Como montar delivery de massa: Guia completo

Pretende montar um delivery de massa e não sabe por onde começar? Então confira nosso guia completo e tire suas dúvidas.
Delivery de massa

O delivery deixou de ser uma tendência e virou uma necessidade. Isso é o que aponta uma série de estudos sobre o comportamento do consumidor após a pandemia. Dentre as tendências, está o delivery de massa, segmento alimentar que faz sucesso não apenas no Brasil, mas no mundo: de acordo com uma pesquisa, massas são o prato favorito do mundo. 

Por isso, investir em um delivery de massa é a aposta certa para quem pretende empreender ou incrementar as vendas de um negócio já físico. Nesse sentido, o delivery é uma tendência que veio para ficar e se fortalecer cada vez mais. Então, as massas são pratos que não deixarão de fazer parte da rotina do brasileiro. 

E por falar em delivery, os números também são positivos: em 2021, os gastos com essa modalidade de vendas aumentaram 24% no Brasil, movimentando R$ 40,5 bilhões. 

Agora que você já sabe que esse é um mercado em potencial crescimento, vamos ao que interessa: o guia prático de como montar o seu delivery de massa e se destacar para esses consumidores. 

Decida o cardápio do seu delivery de massa

À primeira vista, pode parecer que um restaurante que oferece massas não tem tanta diversidade. Isso acontece por ter pratos mais tradicionais – isso se a decisão for focar nas massas mais conhecidas, com molhos simples. 

Mas há muito o que explorar nesse universo, especialmente se você buscar tentar trazer um pouco da essência italiana, com diferentes tipos de massas, molhos e combinações. 

De uma forma geral, você pode optar por oferecer pratos finos tipicamente italianos, massas frescas, pratos congelados ou até mesmo oferecer a possibilidade do cliente montar o seu próprio prato, escolhendo a massa, o molho e os ingredientes complementares. 

Apesar de tradicionais, os pratos podem ser inovadores. Dentre as massas que você pode incluir, estão fettuccine, rondelli, capeletti, nhoque, talharim, spaghetti, cannelloni, ravióli, massas integrais, sem glúten e veganas. 

E não se esqueça dos molhos, que são importantíssimos para a composição do prato. Você pode pensar em molhos com frutos do mar, molhos brancos, com carne ou queijos. Há uma infinidade de opções seguindo essas quatro bases.

Inclusive, é válido fazer uma pesquisa para entender o consumidor da sua região. Assim, você pode montar o cardápio ideal. 

Cardápio montado, fica mais fácil projetar o seu estoque de ingredientes e até mesmo todos os equipamentos que serão necessários para preparar os alimentos.

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Localização, equipamentos e partes legais

Outra etapa importante é decidir qual será a localização do seu negócio, estudando as possibilidades que caibam no seu bolso. Também corra atrás da parte legal, que envolve abrir CNPJ e verificar quais são as exigências para a abertura de um estabelecimento gastronômico na sua cidade. Um contador pode ser muito útil nesse momento. 

Depois, vem a parte dos equipamentos. Sabendo quais produtos você irá vender, fica mais fácil saber quais maquinários e acessórios serão necessários para poder produzir os pratos. 

Comece nos seus arredores

No começo, tente entregar o seu delivery de massas em um raio não muito grande, focando mais na sua região. Assim, fica mais fácil avaliar se o investimento está valendo a pena e dando retorno, para assim pensar em ir para outras áreas da sua região e até mesmo expandir ou modificar o cardápio.

Equipe do seu delivery de massa

É essencial ter uma equipe qualificada, pois o consumidor final deve avaliar positivamente o seu negócio. Nesse sentido, a equipe deve ser treinada e entregar os melhores resultados em todas as etapas: atendimento, cozinha, entrega, administração, limpeza, dentre outros. 

O tamanho da equipe varia conforme o tamanho do seu negócio, mas mesmo que no começo seja você e mais um número reduzido de pessoas, preze pela excelência. Por isso, invista na capacitação e no treinamento do seu time, para que todos estejam preparados quando o negócio começar a funcionar. 

Existem muitas opções de delivery de massas

Divulgação 

Como diz o ditado, quem não é visto não é lembrado. Por isso, o marketing é a chave que o seu negócio precisa para ser bem conhecido na sua região. 

Uma das formas de se fazer presente e se mostrar ao consumidor é por meio das redes sociais. Invista em uma estratégia de conteúdo nas principais redes sociais utilizadas pelos brasileiros, Facebook e Instagram. 

Invista também em anúncios pagos. Essas redes sociais oferecem a possibilidade de direcionar a sua publicidade para um público extremamente específico, alcançando diretamente os potenciais consumidores de um delivery de massas. 

Materiais de divulgação

Mas de nada adianta tentar divulgar seu negócio nas redes sociais se os materiais de divulgação não são de qualidade. Invista em um fotógrafo ou videomaker para produzir fotos e vídeos de alta qualidade. Uma foto de um prato bem montado, com qualidade, luz ideal e composição podem fazer toda a diferença para o consumidor final. 

Além disso, as fotos também serão essenciais para ilustrar quais os pratos oferecidos pelo seu negócio na plataforma de delivery. Além da descrição bem detalhada, as fotos são como um chamariz para o consumidor.  

Embalagens 

Cuidado com a embalagem no seu delivery de massas

Parece óbvio, mas se você não investir em uma boa embalagem, terá avaliações negativas dos consumidores. 

Por isso, faça antes um teste certificando se a embalagem escolhida não permite vazamentos ou que não “revire” o pedido completamente até chegar ao destino final. O intuito é que o seu prato chegue ao cliente da mesma forma que saiu do seu restaurante. 

Outro ponto a se pensar é em relação ao material da embalagem: papel, papelão, plástico ou outros. De uma forma geral, um ponto apreciado pelos consumidores é o uso de embalagens ecológicas, pois demonstra que o seu negócio está preocupado com o meio ambiente. 

Por fim, invista em embalagens personalizadas, porque demonstra profissionalismo. 

Plataforma de delivery de massa

Conheça o Pedemais, aplicativo de delivery totalmente gratuito

Depois de pensar em todos os pontos anteriores, é preciso pensar qual plataforma de delivery você estará presente. As principais opções são iFood e Rappi, atingindo um grande contingente de público. 

No começo, avalie qual é a plataforma mais utilizada na sua região e centralize suas vendas em apenas um. Com o tempo, você pode estar presente em mais de um aplicativo. Mas atenção: como a concorrência é grande nesses aplicativos, é importante pensar em diferenciais como frete grátis nas proximidades do seu estabelecimento ou cupons de desconto em algumas ocasiões. 

Além de um aplicativo terceirizado, uma ferramenta simples e gratuita é o WhatsApp. Você também pode investir em um aplicativo de delivery próprio, demonstrando profissionalismo. Por meio dele, fica até mais fácil pensar em programas de fidelidade e ações específicas de marketing. 

Pedemais delivery

Conheça a KCMS

Por fim, a dica de ouro que damos é conhecer um pouco sobre as nossas soluções. Elas são pensadas especialmente para restaurantes, bares e lanchonetes dos mais variados segmentos. 

É muito importante investir em tecnologias que auxiliem na gestão do seu negócio. Com a KCMS, você atende as necessidades dos seus clientes, mantém a equipe organizada e gerencia tudo de forma muito mais simples. 

Além disso, nosso sistema já está totalmente integrado com o iFood. Mas tem mais: o Pedemais é um sistema próprio de delivery:

  • Cálculo de taxa de entrega conforme a distância;
  • Possibilidade de avaliação dos pedidos;
  • Sem taxas sobre vendas;
  • Muita facilidade para personalizar combos. 

Aliás, se quiser conhecer todas as nossas facilidades em soluções para o seu delivery de massas, entre em contato. Clique aqui e converse com um especialista!

Veja alguns links que poderão ajudar você:

Blog | Universidade KCMS | Central de Ajuda

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