobre como elaborar um treinamento para garçons, a fim de promover um aprendizado completo sobre as novas tecnologias. Acompanhe!

Observe a tecnologia pela perspectiva de quem vai utilizá-la

O líder deverá pensar em novas ferramentas do ponto de vista de quem vai utilizá-la na rotina da empresa, tentando otimizar ao máximo o trabalho dos usuários no dia a dia. A função do aplicativo ou do software deverá ser levada em consideração inclusive na hora de sua escolha, assim como a facilidade em administrá-lo.

Sendo assim, opte por um programa com uma forma mais fácil e intuitiva. Isso certamente vai agilizar o processo de treinamento de garçons.

Tenha sua equipe como aliada para a mudança

É papel do gestor comunicar à sua equipe sobre as mudanças, com ênfase nos resultados e nas melhorias que as novas tecnologias trarão para a rotina da empresa. O líder deverá mostrar de forma convincente todos os benefícios e a real utilidade das ferramentas, e o qual o impacto que essas tecnologias vão trazer para a vida dos próprios colaboradores.

Mostre como essas mudanças otimizarão a forma de trabalhar, de se comunicar e de atender os clientes, ressaltando o fato de como o trabalho será facilitado. Fale sobre as vantagens do aplicativo para o dia a dia dos garçons antes de que o treinamento seja iniciado, informando também como tudo melhorará a partir do sucesso dessa implementação.

Ofereça um treinamento para garçons personalizado

Alguns garçons poderão ter mais facilidade com as novas tecnologias do que outros, e o gestor deverá personalizar o treinamento para que todos os colaboradores dominem as novas ferramentas.

A dica é oferecer um plano de aprendizado gradual, durante a semana, até que todos os envolvidos dominem corretamente as funções (ou, pelo menos, as principais) do software de gestão que será implementado.

Disponibilize um guia também, contendo um passo a passo para sua utilização, e se prontifique a tirar quaisquer dúvidas que possam surgir. Ensine e dê suporte durante todo o processo.

Crie um grupo de influenciadores

É importante perceber quais garçons apresentam mais afinidade com as novas tecnologias e criar um grupo de influenciadores, até para estimular aqueles que dominam as ferramentas a ensinar a seus colegas que estejam com dificuldades.

O aprendizado poderá ser mais natural dessa forma, já que a relação entre os colaboradores geralmente é mais estreita do que com gestores e líderes. Aproveite essa estratégia para acelerar a implementação das ferramentas na rotina de sua empresa.

A implementação de um treinamento para garçons para novas tecnologias é, certamente, um desafio que, quando bem executado, trará uma série de benefícios para a companhia como um todo.

E você: já sabe qual é o melhor software de gestão para implementar em seu empreendimento? Entre em contato e saiba como ampliar as possibilidades de sucesso para o seu negócio!

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!