Datas comemorativas: como atrair mais clientes para seu restaurante?

Dia dos Namorados, Dia das Mães, Páscoa, Natal, Ano Novo — datas comemorativas tradicionais, nas quais todos queremos dividir um momento especial com as pessoas que amamos e celebrar as alegrias da vida.

Nessas datas é comum que as pessoas procurem comemorar fora de casa, com um almoço ou jantar, o que acaba resultando numa excelente fonte de lucro para a indústria de restaurantes.

Se você quer saber como seu restaurante pode aproveitar as datas comemorativas para atrair mais clientes e aumentar suas vendas, continue a ler esse post!

Como os restaurantes se beneficiam de datas comemorativas

Cada vez mais, as pessoas procuram comodidade e praticidade. Isso fica evidente, por exemplo, quando observamos o crescimento, nos últimos anos, do número de restaurantes com serviço de entrega.

Em datas comemorativas, essa busca por praticidade tem levado cada vez mais pessoas a comemorarem fora de casa, evitando todo o transtorno de preparar uma grande refeição e aproveitando para conhecer pratos e restaurantes novos.

Os empresários do setor, obviamente, aproveitam esse aumento da demanda para se destacarem da concorrência, oferecendo diferenciais que vão desde música ao vivo até brindes e cortesias.

Como o seu restaurante pode se destacar nessas datas

Veja agora 4 dicas de como seu restaurante pode aproveitar para se colocar em evidência perante à concorrência em datas especiais.

1. Crie pratos especiais

Quem vai a um restaurante em uma data especial, como Dia dos Pais ou Dia dos Namorados, por exemplo, procura quebrar a monotonia da rotina, certo? E que forma melhor de fazer isso do que celebrar em torno de um prato diferente?

Ofereça pratos que não façam parte do seu cardápio tradicional, mas que também não compliquem muito sua logística de compras.

Dependendo da data, pode ser interessante oferecer pratos para duas ou três pessoas: assim você atrai casais e famílias que queiram comemorar a data juntos.

2. Esteja presente nas redes sociais

Assim como toda empresa no século XXI, se você quer que o seu restaurante seja visto e lembrado pelo público, uma boa presença nas redes sociais é indispensável.

Entretanto, simplesmente estar presente não é o bastante, e, se você não souber usar as redes sociais, pode acabar prestando um desserviço ao seu negócio, transmitindo uma imagem ruim.

Propagandas incessantes, que não oferecem nada de novo ao cliente ou fotografias de má qualidade dos seus espaços e dos seus pratos, em vez de atraírem novos clientes, podem acabar afastando-os.

Se você vai realizar um evento diferente no seu restaurante nas datas comemorativas, anuncie nas suas redes com alguns dias de antecedência, mostrando pratos e bebidas. Não deixe de colocar um telefone para reservas também.

3. Use a música a seu favor

Mesmo que seu restaurante não costume trabalhar com música, algumas datas comemorativas podem pedir um ambiente mais descontraído ou romântico, dependendo da ocasião.

Ao colocar música na sua casa, atente para o perfil dos seus clientes e a estrutura do seu estabelecimento, para que a música não deixe de ser um atrativo a mais para se tornar um estorvo, atrapalhando que as pessoas interajam e conversem. Se for o caso, uma simples música ambiente bem planejada pode ser o suficiente.

4. Dê algo a mais

Oferecer algo a mais ao seu cliente pode ser uma estratégia muito eficaz de atrair mais pessoas em datas especiais.

Avalie com cuidado o perfil do seu público e o que pode agradá-lo mais: será mais interessante oferecer algo para consumo, como uma sobremesa ou uma bebida por conta da casa ou algo para ser usado depois, como uma carteira ou outro item com a sua marca?

É importante que você leve em conta os custos dos itens que vai presentear, afinal a ideia é atrair clientes para ter lucro, não para corroer o caixa da sua empresa.

Como vimos, é possível aproveitar as datas comemorativas para colocar seu restaurante em destaque e atrair muitos clientes novos. Agora só falta você escolher a próxima celebração no calendário e se planejar para o sucesso. E se você quiser receber mais materiais como esse, com dicas e insights para o seu negócio, assine nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo!

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