Como planejar a expansão do seu negócio

business expansion outsource

Se você tem uma micro, pequena ou média empresa, sabe que os desafios ficam maiores a cada ano. Não é por acaso que todo empreendedor busca formas de driblar as crises e dificuldades para continuar crescendo. Em relação a isso, uma das melhores formas de garantir a expansão do negócio é fazendo um planejamento sólido.

Esse plano deve incluir diversas áreas, desde a análise da concorrência até seus próprios produtos. Uma forma de facilitar esse trabalho é implementando instrumentos que ajudem no planejamento e crescimento sustentável, como um sistema ERP de gerenciamento e automação.

Neste post, explicamos melhor como você pode aplicar isso na prática e planejar a sua expansão. Confira!

Sistema ERP: o que é e como funciona?

O sistema ERP é um programa de computador que integra toda a gestão empresarial. Embora no início tenha sido usado principalmente por grandes empresas, hoje o software é fundamental para empreendimentos de todos os tamanhos.

Ao planejar a expansão do negócio com o sistema ERP, o empresário tem vários benefícios, como gestão tributária, segurança da informação, redução de custos e melhorias gerenciais.

Gerência: melhorando a eficiência

Uma estratégia que ajuda a melhorar a eficiência de gerência é eliminar diversas planilhas, concentrando dados e processos em um só lugar.

Dessa forma, os gestores podem controlar melhor as informações e identificar as mudanças com mais facilidade, sejam elas positivas ou negativas. Assim, as decisões também se tornam mais rápidas e corretas.

Benchmarking: acelerando o aprendizado

Acompanhar o trabalho da concorrência é fundamental em qualquer nicho de atuação. Obviamente, isso permite que você entenda onde outras empresas estão tendo sucesso e também onde estão errando, identificando brechas de mercado.

Mas não é só isso. À medida que sua empresa cresce, duas coisas podem acontecer: você pode comprar a concorrência ou vender seu negócio para eles. Por isso, é bom estar sempre informado.

Inovação: desenvolvendo processos e produtos

Onde a maioria das pessoas vê um problema, empreendedores veem uma solução. As inovações podem surgir até mesmo a partir de dificuldades internas da empresa.

Por exemplo, se seus funcionários têm dificuldade de administrar diferentes tarefas ao longo do dia, um software de gestão pode ajudar a mensurar o tempo investido em cada uma delas. A partir daí, fica mais fácil determinar os afazeres de cada pessoa da equipe.

As demandas também podem surgir dos clientes. Se um restaurante identifica que os clientes não têm muito tempo para fazer refeições, pode investir em um sistema de telentrega, e assim por diante.

Franquia: levando seu negócio mais longe

Você tem uma loja funcionando, mas não sabe como crescer? Utilizar o sistema de franquias pode ser uma boa opção.

Frequentemente, um estabelecimento tem dificuldade de atingir um número maior de clientes no mesmo bairro ou cidade. Nessa hora, surgem ideias de como criar novos produtos, investir em divulgação ou abrir uma filial.

Todos esses caminhos podem funcionar, mas também é interessante pensar na possibilidade de trabalhar com franquias. Elas têm funcionado bem no Brasil e permitem que você leve o DNA da sua marca para outros lugares. É uma das formas mais rápidas de ter uma nova loja funcionando, tanto para você quanto para o franqueado.

Gostou das dicas? Nada melhor que um planejamento adequado para garantir a expansão do negócio. Sabemos que, em tempos de crise, a organização e os processos tornam-se ainda mais importantes, não é mesmo?

Tem alguma dica para planejar a expansão de um negócio que não comentamos aqui? Compartilhe com a gente! Deixe seu comentário neste post com sua dúvida ou contribuição!

PLANEJAR METAS PARA CRESCIMENTO

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!