Como se preparar para um cenário pós-crise do coronavírus?

Como se preparar para um cenário pós-crise

Uma pergunta que tem tirado noites de sono de acadêmicos a empresários é: como se preparar para um cenário pós-crise do coronavírus? Ninguém realmente sabe como as relações econômicas e sociais serão, já que o mundo nunca viveu uma situação de isolamento social desta forma. 

Primeiramente neste momento, as empresas estão preocupadas e totalmente focadas com a sobrevivência imediata. É claro que o instinto de sobrevivência que fala mais alto. No entanto, a retomada econômica ainda é uma incerteza e alguns setores poderão ser reativados mais rapidamente que outros.

Já outros não têm demanda reprimida e só conseguirão atingir a sua antiga capacidade de vendas. Por exemplo, um restaurante reativado, na melhor das hipóteses, só conseguirá voltar ao seu antigo faturamento, porque as pessoas não vão comer mais ao voltarem às ruas.

Desta forma, as empresas que vão vencer essa crise serão as que já estão pensando em como será a vida daqui alguns meses e se preparando para o mundo pós-covid.

Então, como se preparar para um cenário pós-crise?

Presença digital

Presença digital

Principalmente agora, não dá para negar a necessidade da presença digital. Seja por vendas por aplicativos ou pelas redes sociais, as pessoas estão na internet e as empresas precisam chegar até elas. Uma empresa digital é ágil, resiliente e facilmente adaptável. A sua é?

O setor de restaurantes deve ficar atento às mudanças no seu modelo de negócios. Consequentemente, o serviço de entrega vai continuar em alta e pode se tornar a principal fonte de receita em muitos casos.

Colaboração

Colaboração

A cadeia de valor que a sua empresa faz parte é composta por diversas outras, que atuam como fornecedores ou clientes. Contudo, durante essa crise, muitos negócios asfixiaram seus parceiros e não colaboraram com uns com os outros.

Em um cenário pós-crise, as declarações de propósito serão essenciais, de forma com que evidencie um compromisso com funcionários, fornecedores e clientes. Assim, a colaboração passa a ser uma exigência para estar no negócio.

Relacionamento com o cliente

Relacionamento com o cliente no cenário pós-crise

Você já pensou no valor que o seu cliente dá a sua empresa? Aliás, conhecer o  seu mercado é o seu maior trunfo nesse momento.

Se o seu produto e/ou serviço é utilizado por pessoas que neste momento estão em suas casas, acessando a internet e sendo bombardeados de novas possibilidades e interesses, ficar calado é admitir ficar esquecido.

Estabeleça um relacionamento com o seu cliente de forma com que você tenha ele no WhatsApp e que ele te siga nas redes sociais. Ele também precisa saber o que você está fazendo para prevenir o novo coronavírus, quais são as promoções da sua empresa e que ele pode contar com o seu produto.

Busque ainda saber se o atendimento foi adequado, se algo pode ser melhorado se ele tem uma reclamação ou elogio a fazer. Desta forma, use essas informações para prolongar o relacionamento com este cliente, fazer novas vendas e conhecê-lo melhor.

Novas formas de trabalho no cenário pós-crise

Novas formas de trabalho no cenário pós-crise

Todos os seus funcionários ficam no mesmo local de trabalho? Com certeza, você teve que repensar essa rotina durante a pandemia. Consequentemente, a empresa pós-covid será preparada para trabalhar em qualquer lugar, ou seja, o presencial não morre, mas deixa de ser uma obrigação.

Novas tecnologias surgirão e novas formas de vender produtos e serviços também. Além disso, os cuidados com a saúde devem permanecer nos locais públicos, especialmente os fechados, pois o receio de locais com aglomeração deve permanecer.

As empresas devem investir em estratégias para engajar os consumidores, criando a sensação de estar em casa. Por isso, atenção para donos de bares, restaurantes, cafeterias e demais estabelecimentos que têm grande circulação de pessoas: redesenhe seus espaços para reduzir a aglomeração e facilitar o acesso a produtos de higiene, como álcool em gel.

Que tal um aplicativo delivery livre de custos e taxas?

Pede+

Pensando em ajudar a sua empresa a vender durante a quarentena e também depois, a KCMS desenvolveu o Pede+, um aplicativo de delivery livre de cobrança de custos e taxas. Com ele, cada empresa tem o seu acesso e não existe concorrência pela atenção do usuário.

A operação do Pede+ é simples: o estabelecimento compartilha o link do seu aplicativo, sem precisar instalar nada. Com o acesso, o consumidor faz o pedido, que é enviado automaticamente para o WhatsApp da empresa. É possível escolher entre as opções de retirada no local ou entrega. Solicite o seu aplicativo já!

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